Fabril Athletic Club – São Luis – MA

O Fabril Athletic Club foi fundado em 1906, e mudou seu nome para Football Athletic Club, conhecido como FAC (“éfe”, “á”, “cê”), demostrado nos artigos do Julio Diogo e do Ramsses.

Football Athletic Club

Voltou novamente ao nome original disputando os campeonatos iniciais da década de 40.

Qual será “agora” o escudo do Fabril Athletic Club que disputou o campeonato maranhense de 1940, 1941, 1942 e 1943?

Fabril Athletic Club

Podemos concluir que o uniforme do Fabril seja tricolor: vermelho, branco e preto, e utilizava as iniciais “FAC”, mas ao voltar ao nome original, mudou de escud0?

Não tenho em minhas anotações, nem no blog, nenhuma participação do Fênix Athletic Club, somente as participações do Fênix Foot-ball Club nos anos de 1918, 1919, 1920, 1921, 1922, 1926 e 1927.

Fenix Foot Ball Club

Assim, será que o escudo do Fabril Athletic Club não seria um destes escudos que “rola” por aí?

fac

Este post foi publicado em 09. Antonio Mario Ielo, História do Futebol, Maranhão em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Fabril Athletic Club – São Luis – MA

  1. Ramssés Silva

    Jorge, esse distintivo da cor vermelha tbém me foi enviado pelo pesquisador pernambucano que já citei aqui, que era amigo de Dejard Martins (o maior pesquisador do futebol maranhense que já existiu, falecido) e dele recebeu este escudo com a cor de fundo vermelha.

    Acontece que o próprio Mário Ielo, depois que eu fiz esta ilustração baseada na representação em preto e branco do Jornal Pequeno que já postei aqui, falou sobre as regras que norteam a heráldica (a grosso modo, uma espécie de ciência que rege a composição dos escudos, distintivos e brasões) dizendo que as hachuras (listras) verticais dos círculos, segundo esta “ciência”, indicam a cor vermelha. Portanto, se os halos são vermelhos, o fundo só poderia ser preto! Por isso desenhei dessa forma…mas corrijam-me se estiver errado; vamos pesquisar mais sobre heráldica e representação de brasões e escudos em preto e branco.

    Quanto aos dois escudos postados por último no artigo, talvez o parecido com o do São Paulo da Floresta seja o escudo do 2º FAC e o escudo com a ave seja o 2º escudo do Fênix…

    Abraços.

  2. Jorge Farah

    Ielo tenho um distintivo do FAC na cor vermelha, porem igual ao que voce postou, apenas a cor de fundo é vermelha, confesso que não sei qual o correto ou se era igual o distintivo, são coisas que a historia nao conta. O Fenix que tenho nao tem as letras no distintivo e somente a ave estilizada. Complicado ter times com iniciais iguais no memso estado e em época de tão pouca divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *