Com a unificação dos títulos pela CBF, o Grêmio Maringá é ou não é campeão brasileiro?
Por Bruno Gerhard – Blog Esquemarapido
Com a decisão da CBF de aceitar os títulos nacionais conquistados pelas equipes entre os anos de 1959 e 1970, alguns times somaram mais campeonatos na história. Os maiores beneficiados foram Santos e Palmeiras, com oito títulos. Porém, o Grêmio Maringá foi campeão do Torneio dos Campeões de 1968 (que na verdade começou apenas em 69), um campeonato que reunia quatro campeões a nível nacional.
Torneio dos Campeões, Taça Brasil e “Robertão”
Na época, eram disputados dois torneios nacionais no país, a Taça Brasil e o Torneiro Roberto Gomes Pedrosa, o “Robertão”. Paralelamente a esse último torneio, a CBD (Confederação Brasileira de Desportos), realizou o Torneio dos Campeões, que contava com os seguintes participantes:
– Botafogo – Campeão da Taça Brasil de 1968, que entraria apenas na final.
– Santos – Campeão do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1968
– Sport – Campeão do Torneio Norte-Nordeste de 1968
– Grêmio Maringá – Campeão do Torneio Centro-Sul de 1968
O jogo da primeira fase foi entre Grêmio Maringá e Sport, o time paranaense levou a melhor nas duas partidas, vencendo ambas por 3 a 0 e passou para a próxima fase, onde enfrentaria o Santos.
Os dois jogos contra a equipe paulista terminaram empatados (1 a 1/2 a 2) e, no terceiro jogo, o Santos desistiu da competição alegando que não havia mais datas disponíveis para a disputa, deixando a final entre Grêmio Maringá e Botafogo.
Para a tristeza de muitos, o jogo final entre as duas equipes não aconteceu, uma vez que a fase foi cancelada graças a desistência do time carioca. O Botafogo alegou que não poderia disputar os jogos pelo mesmo motivo que o Santos. Sendo assim, nos registros, o grande “Campeão dos campeões” daquele ano foi o Grêmio Maringá.
O problema para os maringaenses é que, na lista de títulos que a CBF volta a considerar, os únicos campeões de 1968 são Botafogo (Taça Brasil) e o Santos (Robertão), esquecendo completamente o título oficial do Galo Guerreiro.
Amigos,
“Não”, o América não pode ser considerado campeão brasileiro, pois este torneio não foi o mais importante do ano, como o público em geral assim o considerou.
Para refletir:
“Cristovão Colombo só foi reconhecido como o descobridor da “América” após 100 anos, através das reivindicações do seu filho com documentos arquivados na Universidade de Salamanca “.
Não há necessidade de alterar o nome do continente para reconhecer que primeiro foi Cristovão Colombo. O “corajoso” sabia que era possível “ser uma viagem sem volta”, mas provou ao mundo que ele era realmente redondo.
Com este reconhecimento, mesmo após os cem anos de esquecimento, levou a ser homenageando com o nome de uma nação do novo continente, a “Colômbia”.
Abs.
Já que todo mundo quer, de alguma maneira, ser Campeão Brasileiro, o América também poder ser considerado, pois conquistou o Torneio dos Campeões de 1982, que reunia todos os grandes clubes, com exceção do Flamengo.
Amigos,
Não vejo mal algum os clubes reivindicarem o reconhecimento dos seus títulos.
O Grêmio Maringá não mais existe, mas qualquer cidadão pode protocolar na CBF pedido de reconhecimento do seu titulo equiparando aos atuais. Se a documentação apresentada ou requisitada provar a veracidade da equiparação, Ótimo, Maringá campeão brasileiro de 1968.
Em minha opinião este caso deve ser analisado com muita cautela, pois não houve as partidas finais, mostrando total desinteresse dos clubes e do público em geral com a “nasci morta” competição.
Acho também que o Paulistano deve protocolar pedido junto a CBF como primeiro campeão brasileiro em 1920 e o Atlético Mineiro como o segundo em 1936.
É o reconhecimento da história deste clubes e dos atletas que os defenderam…
Abs.
É a coisa vai crescendo… ja tem gente querendo que o Guarani seja bicampeão brasileiro pois a segunda divisão que o Bugre disputou pela primeira vez chamava-se Taça de Prata.