A ASEA (Associação Santista de Esportes Athleticos) foi uma entidade esportiva da cidade de Santos (SP). Coube ao modesto Club Athletico Santista a primazia da ideia de fundar a entidade máxima de Santos, surgiu no sábado, do dia 03 de Março de 1917, a fim de poder organizar o Campeonato Santista de Football, dos clubes filiados à Associação Paulista de Sports de Athleticos (APSA).
Cinco dias depois, o Club Athletico Santista oficializou à APSA concretizado a ideia e pedindo o seu apoio oficial. Na sexta-feira, do dia 16 de Março de 1917, a APSA respondeu de forma positiva, e ofereceu a “Taça Braz Cubas” para ser disputada.
De posse do oficio da APSA o Club Athletico Santista obteve adesão da Associação Athletica Americano, Brasil Football Club e São Paulo Football Club, para colaborarem unidos na criação da entidade.
O projeto foi discutido por um grupo, longamente e aprovado com pequenas emendas; ficou ainda deliberado que se procedesse a inauguração. Essa reunião aconteceu na quinta-feira, do dia 12 de Abril de 1917, à Rua Braz Cubas, nº 164, no Centro de Santos, na secretaria do Athletico.
Estiveram presentes os seguintes dirigentes:
Alcides Cunha, Pedro Corrêa de Mello e A. Brandão Júnior (Club Athletico Santista); Joaquim Simão Fava, Aluisio Rocha e A. Grippio A. Botelho (Brasil Football Club); Olegário Lisboa, Alcino de Carvalho e Dermival da Cunha Brito (Associação Athletica Americano); Oscar Loyola, Manuel Honório Fortes e Raul Azevedo (São Paulo Football Club).
Assim, nos salões da Associação Athletica Americano, foi Fundado no sábado, do dia 21 de Abril de 1917, com o nome de Associação Santista de Sports Athleticos (ASSA).
Algumas personalidades estiveram presentes na fundação da ASSA: Benedicto Montenegro e Antonio Pedroso de Carvalho, presidente e secretário da Associação Paulista de Sports de Athleticos (APSA) e o Prefeito, em exercício, coronel Joaquim Montenegro, que em nome da Câmara Municipal de Santos, ofereceu a belíssima ‘Taça Câmara Municipal’.
A 1ª Diretoria foi constituída pelos seguintes membros:
Presidente – Alcides Cunha;
Secretário – Dermival da Cunha Brito;
Thesoureiro – Nelson Barreto Vinhas.
Os primeiros dois clubes filiados foram o São Paulo Railway Football Club (SPR FC) e o São Vicente Football Club que somados aos quatro fundadores participaram do Campeonato Santista de Football que teve início na quinta-feira, do dia 03 de Maio de 1917.
No final, coube o Club Athletico Santista o título citadino, o que lhe rendeu a Taça Câmara Municipal. Nos Segundos Quadros, após terminarem empatados com o mesmo número de pontos, o Brasil Football Club derrotou o SPR FC pelo placar de 1 a 0, e ficando com a Taça Braz Cubas. Nos Terceiros Quadros, quem levou a Taça Associação Santista foi Associação Athletica Americano, campeão invicto, só tendo empatado duas vezes.
No início dos anos 20, a Sede da entidade máxima de Santos, ficava localizado na Praça Antonio Telles, nº 2, no Centro da cidade. A nova Sede instalada em 1931, na Rua João Pessôa, nº 176, no Centro de Santos.
A Taça Cidade de Santos, foi criada pela Lei nº 876, no sábado, do dia 16 de Outubro de 1926, pela municipalidade de Santos.
FONTES: Gazeta Popular (Santos/SP) – A Tribuna (SP)