Olaria Esporte Clube – Humaitá (AM): disputou o Estadual de 1980

O Olaria Esporte Clube foi uma agremiação do município do Humaitá, localizado no Interior do estado do Amazonas fica a 675 km da capital (Manaus). A sua população é 57.105 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2021.

O “Tricolor Humaitaense” foi Fundado no sábado, do dia 07 de Maio de 1977, por um grupo de desportistas liderados por Ivalmir Cruz de Araújo. A sua Sede ficava situado na Rua Treze de Maio, nº 166, no Centro de Humaitá. A equipe mandava os jogos no Estádio Frederico Monteiro ‘Madeirão’ (atual: Estádio Municipal Arlindo Braz da Silva), em Humaitá/AM.

Após o imbróglio da desistência do Grêmio Esportivo Humaitá e as idas e vindas do Olaria, (matéria detalhada na postagem anterior que conta, toda essa confusão), o clube iniciou a sua preparação para disputar o Campeonato Amazonense da 1ª Divisão de 1980.

Nela, contou pela 1ª vez com duas equipes do interior do estado jogando na esfera profissional: o Olaria Esporte Clube e o Penarol Atlético Clube, de Itacoatiara.

Sob a presidência do Sr. Áureo Cid Botelho (funcionário do DER-AM e desportista conhecido do público manauara, e já tinha sido presidente da A.A. Rodoviária do Amazonas), o Olaria foi o representante do município de Humaitá.

Contratação de Carlos Xepa não vingou 

O 1º reforço seria o goleiro Carlos Xepa (dono do passe), que em 1979, defendeu as cores do Fast Club. Tudo ficou acertado entre o jogador e os dirigentes do Olaria, que foram consultados por telefone, Xepa era funcionário do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e a sua transferência para o município de Humaitá já estava sendo providenciada. No entanto, como as negociações não avançaram, o clube desistiu de contratar o arqueiro.

Treinador: entre dois candidatos, foi definido o terceiro nome

Em relação a definição de quem seria o treinador, o presidente Áureo Cid Botelho estava entre dois nomes: Edmilson Oliveira, que trabalharam juntos quando o dirigente foi o presidente no título inédito da A.A. Rodoviária do Amazonas, do Campeonato Amazonense de 1973. Na época, o treinador montou uma equipe boa, bonita e barata, surpreendendo os grandes do estado.          

Se Edmilson Oliveira não aceitar a proposta, a outra opção seria Paulo Santos (trabalhava na direção técnica do Café Manacapuru), ex-jogador do São Raimundo/AM e América/AM, que estava apalavrado com o Grêmio Esportivo de Humaitá, que acabou desistindo.

Menos de 24 horas, o ex-jogador Edson Marques, que defendeu várias equipes amazonenses, ganhou força e assumiu o comando técnico, uma vez que estava radicado em Humaitá, e, ganhou o apoio dos presidentes da Liga Humaitaense de Desportos Atlético (LHDA), Sr. Zadir Araujo da Silva e Áureo Cid Botelho, do Olaria Esporte Clube. Posteriormente, o clube contratou Abelson Camillo, ex-jogador do Rio Negro, para formar uma dupla com Edson Marques, para ambos comandar o Olaria no Estadual de 1980.

Você sabia?

O 1º jogo, como um clube profissional, aconteceu no domingo, às 16 horas, do dia 11 de Maio de 1980, o Olaria Esporte Clube empatou em 1 a 1, com o Luzitania Futebol Clube, vice-campeão do Campeonato Amadora do Amazonas de 1980, no Estádio Frederico Monteiro, o Madeirão, em Humaitá. O resultado pode ser considerado injusto, afinal, o Olaria dominou a peleja e ainda acertou seis bolas no travessão do excelente goleiro Cleudo. E quando a bola não parou no travessão ou nas defesas do arqueiro, o zagueiro Manuel salvou um gol acerto.

Gol bizarro!

O primeiro tempo terminou com vantagem para o Luzitania. O gol saiu aos 35 minutos. Num lançamento longo, Capoeira perdeu para Carlinhos, ponta veloz, e Dilton saiu para tentar interceptar, mas acabou se chocando com os dois jogadores. A bola espirrou e entrou no fundo das redes lentamente.

Na etapa final, o Olaria pressionou o tempo todo em busca do empate. Após muito atacar, o time humaitaense chegou à igualdade. Aos 25 minutos, Galvão soltou um foguete de fora da área. A bola resvalou no travessão e morreu no fundo do barbante. Insatisfeito com o gol, Manuel Cordeiro foi expulso pelo árbitro.

OLARIA E.C. (AM)  1          x          1          LUZITANIA F.C. (AM)

LOCALEstádio Frederico Monteiro, o Madeirão, em Humaitá/AM
CARÁTERAmistoso Estadual
DATADomingo, do dia 11 de Maio de 1980
HORÁRIO16 horas (De Brasília)
PÚBLICO E RENDANão divulgados
ÁRBITROVenceslau Vicente de Farias (FAF)
AUXILIARESÁureo Gilberto Scudelere (FAF) e Marcos Reinaldo da Silva (FAF)
OLARIADilton; Capoeira (Pelado), Burton, Mauro Galvão e Nonato; Theo, Vaz e Zeba; Gedeon (Chocolate), Costa e Renatinho. Técnico: Edson Marques e Abelson Camillo
LUZITANIACleudo; Moacir, Armando, Manuel e Francisco; Valdir (Barbosa), Manuel Cordeiro e Vavá (Luís); Antova, Flávio e Carlinos.
PRELIMINARCSSH  6  X  0  Rio Madeira
GOLSCarlinhos aos 35 minutos (Luzitania), no 1º Tempo. Mauro Galvão aos 25 minutos (Olaria), no 2º Tempo.

Debutante no Estadual, o Olaria terminou num honroso 7º lugar

No Campeonato Amazonense da 1ª Divisão de 1980, contou com a participação de nove clubes, distribuído em duas chaves: o Olaria Esporte Clube ficou no Grupo A, com quatro equipes: Rio Negro, Sul América e Libermorro. O Grupo B, reuniu cinco clubes: Nacional, América, Fast Clube, Peñarol (Itacoatiara) e São Raimundo.

No 1º Turno, o Olaria ficou na 3ª posição com seis pontos em oito jogos (todos foram disputados em Humaitá): três vitórias e cinco derrotas; marcando nove gols, sofrendo 21 e um saldo negativo de 12.

Primeiro Turno

DATARESULTADOS 
Domingo, 1º de JunhoOlaria2X5Sul América
Domingo, 08 de JunhoOlaria0X2Libermorro
Domingo, 15 de JunhoOlaria1X0América
Domingo, 22 de JunhoOlaria0X3Nacional
Domingo, 29 de JunhoOlaria2X1São Raimundo
Domingo, 13 de JulhoOlaria1X3Peñarol
4ª-feira, 16 de JulhoOlaria3X2Fast Clube
Domingo, 20 de JulhoOlaria0X5Rio Negro

O 2º Turno, as chaves foram alteradas: Grupo A, com quatro equipes: Nacional, América, Peñarol (Itacoatiara) e São Raimundo. O Grupo B, com cinco clubes: Olaria (Humaitá), Fast Clube, Rio Negro, Sul América e Libermorro.

No 2º Turno, o Olaria ficou em 4ºª lugar com cinco pontos em sete jogos: uma vitória, três empates e três derrotas; marcando cinco gols, sofrendo 11 e um saldo negativo de seis.

Segundo Turno

DATARESULTADOS 
Domingo, 17 de AgostoOlaria2X1América
Domingo, 24 de AgostoOlaria1X1Nacional
Domingo, 31 de AgostoOlaria0X1Sul América
Domingo, 07 de SetembroOlaria0X3Rio Negro
Domingo, 14 de SetembroPeñarol4X1Olaria
Domingo, 21 de SetembroOlaria0X0Fast Clube
4ª-feira, 1º de OutubroOlaria1X1São Raimundo
Jogo CanceladoOlariaXLibermorro

Terceiro Turno

DATARESULTADOS 
3ª-feira, 21 de OutubroRio Negro5X0Olaria
5ª-feira, 23 de OutubroNacional1X0Olaria
Domingo, 26 de OutubroFast Clube3X1Olaria
Sábado, 1º de NovembroPeñarol6X1Olaria
Domingo, 09 de NovembroAmérica1X1Olaria
Jogo CanceladoSul AméricaXOlaria

O 3º Turno, as chaves foram novamente modificadas: Grupo A, com três equipes: Fast Clube, Sul América e América. O Grupo B, com quatro clubes: Nacional, Rio Negro, Peñarol (Itacoatiara) e Olaria (Humaitá).

No 3º Turno, o Olaria ficou em 4ºª lugar com um ponto em cinco jogos: um empate e quatro derrotas; marcando três gols, sofrendo 16 e um saldo negativo de 13.

Dentre as nove equipes participantes, o Olaria Esporte Clube, do Humaitá terminou na 7ª colocação no geral: 12 pontos em 20 jogos: quatro vitórias, quatro empates e 12 derrotas; marcando 17 gols, sofrendo 48 e um saldo negativo de 31.

Time base de 1980: Dilton (Cabelo ou Nelson); Capoeira (Pelado), Burton (João), Mauro Galvão (Dom Juan) e Nonato (Alexandre); Theo (Borracha), Vaz (Dudu) e Zeba (Aderbal); Gedeon (Chocolate), Costa (Edson Marques) e Renatinho. Técnico: Edson Marques e Abelson Camillo

Olaria desiste de jogar o Estadual de 1981

Após o final do Estadual, o Olaria Esporte Clube saiu desgastado fisicamente, financeiramente e mentalmente. A viagem do time para a capital, na ida e na volta dava um deslocamento absurdo de 1.350 km. Essa questão logística, gerou um desgaste enorme, o que comprometeu o desempenho físico nos jogos.

Os entraves políticos, também foi outro fator que minou o clube. Esses foram um dos principais problemas que fizeram a diretoria do Olaria comunicar que estava se afastando de disputar o Estadual de 1981.

Para piorar o clube acabou fechando às portas, deixando o município de Humaitá, sem nenhum representante na esfera profissional no Estadual do Amazonas por muitas décadas.

FONTES: Esporte Espetacular – Jornal do Commercio (AM)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Amazonas, Carências, Curiosidades, Escudos, Estádios, Fotos Históricas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Olaria Esporte Clube – Humaitá (AM): disputou o Estadual de 1980

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Obrigado Mario Ielo.
    De fato, ao iniciar a pesquisa, muitas surpresas surgiram, como por exemplo o Grêmio Esportivo Humaitá! Depois os imbróglios, que não foram poucos até o desgastante deslocamento, resultando num comprometimento físico e mental.
    A desistência do Olaria logo após o final do Estadual foi muito mais um alivio do que propriamente uma tristeza. Até hoje a cidade sofre os problemas de deslocamentos, sem contar com o aspecto financeiro.
    Em suma, procurei pesquisar para fazer uma matéria e fui “obrigado” a realizar duas! Mas valeu a pena fazer esse resgate!
    Forte abraço!

  2. Antonio Mario Ielo

    Parabéns Sérgio pelo excelente trabalho de pesquisa que resultou neste artigo, apresentando a história do EC Olaria, bem como do Grêmio Esportivo Humaitá. O EC Olaria, que disputou o campeonato amazonense de 1980, e que até o momento eram poucas informações, considerando o isolamento da cidade de Humaitá, longe da capital, mas relativamente próximo a capital rondoniense de Porto Velho. Até mesmo o seu nome completo era devidamente conhecido. Devido a uma publicação de um escudo de Manaus, com o nome de Olaria AC na revista Placar na década, levou a muitos ao erro de considera-lo como autentico. A primeira reportagem da Globo a 10 anos passados, trazia pouca informação, já a segunda recente, trouxe mais informações. Seu artigo foi muito além, mostrando o pitoresco histórico do Grêmio Esportivo Humaitá, bem como do EC Olaria. abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *