Foto rara de 1918: América Futebol Clube – Natal (RN)

O América Futebol Clube (América de Natal) é uma agremiação da cidade de Natal (RN). A sua Sede está localizado na Av. Rodrigues Alves, 950 – Bairro do Tirol – Natal/RN. O seu principal título nacional: Campeão Brasileiro da Série D 2022.

Foi Fundado na quarta-feira, do dia 14 de julho de 1915, por um grupo de 34 jovens estudantes, comerciários e funcionário públicos. A reunião aconteceu na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, situada na Rua Vigário Bartolomeu.

Na quinta-feira, do dia 15 de julho de 1915, a 1ª Diretoria do clube que foi eleita por aclamação, foi a seguinte:

Presidente – Getúlio Soares;

Secretário – Mário Monteiro;

Tesoureiro – Clóvis Fernandes Barros;

Guardião do Material – Manoel Coelho Filho.

Foto tirada em 1918

Em 1915, as cores do time eram o azul e o branco, transformando-se nas cores atuais (vermelho e branco) em 1918, com a personificação jurídica do clube. A oficialização jurídica do clube tem uma história curiosa.

Sobre isto, existe uma versão que diz que o então Coronel Júlio Canavarro de Negreiros Melo, no dia 3 de junho de 1918, furou a única bola que o clube tinha para treinar e jogar, tendo sido o América obrigado a possuir personalidade jurídica para poder entrar com uma ação indenizatória.

Para tanto, os estatutos foram registrados pela primeira vez no dia 3 de julho de 1918, no Primeiro Ofício de Notas, em documento assinado pelo então presidente Oswaldo da Costa Pereira.

Os jogadores do América eram provenientes da Cidade Alta. Nos seus primeiros sete anos de existência, os recursos financeiros do clube vinham em grande parte do bolso de Aguinaldo Tinôco, um dos seus fundadores e que também era zagueiro e capitão do time.

Vida Sportiva (Foto de 1919)

Primeiro jogo foi contra o ABC

A primeira partida realizada pelo América de Natal ocorreu no domingo, do dia 26 de setembro de 1915, contra a equipe que seria posteriormente seu maior rival, o ABC. Nessa partida, o clube atuou com: Oscar Siqueira; Lélio e Gato; Carvalho, Gallo e Barros; Antônio, Carlos Siqueira, Neco, Garcia e Pipiu.

1ª partida oficial

Já a primeira partida oficial foi realizada entre ABC e América de Natal ocorreu no domingo, do dia 15 de setembro de 1918, pelo Campeonato Estadual daquele ano, que não foi finalizado. O América venceu a partida pelo placar de 3 a 0, com gols de Arnaldo, Pinheiro (contra)Nilo Murtinho Braga.

modelo de 2022

FOTOS: Wikipédia – Vida Sportiva (RJ)

FONTE: site do clube

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Rio Grande do Norte em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *