Breve história sobre o futebol: Republica de Palau

Localizado no continente da Oceania, a Republica de Palau é um pequeno arquipélago insular da Micronésia, composta por 16 ilhas, com uma área total de 459 km² e uma população de 20.842 habitantes.

O país fica próximo da Filipinas (a oeste), Indonésia (a sudeste), Nova Guiné, Melanésia e a Polinésia (a sudeste e leste). A sua capital é Ngerulmud, que fica a 20 km (noroeste) de Koror (a cidade mais populosa com 11.200 habitantes).

Entidade máxima do país

A entidade responsável em conduzir o futebol dentro e fora das quatro linhas, é a PFA – Palau Football Association (Associação de Futebol de Palau), que está sediada na cidade de Koror. A entidade máxima do país foi Fundado na terça-feira, do dia 28 de Maio de 2002, sob as leis da República de Palau como uma corporação sem fins lucrativos.

É uma das 14 federações do Comitê Olímpico Nacional de Palau (PNOC). Existe um pequeno conselho de voluntários que é o principal responsável por conduzir todas as atividades da associação, juntamente com um punhado de pais/treinadores voluntários.

Atualmente, Palau é membro da Confederação de Futebol da Oceania (OFC), porém não é filiado a Federação Asiática de Futebol (AFC) ou da FIFA. Internamente, a Palau Football Association administra a seleção nacional de futebol, enquanto a Palau Soccer League, bem como a Palau Youth Soccer League, organizam o Campeonato Nacional e a Copa Nacional.

Futebol dá os seus primeiros passos, nos anos 70

Tudo começou na década de 70, com o desenvolvimento da modalidade no país. A partir de março de 1987, Palau participou da Copa dos Campeões da Oceania de 1987, realizado na Austrália.

Na ocasião Palau acabou eliminado por Vanuatu, na primeira rodada da competição. O seu retorno aconteceu onze anos depois, quando Palau foi convidado a participar de um torneio de exibição paralelo aos Jogos da Micronésia em 1998.

O começo foi animador, com vitórias em cima das seleções do Yap (7 a 1) e Chuuk, em seguida sofreram duas derrotas. Depois levou duas sonoras goleadas;Ilhas Marianas do Norte (12 a 1) e Guam (15 a 2), essa última ficou marcada como a última partida internacional disputada pela seleção.

Em 2002, a PFA se tornou-se o Comitê Olímpico Nacional de Palau. Em 2006, a federação de Palau é associada à OFC. Em 2008, um pedido de adesão foi apresentado à Federação de Futebol Leste Asiático (EAFF), mas nenhuma ação foi tomada.

Em 2009, Palau fez um pedido à Confederação Asiática de Futebol para se tornar membro da federação, sem obter uma resposta. A Associação de Futebol de Palau vem buscando projetos para o desenvolvimento do futebol no país: juvenis, esportes esportivos, criação de uma liga, desenvolvimento de treino da seleção nacional, estruturas desenvolvidas para encontros internacionais.

Em 2012, foi eleito para presidência da Palau Football Association, Charles Reklai Mitchell, que em 2014, acabou reeleito. Poucos meses depois, o time de Palau participou do torneio de futebol dos Jogos da Micronésia, 16 anos após um torneio de exibição.

Vice-campeão em 2014

O Palau começou mal ao perder na estreia contra Pohnpei. Depois se reabilitou ao bater facilmente a seleção de Chuuk. Encerrou a fase de grupos com um empate contra o Yap. Pela 1ª vez, o Palau chegou à final de Pohnpei. A equipe Palau terminou a competição com o vice-campeonato.

O  “Maracanã palauense”

Cada país tem o seu estádio de destaque. Em Palau, o principal palco é o Estádio Nacional, com capacidade para 4 mil pessoas, localizado na cidade de Koror. Um local multiuso, com grama natural, pista de atletismo, refletores, vestiários, etc.

Team Bangladesh F.C. é o maior vencedor

O Campeonato Palauense de Futebol foi criado em 2004, com a participação de cinco equipes, todas amadoras. A equipe do Team Bangladesh Football Club,  é composta apenas por jogadores de Bangladesh oriundos de Fiji, fundado em 2004.

Kramers Football Club, foi fundado em 2008, é composto por jogadores de Palau, México, Filipinas, Alemanha e EUA. O Taj Football Club, foi fundado em 2012, os atuais jogadores são de Palau, Japão, China, Nova Zelândia, Itália e México. A maioria dos jogos são disputados em Koror, no Estádio Nacional.

Abaixo a lista dos clubes que já disputaram o Campeonato de Palau:

Team Bangladesh Football Club;

Taj Football Club;

Kramers Football Club;

Melekeok;

Surangel And Sons Company;

Daewoo Ngatpang Football Club;

A Equipe de Atletismo Palau (participou apenas do campeonato de 2004);

New Stars Football Club;

Lyon Football Club;

Surangel Kings;

Amizade Equipe;

Fundação para a Paz Universal;

Biib Strykers;

Clube Belau Kanu;

Monte Everest Nepal.

Os Campeões entre 2004 a 2014

2004 – Daewoo Ngatpang;

2005 – Team BangladeshFootball Club;

2006 – Surangel And Sons Company;

2006-07Team Bangladesh Football Club;

2008 – Kramers Football Club;

2009 – Melekeok;

2010 – Daewoo Ngatpang;

2012 – Team Bangladesh Football Club (Primavera);

2012 – Taj Football Club (Outono);

2014 – Kramers Football Club;

Lista dos clubes campeões

POSIÇÃOCLUBESTÍTULOSANOS
Team Bangladesh FC32005, 2006-07 e 2012
Daewoo Ngatpang FC22004 e 2010
Kramers Football Club22008 e 2014
Melekeok12009
Surangel And Sons Company12006
Taj Football Club12012

FONTES: Wikipédia – Página da entidade no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *