Escudo Raro de 1924: Associação Atlética Internacional – Limeira (SP)

A Associação Atlética Internacional (Inter de Limeira) é uma agremiação do município de Limeira (população de 310.783 habitantes, segundo o censo do IBGE/2021), que fica a 143 km da capital do estado de São Paulo. A sua Sede e o Estádio Major José Levy Sobrinho (Capacidade: 18 mil pessoas) estão localizados na Rua Dr. Belmiro Fanelli, nº 270, no bairro Jardim Canaã, em Limeira.   

A história se desenrola em 1912! Os times da cidade eram Almofadinhas e o Barroquinha. O era considerado de elite e treinava, assim como jogava, em um campo de terra nas proximidades do Asilo de Mendicidade. Já a outra equipe, era da “massa popular”, do “povão” e tinha um campo de terra em que ficava localizado nos altos da antiga Rua do Comércio, hoje, é a rua Dr. Trajano.

O nome “Barroquinha” era porque havia uma barroca ao lado do campo. Pois é, “Barroquinha” é o que originou a Associação Atlética Internacional de Limeira Foi Fundado no domingo, do dia 05 de Outubro de 1913. Por ocasião de vários imigrantes radicados na cidade, na época, como japoneses, italianos, alemães, portugueses, entre outros, o nome Internacional foi mais do que justo em homenagear todas as “etnias”.

A 1ª Diretoria foi composta pelos seus membros:

Presidente – José Alves Penteado;

Vice-presidente – Fausto Esteves dos Santos;

Secretário –  Ajax Garroux;

Captain – Antônio Esteves dos Santos Junior (Tonico Esteves);

Fiscal de campo – João Busch.

A 1ª reunião, realizada no “Theatro da Paz”, determinou várias regras desportivas assim como os deveres dos associados. Uma delas, por exemplo, quem quisesse atuar pelo time tinha que ser sócio e, junto com os associados, pagar uma mensalidade de 1$000 (mil réis).

Já na parte de futebol, o “captain” da equipe era para manter a disciplina assim como manter a ordem de todos, que, aliás, deveriam estar uniformizados com um calção branco de faixa preta, camisa listrada com as cores preta e branca, além de usar meias pretas com duas listras brancas e obrigatoriamente compridas.

A 1ª partida foi no domingo, do dia 12 de outubro de 1913, contra o Sport Clube Carioba, na Vila Americana, na cidade de Americana.

O primeiro grande passo estrutural foi em 1921, quando a família Levy comprou o terreno declinado, do qual a Internacional jogava no campo de terra desse terreno e, realizou terraplenagem, além de deixar o campo pronto para estar em condições de ser um gramado, receber vestiários, arquibancadas e outras estruturas.

Na foto acima, referente ao jogo entre a Inter de Limeira e S. C. Internacional, que terminou empatado em 2 a 2.

Clube alcançou uma incrível invencibilidade de 212 jogos

Nesse campo (a Vila Levy) aconteceu duas partidas inesquecíveis para a glória da Internacional de Limeira como o de invencibilidade por 212 partidas, das quais, em uma partida contra o Palestra, da Capital, no dia 15 de dezembro de 1924, a mídia paulistana noticiou com grande destaque a difícil derrota da Internacional e ostentou-a até hoje o “status” de Leão da Paulista.

O esquadrão limeirense jogou com: Quinze, Lau e Fenga; Ceará, Zequinha e Munhóz; Campineiro, Pollastri, Pacheco, Augusto Américo e José Petrelli. Contudo, em 1926, a melhor equipe da temporada e vitoriosa excursão pela Europa, o Paulistano, com o considerado melhor jogador do mundo da época, a estrela Friedenreich, veio para Limeira, no dia 26 de setembro e perdeu por 2 a 1 para a Internacional.

Inter de Limeira estreou na esfera profissional em 1948

Na 1ª participação da Inter de Limeira em campeonatos oficiais organizados pela Federação Paulista de Futebol, a equipe foi vice-campeã, em 1948. Em 1961 conquistou o título da Série Algodeira, ao vencer a Internacional de Bebedouro por 5 a 0.

Em 1966, conquistou o título do Campeonato Paulista da 2ª Divisão de Profissionais, o que garantiu o acesso à Primeira Divisão. Entretanto, sem ter um estádio com os requisitos mínimos para receber as partidas, a equipe pediu licença à FPF para poder construir um estádio próprio.

Depois deste período, o time de Limeira passou por uma reformulação e reestruturação e voltou ao profissionalismo em 1974. A equipe recebeu o aval da FPF para disputar seus jogos em Araras, cidade vizinha, e a primeira partida foi em 1975, contra o Piracicabana, pela Série B do Campeonato Paulista da Primeira Divisão.

Em 1978, o clube conquistou o título do Campeonato Paulista da 2ª Divisão e obteve o direito de participar da Divisão Especial (principal) de 1979. Logo na estreia, em 1979, a Internacional obteve o 9º lugar na classificação final da competição, o que deu direito à equipe de participar do Campeonato Brasileiro. No torneio nacional, o “Leão” chegou às quartas-de-final, quando foi eliminado pelo Internacional (RS), de Paulo Roberto Falcão.

Década de 80: Anos Dourados

A partir de 1980, foi a mais gloriosa da história da Internacional. Logo no início, chegou ao quadrangular final do Paulistão e conquistou o 4º lugar, sendo desclassificada pelo São Paulo.

Com a posição, conseguiu o direito de disputar a Taça de Ouro daquele ano e chegou até as quartas-de-final, perdendo para mais um time gaúcho, desta vez, o Grêmio (RS).

No ano seguinte, disputou pela terceira vez seguida o Campeonato Paulista e, na primeira fase, chegou à segunda colocação final. Entretanto, no octogonal não conseguiu o mesmo desempenho. No segundo turno teve uma performance ainda pior e acabou em 6º lugar. Mesmo assim, teve o direito de disputar a Taça de Ouro de 1982, competição em que não passou da primeira fase.

Campeão Paulista de 1986

Em 1985, apesar do nono lugar no Campeonato Paulista, o elenco foi mantido para o ano seguinte. Enfim, em 1986, a equipe conseguiu seu maior triunfo no futebol profissional: sagrou-se campeã paulista ao vencer o Palmeiras na final. Além disso, o artilheiro do campeonato também foi do time de Limeira, o centroavante Kita, com 24 gols. A equipe ainda conquistou a Taça dos Invictos por ficar 17 partidas sem perder.

Em 1988, o time deu continuidade às suas conquistas e foi Campeão Brasileiro da Série Amarela, além de chegar na 5ª posição do Campeonato Paulista.

Em 1989, porém, acabou rebaixada nas competições estadual e nacional, mas conseguiu, em 1991, voltar à elite do futebol paulista. No ano seguinte foi novamente rebaixada. O time ficou até 1996 buscando novamente o acesso, quando venceu a Portuguesa Santista por 4 a 0 e voltou à Divisão Principal sob o comando de Pepe.

De 1996 até 2002, o time de Limeira permaneceu realizando campanhas sem ser ameaçada pelo descenso, mas em 2003 caiu para a atual Série A2 do Campeonato Paulista. Depois de cinco anos, em 2008, o clube foi rebaixado para a Série A3 e, em 2009, caiu para a Segunda Divisão do Campeonato Paulista, onde não ficou por muito tempo, já que na temporada seguinte conseguiu retornar à Série A3.

A equipe permaneceu no terceiro escalão até o ano de 2017, quando uma bela campanha rendeu o vice-campeonato e o acesso para a Série A2. No mesmo ano, a Inter de Limeira foi vice-campeã da Copa Paulista, conseguindo uma vaga na Copa do Brasil.

Na segunda competição mais importante do país, a Inter estreou eliminando o Rio Branco (AC), mas na sequência caiu diante da Ponte Preta de Campinas (SP).

Em 2018, no Paulista da Série A2, o clube não conseguiu a classificação para as fases eliminatórias, encerrando o torneio na 11ª colocação. Em 2019, a Inter de Limeira teve uma campanha razoável na Série A2, terminando a primeira fase na sétima colocação.

Posteriormente, eliminou Portuguesa Santista e XV de Piracicaba e acabou sendo superada na final pelo Santo André. Apesar do revés, conquistou o acesso para a elite estadual após 14 anos em divisões inferiores.

Para edição de 2020 da Série A1, contratou Elano como novo técnico. Com objetivo de permanecer na divisão, a equipe fez uma campanha razoável e ainda chegou na última rodada com chances de classificação para as quartas-de-final.

No entanto, conseguiu somente a vaga para o Troféu do Interior, um torneio de caráter simbólico realizado em paralelo ao estadual.

Nas quartas-de-final, eliminou a Ferroviária, mas na fase seguinte foi superada pelo Guarani. Inicialmente, a campanha no estadual não foi suficiente para levar a equipe à Série D do Campeonato Brasileiro.

No entanto, com o acesso do Grêmio Novorizontino à Série C, a vaga foi repassada, o que resultou no retorno do Inter de Limeira a uma divisão nacional depois de 18 anos.

Nesta, terminou a fase de grupos na quinta posição, empatada em número de pontos com o Bangu, último integrante do grupo de classificados para a próxima, sendo eliminada nos critérios de fase de desempate.

Colaborou: Moisés H.G. Cunha

FOTO: Revista O Malho (29/11/1924)

FONTES: site do clube – Wikpédia – Federação Paulista de Futebol (FPF)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *