
Por Sérgio Mello
O Syrio e Libanez Athletico Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Fundado no dia 1º de Junho de 1921, no Bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio, com o nome de “Syrio Athletico Club” até a quarta-feira, do dia 19 de Março de 1924, quando alternou para nomenclatura Syrio e Libanez A.C.
As suas cores eram o vermelho, o preto e o branco. Seu uniforme era em estilo cobra-coral, ou seja, listrado na horizontal em vermelho e preto separado por linhas brancas mais finas. O Syrio e Libanez disputou a elite do futebol carioca Cinco vezes: 1925, 1926, 1928, 1929 e 1930.

História do Syrio A.C.
Vencendo sacrifícios galgando escolhos relegando amarguras, força só disso capaz a mocidade sempre altaneira, trepidante e corajosa, inúmeros jovens syrios, fazendo parte do alto commercio syrio-libanez desta capital, numa demonstração de interesse patriótico e carinho pela colônia a que pertencem, resolveram fundar uma instituição sportiva, cujo nome, só por si, é um programa definido, para a cultura da educação physica.
Os preliminares para a organização do Club, como estudos dos estatutos, sede e mais medidas tendentes à formação completa da agremiação, seguem seus tramites.
Aliás, conforme ideias expendidas em sessão já realizada, a primeira, tudo faz prever um sucesso próximo o alcance desse “desideratum“, a que não tem poupado esforços o dr. Luiz Abi-Nader, que tem sido de uma dedicação e esforços inigualáveis, no conseguimento desse empreendimento, já realizado.

FUNDAÇÃO
Já em tempos, A RAZÃO, por seu representante desta secção, deu alguns informes positivos sobre a criação do Syrio Athletico Club, informes, aliás, gentilmente cedidos pelo distinto medico dr. Luiz Abi-Nader, que, nessa ocasião, se mostrou entusiasmado pelo valor que essa sociedade, devido aos seus fins, vinha conseguir, num congraçamento ainda mais íntimo entre a família syrio-libaneza.
Efectivamente, ele encontrou a boa vontade e a disposição em tudo, por parte daqueles para quem apelara, vindo agora a ver uma das suas mais gratas ideias satisfatoriamente alcançadas.

Convocados por si e por alguns adeptos do desporto, reuniram-se, ontem (quarta-feira, do dia 1º de junho de 1921), diversos vultos representativos do alto commercio syrio, do mundo das letras e pessoas gradas da colônia, na sede da Sociedade Beneficente Beyrouthense, gentilmente cedida por sua diretoria, constituindo-se dessa forma a 1ª assembleia geral.
Facil é imaginar o intercâmbio de sugestões trocadas e em geral aprovadas, ficando desde logo constituída a sua diretoria, eleita sob os mais intensos aplausos e geral satisfação.

De facto, após votação rápida e unanime, estava constituída a 1ª Diretoria que presidirá os destinos do Syrio Athletico Club. fundado, portanto, sob os auspícios mais promissores de um futuro risonho.
Presidente – dr. Luiz Abi-Nader;
Vice-presidente – Bady Tanili;
1º Secretario – Nacim Curi (no mês seguinte: Jamir Muanis);
2º Secretario – Camillo Baden;
1º Thesoureiro – Dieb Maluy;
2º Thesoureiro – Aziz Nacach;
Procurador – Demétrio Caram.
Inscreveram-se muitos sócios e, pelo incremento que toma no seio da colônia a fundação do club, é fácil de prever, como já dissemos, a sua estabilidade definitiva.
Como órgão que somos do reflexo de tudo que interessa e possa servir a digna colônia syrio-libaneza do Brasil, estas linhas servirão, desde logo, para apresentação aos nossos colegas e entidades desportivas da America do Sul do Syrio Athletico Club, que saberá, estamos certos, glorificar o seu pavilhão quando tremular agitado pela brisa percussora das futuras vitórias.

FILIAÇÃO NA LIGA METROPOLITANA
Na quarta-feira, do dia 30 de novembro de 1921, o clube solicitou filiação à Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT), na sede situada: Rua Buenos Aires, nº 136/ 2º andar, no Centro do Rio, enviando os documentos exigidos pela entidade, tendo pago imediatamente a taxa de 2 contos de réis.
Nesse período, o Syrio Athletico Club já estava terminando as obras de conclusão do seu campo à Rua Professor Gabizo, nº 201, no bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio (RJ). O clube já contava com cerca de 500 sócios, não apenas sírios, mas também brasileiros e de outras nacionalidades.
Além do futebol o Syrio A. Club cultivará todos os demais sports terrestres, para o que construirá em sua magnifica praça de sports, as arenas para isso apropriadas.
É do programa do Syrio a criação também de uma seção náutica o pensam seus dirigentes filia-lo a Federação B. S. do Remo. Sabemos que nenhum empecilho obstará a entrada do Syrio na Metropolitana, tal a sua elevada e perfeita organização. Será mais um concorrente as duas vagas da Série B da 3ª Divisão, para o torneio official de 1922.
1º team base de 1923: Ablen, Jayme, Cesar, Vieira, Gilbertoni e Hugo; Guilherme, Papaesinho, Muniz, Amphrisio, Fernandes, Champion, Álvaro, Alberto, Pinto e Apparicio.
2º team base de 1923: Tuffy, Jorge, Paesleme, Hernandes, Borges, Oliveira, Gentil, Mahfuz, Betinho, Henrique, Kafuri, Aziz, Neme, Santos, Manhães, Vicente e Nicola.

CLUBE ALTERNA O NOME: SYRIO E LIBANEZ ATHLETICO CLUB
A diretoria do Syrio Libanez Athletico Club em assembla geral realizada na quarta-feira, do dia 19 de Março de 1924, resolveu:
a) attender ao pedido da colônia irmā Libaneza, solicitando a inclusão do seu nome ao do Syrio Athletico Club, por unanimidade fazer usar desta data em diante o nome de Syrio Libanez e Athletico Club;
b) officiar a Liga Metropolitana Desportos Terrestres pedindo a sua desligação, atendendo a deliberação da mesma assembleia;
c) oficiar a nova entidade Associação Metropolitana Esportes Athleticos, solicitando, mediante a resposta dos 16 quesitos, a inclusão do seu nome no quadro dos seus filados.

Para mais informações sobre o Syrio Libanez e Athletico Club clique nessa outra postagem feita pelo História do Futebol: https://historiadofutebol.com/blog/?p=103322

ARTE: desenhos dos escudos e uniformes – Sérgio Mello
Colaboraram: Auriel de Almeida – Pedro Varanda
FOTOS: Mundo Desportivo (RJ)
FONTES: A Noite (RJ) – A Razão (RJ) – Jornal do Brasil (RJ) – Jornal do Commercio Edição da Tarde (RJ) – Mundo Desportivo (RJ) – O Imparcial (RJ) – O Paiz (RJ)
Agradecido Enzo! Há diversas postagens para ler!
Uma excelente leitura!
Um forte abraço!
Obrigado Armando pelas palavras!
Um forte abraço!
Senhoras e senhores mais uma raridade!! Esse estava faltando no meu álbum!! hehe
Abs.
Um trabalho estupendo!! Parabéns ao História do Futebol por nos agraciar com tantas reliquias!
Saudações vascaínas!