Clube Atlético Mineirense – Mineiros do Tietê (SP): Duas participações no Campeonato Paulista Amador do Interior, em 1956 e 1958

O Clube Atlético Mineirense é uma agremiação do município de Mineiros do Tietê (com uma população de 12.038 habitantes, segundo o censo do IBGE/2021), que fica a 297 km da capital do estado de São Paulo.

A sua Sede e o ‘Estádio Clube Atlético Mineirense’, localizados na Rua Edgard Ferraz (esquina com a Rua da Abolição), s/n, no Centro de Mineiros do Tietê.

Surgiu por volta de 1925, com o nome de Associação Atlética Palmeirinha. Em 1930, já havia mudado sua denominação para Associação Atlética Mineirense, possuindo campo de futebol.

Na segunda-feira, do dia 12 de Fevereiro de 1951, o clube foi reorganizado, sendo eleito como Presidente o senhor Joaquim Ferreira Henriques. A partir daí, novamente o nome foi alterado para “Clube Atlético Mineirense“.

A sede social ficava na Rua Santa Cruz, n° 13, no Centro. E seu campo de futebol, ainda durante a presidência de Joaquim P. Henriques, foi denominado Estádio “Dr. Salvador Mercadante”.

Em 1959, sob a presidência do Dr. Jackei Roque, empreendeu-se uma campanha para a compra da sede social, que era alugada. Num total de 24 cotistas financiaram a compra, ressarcidos depois pelo Mineirense.

O Clube Atlético Mineirense participou de duas edições do Campeonato Paulista Amador do Interior. Em 1956, ficou no Setor 27, Sediado na cidade de Jaú, na Liga Jauense de Futebol (LJF). Fizeram parte os seguintes times:

Associação Atlética Itapuí (Itapuí), Associação Atlética Igaraçuense (Igaraçu), Clube Atlético Brotense (Brotas), Clube Atlético Botafogo (Dois Córregos), Associação Atlética Mocoembu (Dois Córregos), Associação Atlética Barra Bonita (Barra Bonita) e Mineirense.  

Depois esteve presente no Campeonato Paulista Amador do Interior de 1958, onde ficou no Setor 24, sediado no município de Barra Bonita. Os times que fizeram parte da chave: Associação Atlética Barra Bonita (Barra Bonita), Associação Atlética Macatuba (Macatuba), Associação Atlética Igaraçuense (Igaraçu do Tietê) e Mineirense. Em meio a disputa, o clube fez um amistoso, na quinta-feira, do dia 15 de Maio de 1958, diante do XV de Jaú.

jogo entre o Clube Atlético Mineirense e Desportivo Brasil

Entre os anos de 1961 e 1962, sob a presidência de Carlos Alves Mamede, foi construída a nova sede social, na Rua Maria Elídia Ferraz de Arruda, n° 178, fruto de uma dinâmica campanha popular de arrecadação de fundos, quando até mesmo a Usina da Barra colaborou.

FOTO: Acervo de Marcelo Domingos

FONTES: Google Maps – site Eppromocoes “Achados Históricos de MIneiros do Tietê – A Gazeta Esportiva (SP)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Clube Atlético Mineirense – Mineiros do Tietê (SP): Duas participações no Campeonato Paulista Amador do Interior, em 1956 e 1958

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *