Inédito!! Rosal Esporte Clube – Bom Jesus do Itabapoana (RJ)

O Rosal Esporte Clube é uma agremiação do município de Bom Jesus do Itabapoana, que possui uma população de 37.306 habitantes (segundo o Censo do IBGE/2021), fica a 366 km da capital do estado do Rio de Janeiro.

O “Alvirrubro bom-jesuense foi Fundado na quarta-feira, às 21 horas, do dia 25 de março de 1942, na sala da Escola Pública do Rosal. Na Assembleia Geral, foi constituída a 1ª Diretoria, composta pelos seguintes membros:

Presidente Interino – Caetano Lourenço;

Presidente – Anselmo Nunes;

Vice-Presidente – Walter Fiori;

1° Secretário – Caetano Lourenço;

2° Secretário – Durval Tito de Almeida;

1° Tesoureiro – Fluminense;

2° Tesoureiro – João Torres;

1° Captain – Jocelem Machado;

2° Captain – José André dos Santos;

Técnico – Antonio José dos Santos.

A sua Sede e o Estádio Chiquinho Nunes ficam localizados na Rua Francisco Diniz, s/n – Rosal (antiga Vila de Rosal), 3º Distrito de Bom Jesus do Itabapoana (RJ).

No domingo, do dia 02 de Abril de 1944, o Rosal Esporte Clube venceu o Pirapetinga Futebol Clube, de Pirapetinga (5º Distrito de Bom Jesus do Itabapoana), pelo placar de 4 a 2. Os gols foram assinalados por Dedé e Jocilin, ambos com dois tentos cada, para o Rosal; enquanto Zezé e Modesto fizeram os gols de honra dos visitantes.

A LBD (Liga Bonjesuense de Desportos), foi fundada no dia 11 de outubro de 1951. O Campeonato de Bom Jesus do Itabapoana, passou a ser realizado no ano seguinte. Dessas edições, há registros de que o Rosal Esporte Clube participou, pelo menos, de 11 edições: 1955, 1956, 1957, 1958, 1959, 1960, 1962, 1963, 1964, 1965 e 1966.

Rainhas do Rosal nos anos de 1952, 1953 e 1954

Em 1956, quando o Olympico Futebol Clube conquistou o Bicampeonato (1955 e 1956) ao vencer o Cimento Paraíso por 2 a 1; o Rosal Esporte Clube encerrou a sua participação com vitória de 3 a 1 em cima do Liberdade.

 No domingo, do dia 14 de setembro de 1958, foi noticiado a realização de uma rodada do certame municipal, com três jogos: Pirapetinga x Ordem e Progresso; Fluminense x Liberdade; Rosal x Santa Maria.

Em 1959, a competição teve a participação de nove equipes: Liberdade Esporte Clube (4º Distrito Carabuçu), Santa Isabel Futebol Clube (Usina Santa Isabel), Rosal Esporte Clube (Bom Jesus), Pirapetinga Futebol Clube (Fazenda Pirapetinga), Ordem e Progresso (Bom Jesus do Norte/ES), Fluminense Futebol Clube (Bom Jesus), Olympico Futebol Clube (Bom Jesus), Italva (Italva) e Santa Maria Futebol Clube (Usina Santa Maria).

No sábado, do dia 04 de Julho de 1959, o Rosal Esporte Clube então líder e invicto, recebeu nos seus domínios os capixabas do Ordem e Progresso Futebol Clube, de Bom Jesus do Norte/ES, válido pelo Campeonato Citadino de Bom Jesus do Itabapoana.

Após 90 minutos de um jogo bonito, em que ambos os contendores se empenharam a fundo, o Rosal Esporte Clube saiu mais uma vez vitorioso pelo placar de 3 a 0. Os gols foram assinalados por Oswaldo, duas vezes, e Toninho. O árbitro da peleja foi o Sr. Eleon Navarro (boa atuação). Na preliminar, a equipe de Aspirantes do Rosal goleou o Ordem e Progresso pelo marcador de 5 a 0.

Rosal: Áureo; Décio e Noir; Tiaozinho, Hilton e Carlile; Celso, Oswaldo, Toninho, Parafuso e Iranel.

Ordem e Progresso: Chico Alfredo; José Jorge e Hélio; Paulo Garcia, Pedrinho e Vavá; Zé Adilson, Beni, Boêmia, Paulinho e Thiebaut.

No final, o Santa Maria foi o grande campeão de 1959 (antes tinha sido campeão em 1953 e depois alcançou o tricampeonato nos anos de 1959, 1960 e 1961), enquanto o Santa Isabel ficou com o vice-campeonato e o Rosal Esporte Clube terminou na 3ª colocação. O Olympico Futebol Clube também levantou o tricampeonato em 1964, 1965 e 1966.

Foto da década de 70

Classificação Final de 1966

CLUBESPontos Perdidos
Olympico Futebol Clube01
Santa Izabel Futebol Clube02
Motorista Futebol Clube06
Boa Vista Futebol Clube06
Rosal Esporte Clube07
Liberdade Esporte Clube08
Tamandaré Futebol Clube12

Em janeiro de 1964, o Rosal Esporte Clube, Santa Maria Futebol Clube e o Esporte Clube Italva foram pivôs de uma grave crise com a liga local. O presidente da LBD, Almenara Sueth desligou os três clubes além de aplicar pesadas multas.

A confusão chegou na Federação Fluminense de Desportos (FFD) – entidade máxima do esporte do estado do Rio – que cobrou que a LBD se submetesse ao pronunciamento da Junta Disciplinar Desportiva Bonjesuense.  

As razões pela exclusão e multa foi que as três equipes teriam deixado de saldar compromissos do campeonato de Bom Jesus, além de jogar amistosos sem licença.  

A diretoria atual em exercício (período de 17 de dezembro de 2022 a 17 de dezembro de 2023) do Rosal Esporte Clube é formada assim:

Presidente – Marcelo Brites Costa;

Vice-Presidente – João Batista Rodrigues da Silva;

1º Secretário – Nilton Pani Crisostomo;

2º Secretário – Wenderson Carlos P. da Silveira;

1º Tesoureiro – Douglas José F. da Silva;

2º Tesoureiro – Luís Carlos Torres de O. Júnior;

Diretor de Esportes – Arlindo Nazareth Barreto;

Diretor de Esportes – Paulo Sérgio Rosa.

Foto do time atual do Rosal E.C.

FOTOS: Acervo de Roberto S. Quintanilha

FONTES: O Jornal (RJ) – Diário de Notícias (RJ) – Diário da Noite (RJ) – Última Hora (RJ) – O Fluminense (RJ) – Roberto S. Quintanilha – A Voz do Povo, da Divisão de Educação, Cultura, Esporte e Laser – PMBI – RJ

3 pensou em “Inédito!! Rosal Esporte Clube – Bom Jesus do Itabapoana (RJ)

  1. Dunga Vargas

    Maravilha, belas recordações!
    Eu sou ROSAL de coração
    Time pequeno mas de grande tradição…
    …vermelho e branco me prende me domina
    Eu sou ROSAL campeão da disciplina…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *