O Aymoré Sport Club foi uma agremiação da cidade de Curitiba (PR). Sobre a Fundação deste clube foi encontrado três datas: Fundado no domingo, do dia 18 de Abril de 1915; Fundado na quarta-feira, do dia 28 de Abril de 1915; Fundado na segunda-feira, do dia 24 de Maio de 1915.
A sua Sede estava localizada na Rua Riachuelo, nº 65, no Centro de Curitiba. As suas cores: verde e branco. Um clube voltando para os eventos sociais, enveredou no futebol bretão, uma vez, no final dos anos 10.
O Aymoré disputou o Campeonato Suburbano de Curitiba em 1919, organizado pela Liga Sportiva Municipal (LSM). Na ocasião, dez clubes curitibanos participaram da competição:
Americano Sport Club;
Aymoré Sport Club;
Bello Horizonte;
Brasil Sport Club;
Elite Football Club;
Paraná Sport Club;
Pinheiro Sport Club;
Tiradentes Football Club;
Torino Sport Club;
Ypiranga Football Club.
A Liga Sportiva Municipal (LSM), foi Fundado no domingo, do dia 20 de Maio de 1917, na Sede da Sociedade Beneficente dos Trabalhadores, na Herva Matte. Os cinco clubes fundadores foram os seguintes: Esperança – Botafogo – Guarany – Bello Horizonte – Villa Izabel. Generoso Nascimento Teixeira foi o 1º Presidente da LSM.
Nos veículos de comunicação, algumas matérias relacionadas ao Aymoré (eventos sociais) até 1926. A partir daí não foi encontrado mais nada desta briosa agremiação curitibana.
Colaborou: Rodrigo S. Oliveira
Imagem: Luís Venke Dyminski
FONTES: A República (PR) – Diário da Tarde (PR) – O Estado do Paraná (PR) – O Dia (PR) – Commercio do Paraná (PR) – Google Maps
Valeu Paloma, obrigado!
Em relação ao Bello Horizonte, de Curitiba não tenho nada,
mas estamos a captura do mesmo!
Forte abraço!
Obrigado Luís!
Grande abraço!
Obrigado Gabriel!
Sim, o trabalho em conjunto sempre foi e sempre será o mais eficiente!
Tenho amigos nessa garimpagem!
Forte abraço!
Seus trabalhos são incríveis! Um melhor que o outro! Teria algo do Bello Horizonte de Curitiba?
Magnifica descoberta! Parabéns aos envolvidos!
Achar um clube com mais de 100 anos não deve ser nada fácil. Parabéns pelo trabalho e nos agraciar com essas reliquias!