A PASSAGEM DO ISRAELITA PELO FUTEBOL PERNAMBUCANO

 

IsraelitaSegundo conta a história, o Israelita Sport Club  fundado no dia 8 de setembro de 1922 por um grupo de alunos do Colégio Israelita do Recife. Seu uniforme tinha as camisas brancas e os calções e meiões azuis. Seu mascote era um pombo.Sem nenhum mérito, participou do Campeonato Pernambucano nos anos de 1931, 1932 e 1933, sendo um autêntico saco de pancadas.

Em 1931, ano em que o Santa Cruz foi campeão pernambucano pela primeira vez, tendo o Náutico como vice, além desses dois clubes, o Israelita disputou o certame ao lado do América Futebol Clube, Associação Atlética Arruda, Club Sportivo da Encruzilhada, Íris Sport Clube, Sport Clube do Recife, Sport Club Flamengo, Torre Sport Club e Fluminense do Recife.Disputou 10 jogos, perdendo todos, marcando apenas 11 gols e sofrendo 68, com um saldo negativo de 57 tentos.Estreou no dia 14 de maio, enfrentando o Náutico e perdendo por 12×0.

Em 1932, o Israelita teve um melhor desempenho, disputando 10 jogos, dos quais perdeu 8, venceu um e empatou outro. Marcou 14 gols e sofreu 51, ficando com um saldo negativo de 37. Estreiou no dia 10 de abril, perdendo para O Santa Cruz por 8×0.

Em 1933, ano em que o Santa Cruz conquistou o tricampeonato pernambucano de futebol, com o Varzeano como vice, o Israelita fez a sua despedida do certame participando da Série Branca, ao lado da Associação Atlética Great Western, Ateniense Futebol Clube, Varzeano Sport Club, Fluminense do Recife e Tuyuty. Estreiou no dia 23 de abril, perdendo para o Tuyuty por 6×1.
No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, encarou mais uma derrota: 3×1, para o Fluminense, seu jogo de despedida, já que o jogo final, contra a Great Western não chegou a ser realizado.
Foram 9 jogos, em 1933, com três empates e seis derrotas, sete gols a favor e 21 contra, com saldo negativo de 14.

Ao todos, nos três anos, o Israelita realizou 29 jogos, com apenas uma vitória, quatro empates e 24 derrotas, marcando, nos três anos, 32 gols e sofrendo 140, com um saldo negativo de 108 tentos. Uma retrospectiva de fazer inveja ao Íbis, que seria fundado em 1938.Vencedor ou não, o Israelita Sport Club faz parte da história do futebol pernambucano.

fonte: Clóvis Campêlo

5 pensou em “A PASSAGEM DO ISRAELITA PELO FUTEBOL PERNAMBUCANO

  1. Andre Martins

    Eu tinha uma foto da sede do clube,Farah! Se acha-la,irei publicar aqui no blog.

    Lembro que era uma casa simples,caindo aos pedaços e que apenas estava escrito elmo esporte clube.

  2. Jorge Farah

    Muito bom mesmo, mas na mesma linha de ansiedade do André, tenho um clube que nunca consegui nada de Pernambuco, e este time é o Elmo de Jaboatão, tenho quase nenhuma informação apenas que as cores oficiais em azul,branco e vermelho e que Elmo era da cidade do Recife mais precisamente do bairro
    de São José e que posteriormente foi para o bairro de prazeres na cidade de Jaboatão dos Guararapes, se puder me ajudar ou melhor nos ajudar, agradeço
    .

  3. Andre Martins

    Muito bom.Ricardo! bom,sabemos que a great western é o atual ferroviario,mas e quanto ao ateniense,tuyuty e o fluminense de recife,vc tem algo a respeito? data de fundação?

    abraço,e obrigado por nos informar melhor sobre futebol pernambucano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *