Inédito!! União Portuária São Domingos (atual A.S. São Domingos) – Maceió (AL)

A União Portuária São Domingos foi uma agremiação da cidade de Maceió (AL). O “Tricolor da Igreja” foi Fundado na terça-feira, do dia 1º de Setembro de 1964, pelo carioca Valdemar Santana, um militar reformado, ex-jogador do Bangu e do Vasco da Gama, que veio a Alagoas para trabalhar na Marinha, e depois passou a colaborar com o Orfanato São Domingos, no bairro Cruz das Almas, em Maceió. As cores, escolhidas são da bandeira do estado de Alagoas: azul, vermelho e branco.

Lá resolveu formar uma equipe de futebol com os jovens ali internos. A proposta era pôr em atividade os internos do Lar São Domingos, que tinha um campo de futebol com dimensões oficiais. Mas logo os jovens jogadores foram se destacando nos campeonatos juvenis e a equipe começou a alçar voos maiores, até ser profissionalizada.

Em 1967, o clube conquistoucampeonato estadual juvenil e, em 1970, passou a ser a Associação Sportiva São Domingos, tendo como presidente do clube o empresário Miguel Spinelli. Disputou seu 1º Campeonato Alagoano da 1ª Divisão, em 1970.

No ano seguinte, Miguel Spinelli, empresário diretor da Ultrafertil, decidiu investir e montar uma grande equipe e trouxe jogadores experientes como Zé Galegoe Catatau, do CSAMário e Reinaldo, do interior paulista; Major, do Vasco da Gama; Babá e Isnar, do América do Recife; Toninho e Zé Leite, do Náutico; Giraldo e China, do Palmeiras, além de Jonas, GabrielCanhoteiro, Pires, entre outros.

O arisco atacante Gabriel (à esquerda); o mascote Sebastião Marinho Muniz Falcão, o “Munizinho”, e o maestro do São Domingos dos tempos áureos, China 

Teve como técnico Érik Tenório, ex-jogador do CSA e estudante de Economia. Passaram ainda pelo comando técnico do time Hélio Miranda e Tôni Almeida. Esse time conseguiu chegar à fase final do Campeonato Alagoano de 1971.

Após a saída de Miguel Spinelli para ser diretor do CRB, o clube foi administrado por muitos anos pelo coronel Paulo Casado, tendo mudado sua sede para Viçosa por pouco tempo.

A partir de 1982 o advogado Cordeiro Lima assumiu a direção do São Domingos e estabeleceu sua sede em Murici (Rua da Linha, s/n, no Centro), contando com a ajuda do Major Olavo Calheiros. Foi esse apoio que levou o time a ser o vice-campeão Alagoano de 1988, após derrotado na final pelo CSA por 2 a 1 no Estádio Rei Pelé.

Com a morte do Major Olavo Calheiros, o Domingão voltou a ter sede em Maceió e, atualmente, tem endereço no Povoado de Massagueira (Loteamento Bosque da Massagueira, no bairro de Massagueira), município de Marechal Deodoro, na grande Maceió.

Time do São Domingos em 1971. Em pé: Isnar; Catatau, Major, Dodô, Zé Leite e Clóvis; agachados: Giraldo, China, Reinaldo, Mário e Canhoteiro

Em 1999, se sagrou Campeão do Campeonato Alagoano da 2ª Divisão. A Associação Sportiva São Domingos é também conhecida pela competitividade nas competições de base. De acordo com dados do clube, o tricolor foi vice-campeão juvenil do Nordeste e vice-campeão infantil do Sesi em 2002 e vice-campeão alagoano Sub-17 em 2007.

Desenhos: Sérgio Mello

Colaborou: Gerson Rodrigues

FOTOS: Tribuna Hoje

FONTES: Wikipédia – História de Alagoas – Tribuna Hoje

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Alagoas, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *