Grêmio Esportivo de Humaitá – Humaitá (AM): poderia ter disputado o Estadual de 1980, mas…

O Grêmio Esportivo de Humaitá é uma agremiação do município do Humaitá, localizado no Interior do estado do Amazonas fica a 675 km da capital (Manaus). A sua população é 57.105 habitantes, segundo o Censo do IBGE/2021.

O “Leão da Serpa” foi Fundado na sexta-feira, do dia 05 de Maio de 1972, tem a sua Sede social, localizada na Rua Marechal Deodoro, nº 2.237, no Centro de Humaitá/AM. As suas cores: preto, branco, vermelho e azul.

Com a criação da Rodovia Transamazônica, B-319 – AM (atual: BR-230), a única ligação terrestre sul do interior do Amazonas e a capital Manaus, motivou que a Federação Amazonense de Futebol (FAF), a convidar duas equipes do interior do estado: Humaitá e Itacoatiara.  

Dessa forma, para definir o seu representante, a Liga Humaitaense de Desportos Atlético (LHDA), sob a presidência do Sr. Zadir Araujo da Silva, organizou um Torneio Seletivo D. Miguel D’Aversa para definir o representante do II Intermunicipal, promovido pela FAF (Federação Amazonense de Futebol). Cinco equipes disputaram o certame:

Atlético Rio Negro Clube;

CSSH (Clube dos Subtenentes e Sargentos de Humaitá);

Grêmio Esportivo de Humaitá;

Mader Esporte Clube;

Olaria Esporte Clube.

O Torneio Seletivo D. Miguel D’Aversa teve início no Domingo, do dia 02 de Março de 1980, com Mader Esporte Clube e Olaria que empataram sem gols. Na outra partida, o Grêmio venceu o CSSH por 3 a 2. Os gols foram assinalados por Zé Costa, duas vezes; e Chocolate para o Grêmio; enquanto Val e Paulo para o CSSH.

Ao final da última rodada (no dia 06 de abril de 1980), o Grêmio Esportivo de Humaitá venceu os quatro jogos, somando 8 pontos, assegurando dentro de campo a vaga. Em 2º lugar, ficaram o Mader Esporte Clube e Olaria, com 4 pontos; na 3ª colocação, o Rio Negro com 3 pontos; e na 4ª e última posição, o CSSH com apenas 2 pontos.

O Torneio Seletivo D. Miguel D’Aversa apresentou um total de 10 jogos, com 29 gols, uma média de 2,9 gols por partida. O ataque mais positivo ficou com o Grêmio Esportivo de Humaitá que marcou nove gols; e também teve a devesa menos vazada, ao lado do Olaria, com quatro gols sofridos.

Tudo caminhava bem, com o presidente da Liga Humaitaense de Desportos Atlético (LHDA), Zadir Araujo da Silva, elogiando que o Grêmio Esportivo de Humaitá ingressaria na esfera profissional, para disputar o Campeonato Amazonense da 1ª Divisão de 1980, em condições de fazer um belo papel.

O presidente do Grêmio Esportivo de Humaitá, o Sr. Evandro Gomes Pereira, tinha definido até o treinador: Paulo Santos, ex-jogador do São Raimundo/AM e América/AM.

Porém, na terça-feira, do dia 15 de Abril de 1980, o Jornal do Commercio (AM), noticiou a “bomba”! O Grêmio Esportivo de Humaitá não seria mais o representante do município, mas sim o Olaria Esporte Clube, vice-campeão do torneio.

A desistência do Grêmio Esportivo de Humaitá

A mudança repentina foi por questões quase puramente políticas, por pouco Humaitá, não deixou de ter seu representante no Campeonato Amazonense de 1980.  

Foi necessário até a interferência do prefeito-interventor (vice-prefeito e assumiu no lugar do prefeito João Batista Teodoro Alves Filho), Áureo Cid Botelho (PDS – Partido Democrático Social. Seu mandato foi de 22 de maio de 1980 a 31 de janeiro de 1983), que também era o presidente do Olaria Esporte Clube antes de assumir a prefeitura.

Em Manaus, durante a reunião presidida por Zadir Araujo da Silva (presidente da Liga Humaitaense de Desportos Atlético), quando o emissário da FAF (Federação Amazonense de Futebol), Antonio Prudente Costa fez um relato completo que seria necessário e as obrigações que adivinham com a profissionalização do clube amador da LHDA.

No entanto, presidente do Grêmio Esportivo de Humaitá, Evandro Gomes Pereira, ao ficar ciente dos custos, declinou da vaga, alegando inúmeros compromissos que teria com a profissionalização. 

O Olaria assume a vaga, após idas e vindas

Com isso, o representante do Olaria Esporte Clube, Ivalmir Cruz de Araújo, comunicou o interesse em ficar com a vaga deixada pelo Grêmio, desde que, recebesse o apoio da Liga Humaitaense de Desportos Atlético (LHDA), que, de pronto, ressaltou apoio imediato.

Alguns problemas foram debatidos, como alojamento, alimentação e o transporte da equipe que fosse jogar em Humaitá! Os dois primeiros devidamente equacionados.

Em relação ao transporte, a questão foi definida pelo prefeito-interventor, Áureo Cid Botelho, que prometeu que a prefeitura iria bancar os custos, entendendo que o futebol seria outra grande opção de lazer para o povo humaitaense.

Quando tudo parecia resolvido, logo após o jogo entre Rio Negro x Atlético Mineiro, da mineração de Igarapé Preto, quando se encontrava na Sede da Liga tomando as últimas providências para a reunião com o emissão da FAF, o presidente Zadir Araujo da Silva foi surpreendido com a chegada do representante do Olaria Esporte Clube, Ivalmir Cruz de Araújo, informando que a agremiação tinha desistido por decisão do seu pai, Manuel Mamede (engenheiro do Departamento de Estrada e Rodagem), presidente do clube.

Tal decisão gerou um enorme mal-estar, chegando ao ponto de o presidente da LHDA, Zadir Araujo da Silva ter ameaçado renunciar ao cargo. A partir daí, após ouvir várias ponderações, os problemas que causaram a desistência, foram resolvidos, graças ao empenho do prefeito de Humaitá, Áureo Cid Botelho, que prometeu ajudar o clube, entre outras coisas, na recuperação do gramado e as dependências do Estádio Frederico Monteiro “Madeirão”.

Termina a temporada com o título Citadino de 1980

Após a desistência na esfera profissional, o Grêmio Esportivo de Humaitá voltou as suas atenções para o Campeonato Citadino Humaitaense de 1980, organizado pela Liga Humaitaense de Desportos Atlético (LHDA).

Após lutar ponto a ponto com o Mader Esporte Clube pela liderança do Primeiro Turno, as duas equipes se enfrentaram na tarde de domingo, do dia 12 de outubro de 1980, a fim de definir o grande campeão.

E o Grêmio Esportivo de Humaitá goleou o Mader Esporte Clube por 4 a 1, ficando com o título do 1º Turno do Campeonato Citadino daquele ano. Os gols foram assinalados por Robertinho (destaque e revelação), três vezes; e Pregueta para o Grêmio; enquanto Noberto fez o tento de honra do Mader Esporte Clube.

No Segundo turno, apenas quatro equipes seguiram na busca pelo título máximo do município: Grêmio Esportivo de Humaitá, Mader Esporte Clube, Lanterna Esporte Clube e Estrela do Norte Esporte Clube

GRÊMIO ESPORTIVO DE HUMAITÁ (AM)      4          X         1          MADER ESPORTE CLUBE (AM)

LOCALEstádio Frederico Monteiro “Madeirão”, em Humaitá (AM)
CARÁTERFinal do 1º Turno do Campeonato Humaitaense de 1980
DATADomingo, do dia 12 de outubro de 1980
PÚBLICOCerca de 600 pagantes
RENDACr$ 8.470,00 (oito mil, quatrocentos e setenta cruzeiros)
ÁRBITROWenceslau Vicente de Farias (LHDA)
CARTÕES AMARELOSPregueta (Grêmio); Luiz Carlos e Eduardo (Mader Esporte Clube)
G.E. HUMAITÁPinto; Manoel, Nilsinho, Adalmir e Carlinhos; Ricardo, Pregueta e Merica; Robertinho, Edson e Bide (Nego).
MADER E.C.Luiz Carlos; Idealmir, João, Valdemar e Eduardo; José, Vinicius e Evani; Severino, Noberto e Amilton.
GOLSRobertinho aos 20 e 28 minutos (Grêmio); Noberto aos 43 minutos (Mader Esporte Clube), no 1º Tempo. Pregueta aos 4 minutos (Grêmio); Robertinho aos 6 minutos (Grêmio), no 2º Tempo.

FONTE: Jornal do Commercio (AM)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Amazonas, Carências, Curiosidades, Escudos, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *