POR: Sérgio Mello
O Barra Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Macaé, situado na região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Fundado no domingo, do dia 1º de Maio de 1938. As suas cores: azul e branco.
A sua Sede estava localizada na Avenida Luiz Lírio, nº 1.451, no bairro da Barra, em Macaé. Ao longo de pouco mais de cinco décadas, o clube foi figura presente no Campeonato Citadino de Macaé. Durante esse período o Barra conquistou cinco vezes o título: 1975, 1976, 1978, 1979 e 1991.
Na abertura do turno final, no domingo, do dia 05 de fevereiro de 1975, o Barra empatou com o União Nacional em 1 a 1, no Estádio Expedicionário. Gols de Valdeci para o União e Adilson para o Barra. O árbitro da partida foi William de Miranda Cooper, tendo como auxiliares Paulo Moreira da Silva e Jalciene Silva. A renda da partida foi de 556 cruzeiros.
União: Maninho; José Augusto, Clóvis, Ditão e Tita; William e Agenor (Juvenil); Valdeci, Geraldo, Nuca e Onofre (Romeu).
Barra F.C.: Ivan; Jorge, Paulinho (Adir), Fonseca e José Augusto; Lira (Denildo) e Cici; Adilson (José Carlos), Daco, Deneci (Antônio Carlos) e Celinho (Paulinho).
Em Maio de 1978, Luís Pinheiro foi eleito presidente do Barra, enquanto Moacir Pinto foi o vice-presidente. Luís Pinheiro foi o responsável pela construção do Estádio Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo.
No sábado, do dia 19 de Novembro de 1994, o clube se fundiu com o União Macaé, dando origem a Associação Esportiva Macaé Barra Clube. No entanto, em 1995, problemas extra-campo culminaram com o fechamento de seu departamento de futebol, encerrando completamente as atividades. Em 1997, o clube ainda jogou com Campeonato Carioca da 2ª Divisão e também a Copa Rio, mas ficou na última colocação.
Time base de 1974: Ivan; Jorge, Paulinho (Adir), Fonseca e José Augusto; Lira (Denildo) e Cici; Adilson (José Carlos), Daco, Deneci (Antônio Carlos) e Celinho (Paulinho).
Time base de 1975: Adenauto; Paulino, Fernando, Selemias e Otacílio; Paulo e Édson; Deneci, Daco, Denildo e Célio.
Time base de 1977/78: Milton; Doca, Terezo, Nemias e Celso II; Denecy e Felizardo; Paulinho, Lira e Célio I.
FOTOS: Acervo de Vitor Bernardes – Acervo de Douglas Nunes, filho do ex-jogador Lira
FONTES: Wikipédia – Flávio Rebel – Jornal dos Sports (RJ) – O Fluminense (RJ)
Olá Beatriz, boa noite!
Agradeço pelo interesse no envio.
Mandei uma mensagem para o teu irmão, Douglas para o envio das fotos.
Creio que sejam as mesmas fotos, correto?
Forte abraço!
Obrigado Douglas, mandei uma mensagem pelo zap.
Forte abraço!
Olá, sou filha do Lira. Ele não está nesta foto, mas é lembrado até hj em Macaé. Inclusive, ele tem fotos do time dessa época. Se for de interesse, posso enviar.
Olá, sou filho do Lira (Denildo) tenho algumas fotos do Barra e gostaria de contribuir e fornecê-las. Como podemos fazer? (21) 964702065 esse é meu whatsapp.
Bom dia
Parabéns pelo artigo sr Sérgio
Li o artigo e vi que faltam mencionar pessoas e o título de 1975
Como sei? Tenho a foto do time do título de 1975 incluindo comissão técnica, reservas,
Qualquer coisa entre em contato
vitaoteen@hotmail.com
Provavelmente se inspiraram no escudo do Goytacaz. Bem parecido.
Valeu Otávio, obrigado pela informação1
Forte abraço!
Em 1997, eles disputaram a segundona do Rio também