Foto rara, de 1970: Athletic Club – São João del-Rei (MG)

O Athletic Club é uma agremiação da Cidade de São João Del Rei (MG), sendo o único clube situado na Região Geográfica Intermediária de Barbacena. O Alvinegro foi Fundado A ata do nascimento do Athletic Foot-Ball Club foi lavrada no domingo, do dia 27 de junho de 1909, na residência de seu 1º presidente Omar Telles Barbosa.

O clube nasceu no mesmo ano do Sport Club Internacional de Porto Alegre, e antes de um bom número de clubes famosos nos dias de hoje, como o Flamengo e o Vasco da Gama, que disputavam regatas na Baía de Guanabara.

EM PÉ (esquerda para a direita): Gepeu, Flavinho, Castanheira, Josemar, Dutra, João Batista e Cupim (massagista);  
AGACHADOS (esquerda para a direita): Didi Farnese, Maneca, Zezinho Abrahão, Luiz Carlos e Vado.

Na foto acima do Athletic Club, de São João Del Rei, antes da participação do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão em 1970

A 1ª Diretoria foi constituída pelos seguintes membros athleticanos:

Presidente: Omar Telles Barbosa;

Vice-presidente: Mário Mourão;

Secretários: José Lúcio e Amadeu de Barros;

Tesoureiro: Abydo Yunes;

Capitães: José Rios e José de Oliveira Lima;

Procurador: Guilherme Resende.

Sede e campos

O “Esquadrão de Aço” tem a sua Sede Social (Dr. Francisco Diomedes Garcia de Lima) está localizado na Avenida Tiradentes, nº 671, no Centro. Já a Praça de Esportes fica na Rua Prefeito Nascimento Teixeira, nº 160, no bairro de Segredos. Por fim, o Estádio Joaquim Portugal (Capacidade: 3.500 pessoas) fica na Rua João Hallak, s/n, em Matosinhos, em São João del-Rei.

Título Estadual

A maior conquista aconteceu em 1969, quando Athletic Club ficou com o vice-campeonato do Mineiro da Terceira Divisão, organizado pela FMF (Federação Mineira de Futebol).

Deve-se a Omar Teles a convocação da histórica reunião de que resultou na fundação do Athletic Club, nome adotado a partir de domingo, do dia 10 de agosto de 1913.

A história do Athletic se confunde com a de São João del-Rei. Ao longo de mais de um século de clube, sócios, torcedores e atletas viveram momentos que, até hoje, merecem ser relembrados.

FOTO: Acervo de José Leôncio Carvalho

FONTES: Site do clube – Wikipédia

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *