Alvacelli Sport Club – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1930!

O Alvacelli Sport Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). A equipe Alvirrubra foi fundada na terça-feira, do dia 17 de Junho de 1930. A sua Sede e a Praça de Esportes, localizados na Estrada do Itararé, nº 363 (depois 370, 417 e 420), no bairro de Ramos, na Zona Norte do Rio, foi inaugurado no domingo, do dia 03 de agosto de 1930.

O clube se destacou no futebol, ping-pong (Tênis de Mesa) e no atletismo. Nos gramados, o seu maior rival era[SM1] [SM2] , literalmente, o seu vizinho: São Paulo Football Club, cujo campo ficavam a metros de distância um do outro.

Apenas para um esclarecimento: a mudança dos números não foram mudanças do campo, mas sim com o crescimento da localidade, foi necessário ajustar os números.

Diário da Noite (RJ) – 09-05-1935

Corrida rustica “Volta Alvacelli”

Em 1934 e 1935, o clube contava com uma equipe de atletismo epromovia uma das principais corridas rústicas da cidade, denominada como “Volta Alvacelli”.

O percurso da prova era de 11,2 quilômetros possuía o seguinte itinerário: saída, em frente ao campo do Alvacelli Sport Club, sito à Estrada do Itararé, na estação de Ramos, e daí continuando pela Freguezia; Rua M. Costa; Est. Automóvel Club; Avenida Suburbana; Avenida dos Democráticos; Rua Uranos; rua 4 de Novembro; e novamente Estrada do Itararé, em frente ao campo do A. S. C., onde a chegada está no funil.

Alvacelli se fundiu com outras duas agremiações

No início de outubro de 1935, graças ao apoio no atletismo, o Sport Club Barreiros e o Grupo Athletico Azul e Branco se fundiram ao Alvacelli Sport Club, a fim de transformá-lo numa grande força da modalidade no subúrbio leopoldinense.  

A frente dessa fusão encontra-se verdadeiros abnegados do atletismo, como Raymundo Honorio (Diretor de Atletismo), Lindolpho Barrios, Domingos Silva, sargento Delmar Pereira da Silva (Técnico de Cultura Física).

Em razão dessa união, a diretoria do Alvacelli S. C. deliberou em sua última reunião, marcar a data de 8 de outubro, às 9 horas da noite para receber os novos atletas que defenderão o pavilhão tricolor de Ramos.

Por essa nota (acima) dá para entender que o nome foi mantido, mas o vermelho e branco ganhou mais uma cor: azul celeste. Nesse momento, o clube já estava filiado a Federação Metropolitana de Desportos (FMD) e Liga Carioca Athletismo, onde disputava o Campeonato Carioca de Atletismo.

Na quinta-feira, do dia 3 de dezembro de 1936, o clube se filiou a Federação Suburbana de Football (FSF). Na década de 40, o clube alterou o nome para Unidos da Alvacelli Futebol Clube. Nesse período o clube se limitou a realizar apenas amistosos sem participar de nenhuma competição.   

Algumas formações:

Time base de 1931 (1º Team): Gelson; Solon e Olympio; Rubem, Antônio e Canivete; Bolão, Enresto, Losso (Salvador), Armando e Moacyr (Assis).

Time base de 1931 (2º Team): Zé Maria; Motta e Jorge; Casaca, Adayl e Oswaldo; Armando, Pimpa, Claudionor, Chico e Salvador.

Time base de 1932 (1º Team): Mario; Waldemar e Tuneco; Lemos, Oswaldo (Cap.) e Pessôa II; João I, Pedro, Maranhense, Agostinho e Bolão. Reservas: Lula e Paulo.

Time base de 1932 (2º Team): Albino;Ledo e Nilton; Luiz, Zeca (Cap.) e Anísio; Brasilino, Álvaro, Milton, Velloso e Malvino. Reservas: Abdnago, Castorino, Rosa, João II e Pereira.

Time base de 1933 (1º Team): Domingos (Albino); Justino (Rodrigues) e Tuneca (Álvaro); Zeca (Arthur), Anísio (Nininho) e Milton (Lemos); Chamarrelli  (Rosa), Nero (Motta), Olavo (Oswaldo), Machado (Lucindo ou Rogério) e Zequinha (Araujo ou Arlindo).

Time base de 1933 (2º Team): Abílio; João e Álvaro (Juca); Rosa (Honorio), Oswaldo e Pessôa (Antoninho); Oscar, Péricles (Castorino), Vianna (Raymundo), Moacyr (Maranhense ou Alyrio) e Bolão (Arthur ou Brasilino).

Time base de 1934 (1º Team): Domingos; Juca e Tuneca (Cap.); Nelson (A. Silva), Chamarrelli (Oswaldo) e Pessôa; Vianna, Péricles, Roberto (Bangu), Leônidas e Chumbo.

Time base de 1935 (1º Team): Domingos; Juca e Nelson; Chamarrelli, Constantino e Pessôa; Pereira, Candido, Canoa (Péricles), Moacyr e Chumbo.

Time base de 1936 (1º Team): Domingos; Juca e Nelson; Canivete, Constantino e Pessôa; Formiga (Milton), Péricles (Candido), Cláudio (Arary), Captiveiro e Amaral. Técnico: Domingos Silva.

FONTES: A Batalha (RJ) – Correio da Manhã (RJ) – Diário Carioca (RJ) – Diário da Noite (RJ) – Jornal do Commercio (RJ) – Jornal dos Sports (RJ) – O Jornal (RJ) – O Radical (RJ)


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *