Associação Atlética Scarpa – Sorocaba (SP): Fundado em 1930

O Associação Atlética Scarpa foi uma agremiação da cidade de Sorocaba (SP). Fundado no domingo, do dia 12 de Outubro de 1930, com o nome de Clube Atlético Britânia. Doze anos depois (1942), o nome foi alterado para Clube Atlético Botafogo.

No entanto, três anos se passaram (1945), e novamente a diretoria mudou a nomenclatura para “Associação Atlética Scarpa“. Faturou os títulos do Torneio Início e do Campeonato Citadino de 1946.

Time posado na década de 50

No ano seguinte (1946), o Scarpa foi Campeão do Torneio Início (vencendo o Fortaleza, na final, pelo placar de 2 a 0) e depois, entre 24 de Março e 30 de Março de 1947, disputou a 11º Campeonato Citadino, da Liga Sorocaba de Futebol (LISOFU) de 1946, se sagrando campeão. O Clube Atlético Votorantim ficou com o vice-campeonato.

Praça de Esportes

FONTES E FOTOS: Wikipédia – Acervo de José Fernando Vieira – Brasilbook

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

1 pensou em “Associação Atlética Scarpa – Sorocaba (SP): Fundado em 1930

  1. William de Oliveira Ramos

    Ouvi muito sobre Associação Atlética Scarpa, mas nunca tinha achado nada! Pensei até que tinha sido um “time imaginário”. hehehe

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.