Breve história sobre o futebol: Tuvalu

Tuvalu: conheça um pouco desse belo país, ameaçado de desaparecer

Localizado no continente da Oceania, Tuvalu é um país, estado da Polinésia, formado por um grupo de 9 ilhas e atóis, antigamente chamado Ilhas Ellice. Tem fronteiras marítimas com o Quiribati, ao norte e ao nordeste; com o território neozelandês de Toquelau, a leste; com Samoa, a sudeste; com o território francês de Wallis e Futuna ao sul; e com Fiji, também a sul.

Fica estrategicamente localizado no sul da Oceania. A oeste mais são as Ilhas Salomão, mas a entre os dois grupos de distância é perto de 90 milhas (cerca de 90 milhas).

A capital é Funafuti, um atol, principal centro do arquipélago, é formado por mais de 30 ilhas. 92% da população é avaliada, já 8% é tu, por outros grupos polinésios principalmente que vêm de Quiribáti.

Tuvalu divide-se administrativamente em nove ilhas. O nome “Tvalu” significa “grupo de oito na língua tuvaluana, simboliza suas oito ilhas que eram habitadas“.

O país tem uma extensão territorial de 26 km², obteve independência do Reino Unido, em 1º de outubro de 1978. A população tuvaluana conta com 11.342 habitantes.

Tuvalu vive a ameaça de desaparecer

Sabe aquele filme, onde uma tsunami gigantesca aparece e “engole” um cerco local, fazendo-o desaparecer? Parece algo que se limita a um filme, certo? Porém, para o povo tuvaluano é algo muito sério e preocupante!  

Essa ameaça de desaparecimento, devido ao aquecimento global, o pequeno território do país corre o risco de ser submerso pelas águas oceânicas.

Tal tem sido divulgado pelos ambientalistas como um exemplo das conseqüências das emissões descontroladas de gases poluentes na atmosfera terrestre causadores do efeito estufa. Grande parte das ilhas não passam dos 7 metros de altura.

Foto de 2011, da Seleção Tuvaluana de Futebol

TNFA – Tuvalu National Football Association

A entidade que rege e organiza os campeonatos e o selecionado de futebol no país é TNFA – Tuvalu National Football Association (Associação Nacional de Futebol de Tuvalu), fundado em 1979.

Posteriormente, alterou a sua nomenclatura para TIFA {Tuvalu Islands Football Association (Associação de Futebol das Ilhas Tuvalu)}.

Tuvalu vem tentando se filiar a FIFA. Como ainda não conseguiu, segue sem disputar competições oficiais da entidade máxima no planeta. A TNFA entrou como membro associado na OFC – Oceania Football Confederation (Confederação de Futebol da Oceania), na quarta-feira, do dia 15 de Novembro de 2006.

Disputou a Eliminatória para Copa de 2010

Em 2007, quando Tuvalu se tornou o 1º não membro da FIFA a participar de uma partida oficial de qualificação para a Copa do Mundo. A situação surgiu quando o órgão regulador regional usou os Jogos do Pacífico Sul de 2007, realizado em Samoa, como a 1ª fase do torneio de qualificação para a Copa do Mundo de 2010 e torneio de qualificação para a Copa das Nações da OFC de 2008.

Sob o comando de Toakai Puapua e Petio Semaia como capitão, Tuvalu se apresentou com grande crédito, conquistando um notável empate de 1 a 1 com o Taiti, no qual Viliamu Sekifu se tornou o primeiro artilheiro da Copa do Mundo de seu país. Os outros três jogos do torneio terminaram em derrota e Tuvalu não conseguiu avançar do grupo de cinco equipes.

País tenta a filiação junto a FIFA

A TNFA deseja ser membro da FIFA desde 1987. Em setembro de 2008, o primeiro-ministro tuvaluano Apisai Ielemia e o presidente da Associação de Futebol de Tuvalu, Tapugao Falefou, visitaram a sede da FIFA em Zurique, esperando obter a adesão plena à organização. Porém, até hoje ainda não conseguiu preencher os encargos exigidos pela FIFA para conceder a tão sonhada filiação!

Em 2013, Tuvalu tentou ingressar na FIFA, mas acabou tendo o seu pedido rejeitado por três motivos: um estádio com capacidade mínima para 3 mil pessoas, campos para treinamentos e um maior número de hotéis para os visitantes.

Desde 2014, o presidente da TNFA é o Toakai Puapua. Entre 2016 a 2022, a entidade foi filiada à CONIFA, e se desfilou, na tentativa de ingressar, mais uma vez se filiar à FIFA.

O que é a CONIFA?

Fundado na quinta-feira, do dia 15 de Agosto de 2013, a CONIFA {Confederation of Independent Football Associations (Confederação de Futebol de Associações Independentes}, tem a sua Sede na Luleå, que é a maior cidade da província da Bótnia Setentrional, na Suécia.

Ela é composta por equipes que representam nações, dependências, estados não reconhecidos, minorias, povos sem estado, regiões e micronações não filiadas à FIFA.

Seu presidente é o norueguês Per-Anders Blind. Atualmente, contando com 54 membros filiados, a CONIFA organiza a Copa do Mundo CONIFA, Copa Européia CONIFA, Copa América CONIFA e a Copa Africana CONIFA. Para maiores informações, acesse o site oficial (https://www.conifa.org/en/).

Futebol dentro das quatro linhas: 1º jogo aconteceu em 1979

Na terça-feira, dia 28 de agosto de 1979, a seleção de futebol de Tuvalu, capitaneada por Karl Tili, fez o 1º jogo oficial de futebol contra o Taiti nos Jogos do Pacífico em Suva, Fiji. Tuvalu foi goleado por 18 a 0. Três dias depois, na sexta-feira, do dia 31 de agosto, Tuvalu obteve a 1ª vitória na sua história:  5 a 3, em cima de Tonga.

Na quinta-feira, do dia 1º de Maio de 2003, Tuvalu realizou um amistoso, fora de caa, contra Fiji, sofrendo uma goleada de 9 a 0. Esse amistoso serviu de preparação para a disputa dos Jogos do Pacífico Sul de 2003.

Disputou o Jogos do Pacífico Sul de 2003

Nesse torneio, Tuvalu fez quatro jogos, em Fiji, com Tim Jerks como treinador. Estreou com derrota para Kiribati (3 a 2); depois enfrentou e perdeu para Fiji (4 a 0); posteriormente fez jogo duro, mas com derrota para Vanuatu (1 a 0); e no último jogo, nova derrota: Ilhas Salomão goleou por 4 a 0. Dessa forma, Tuvalu terminou na última colocação, no Grupo A.   

Tuvalu contrata técnico holandês

Nos últimos anos, o TNFA recebeu apoio da Holanda. Em 2011, a TNFA contratou o técnico holandês Foppe de Haan em regime de meio período e voluntário.

De Haan já treinou SC Heerenveen, Ajax Cape Town e a seleção holandesa sub-21. No amistoso que antecedeu os Jogos do Pacífico de 2011, com Tuvalu capitaneado por Mau Penisula, De Haan começou com o “pé direito” após vitória por 3 a 0 sobre Samoa. Foi a segunda maior vitória de Tuvalu, onde Alopua Petoa marcou os três gols.

A segunda partida de De Haan no comando viu Tuvalu estrear com uma goleada por 4 a 0 registrada sobre a Samoa Americana, pelos Jogos do Pacífico de 2011, com um hat-trick de Alopua Petoa, de 19 anos.

Porém, no segundo jogo, acabou sucumbindo e perdendo para Vanuatu pelo placar de 5 a 1. Em seguida,duas derrotas por goleada para Nova Caledônia (8 a 0) e Ilhas Salomão (6 a 1). No último jogo, voltou a pontuar, ao empatar em 1 a 1 com Guam.

Com isso, a Seleção Tuvaluana terminou em 4º lugar no Grupo A (igual a Guam), com um número recorde de gols. Este foi o melhor desempenho de Tuvalu em um torneio internacional. Após o torneio, o técnico holandês De Haan deixou o cargo, retornado ao seu país para comandar o Sub-17 do Heerenveen.

Seleção fez um período de intercâmbio na Holanda

Na terça-feira, do dia 1º de Maio de 2012, Stevan de Geijter foi nomeado chefe de Desenvolvimento da Juventude no TNFA. O ex-treinador do NAC Breda e do De Graafschap, Leen Looijen, foi o mentor da equipe durante sua turnê de treinamento de três meses na Holanda em 2013, com a turnê organizada pela Dutch Support Tuvalu Foundation.

Maior Campeão Nacional com 13 conquistas

Campeonato Tuvaluano de Futebol

O Campeonato Tuvaluano de Futebol é o principal torneio do desporto no país. Foi criado em 2001, pela TNFA – Tuvalu National Football Association (Associação Nacional de Futebol de Tuvalu), batizando a Liga por: Tuvalu A-Division.

A competição é disputado entre os meses de fevereiro a outubro, com todos os jogos sendo realizados no Tuvalu Sports Ground, o estádio desportivo do país. Em 2005, foi criado também o Campeonato Tuvaluano da 2ª Divisão, nomeado de Tuvalu B-Division.

Todos campeões

AnoCampeãoIlha
2001Football Club  Niutao Niutao
2002Football Club  Niutao Niutao
2003Football Club  Niutao Niutao
2004Lakena UnitedNanumea
2005Nauti FCFunafuti
2006Lakena UnitedNanumea
2007Nauti FCFunafuti
2008Nauti FCFunafuti
2009Nauti FCFunafuti
2010Nauti FCFunafuti
2011Nauti FCFunafuti
2012Nauti FCFunafuti
2013Nauti FCFunafuti
2014Nauti FCFunafuti
2015Nauti FCFunafuti
2016Nauti FCFunafuti
2017FC Manu LaevaNukulaelae
2018Seleção Tuvaluana de Futebol
2019Nauti FCFunafuti
2020Nauti FCFunafuti
NAUTI FOOTBALL CLUB

Títulos por equipe

ClubeTítulos
Nauti FC13
FC Niutao3
Lakena United2
Manu Laeva1
Seleção Tuvaluana de Futebol1

FONTES: Wikipédia – página da entidade no facebook – site da entidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *