Barra Futebol Clube – Macaé (RJ): quatro vezes campeão do Campeonato Citadino!

POR: Sérgio Mello

O Barra Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Macaé, situado na região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Fundado no domingo, do dia 1º de Maio de 1938. As suas cores: azul e branco.

A sua Sede estava localizada na Avenida Luiz Lírio, nº 1.451, no bairro da Barra, em Macaé. Ao longo de pouco mais de cinco décadas, o clube foi figura presente no Campeonato Citadino de Macaé. Durante esse período o Barra conquistou cinco vezes o título: 1975, 1976, 1978, 1979 e 1991.

Na abertura do turno final, no domingo, do dia 05 de fevereiro de 1975, o Barra empatou com o União Nacional em 1 a 1, no Estádio Expedicionário. Gols de Valdeci para o União e Adilson para o Barra. O árbitro da partida foi William de Miranda Cooper, tendo como auxiliares Paulo Moreira da Silva e Jalciene Silva. A renda da partida foi de 556 cruzeiros.

União: Maninho; José Augusto, Clóvis, Ditão e Tita; William e Agenor (Juvenil); Valdeci, Geraldo, Nuca e Onofre (Romeu).

Barra F.C.: Ivan; Jorge, Paulinho (Adir), Fonseca e José Augusto; Lira (Denildo) e Cici; Adilson (José Carlos), Daco, Deneci (Antônio Carlos) e Celinho (Paulinho).

Barra Futebol Clube campeão Citadino de Macaé de 1975

Em Maio de 1978, Luís Pinheiro foi eleito presidente do Barra, enquanto Moacir Pinto foi o vice-presidente. Luís Pinheiro foi o responsável pela construção do Estádio Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo.

No sábado, do dia 19 de Novembro de 1994, o clube se fundiu com o União Macaé, dando origem a Associação Esportiva Macaé Barra Clube. No entanto, em 1995, problemas extra-campo culminaram com o fechamento de seu departamento de futebol, encerrando completamente as atividades. Em 1997, o clube ainda jogou com Campeonato Carioca da 2ª Divisão e também a Copa Rio, mas ficou na última colocação.

Time base de 1974: Ivan; Jorge, Paulinho (Adir), Fonseca e José Augusto; Lira (Denildo) e Cici; Adilson (José Carlos), Daco, Deneci (Antônio Carlos) e Celinho (Paulinho).

Time base de 1975: Adenauto; Paulino, Fernando, Selemias e Otacílio; Paulo e Édson; Deneci, Daco, Denildo e Célio.

Time base de 1977/78: Milton; Doca, Terezo, Nemias e Celso II; Denecy e Felizardo; Paulinho, Lira e Célio I.

FOTO: Acervo de Vitor Bernardes

FONTES: Wikipédia – Flávio Rebel – Jornal dos Sports (RJ) – O Fluminense (RJ)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

8 pensou em “Barra Futebol Clube – Macaé (RJ): quatro vezes campeão do Campeonato Citadino!

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Olá Beatriz, boa noite!
    Agradeço pelo interesse no envio.
    Mandei uma mensagem para o teu irmão, Douglas para o envio das fotos.
    Creio que sejam as mesmas fotos, correto?
    Forte abraço!

  2. Beatriz

    Olá, sou filha do Lira. Ele não está nesta foto, mas é lembrado até hj em Macaé. Inclusive, ele tem fotos do time dessa época. Se for de interesse, posso enviar.

  3. Vitor Bernardes

    Bom dia
    Parabéns pelo artigo sr Sérgio

    Li o artigo e vi que faltam mencionar pessoas e o título de 1975

    Como sei? Tenho a foto do time do título de 1975 incluindo comissão técnica, reservas,
    Qualquer coisa entre em contato
    vitaoteen@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *