O Sete de Setembro Futebol Clube foi uma módica agremiação da cidade de Uberaba (MG). A equipe rubro-verde foi fundada, possivelmente, no início da década de 40. A sua Sede (provisória) ficava localizada na Rua Capitão Manoel Prata, s/n, no Bairro Industrial, em Uberaba.
O Sete se filiou a Liga Uberabense de Futebol (LUF), em 1943. O elenco treinava no campo Canadá. Na sua primeira temporada a equipe rubro-verde fez uma campanha modesta. No seu segundo ano, o clube sofreu algumas avarias. Em março de 1944, esteve na eminência de desaparecer do cenário esportivo.
Chegou a dispensar todos os defensores, quando o Sr. Paulo de Oliveira, presidente da Liga Uberabense de Futebol, delegou poderes ao Sr. Justino Ferreira de Oliveira para reorganizar o clube.
Na quarta-feira do dia 13 de Abril de 1944, com a retirada do Sr. Justino Ferreira de Oliveira da direção do Sete, a situação ficou difícil. A Liga de Futebol desejando auxiliar estudou várias formas capazes de solucionar o assunto, acabando por resolver a fusão do Sete de Setembro com o Atlântico, do bairro Alto São Benedito.
Na segunda-feira do dia 12 de Maio de 1944, a Liga Uberabense de Futebol buscando evitar a extinção do Sete, indicou o Sr. Absalão Ribeiro para ser o interventor até que uma nova seja eleita.
O conhecido desportista iniciou outra reorganização do clube e dando início aos treinos, que tem contado com a presença de vários jogadores inscritos. Clube desistiu de participar do campeonato daquele ano.
Na quarta-feira, do dia 14 de Fevereiro de 1945, circulavam notícias que o Sete reapareceria. O conhecido desportista José Ramos (Vermelhinho), deu os passos iniciais para que o clube retornasse. Se mudou para o bairro Alto São Benedito.
O Sete seguiu lutando com muita dificuldade para se manter no cenário do futebol uberabense. No final, a sua maior conquista veio em 1959, ao conquistar o título do Campeonato Citadino de Uberaba, da Segunda Divisão.
Curiosidade
Um fato que me chamou atenção deste clube foi o fato do seu escudo (formato de uma estrela), ser muito parecido com o distintivo do Araguari Atlético Clube (postado no História do Futebol, em 11/09/2015: https://historiadofutebol.com/blog/?p=76586).
Nesse caso, vale lembrar que o clube da cidade de Araguari foi Fundado no dia 16 de Novembro de 1944. Já o escudo do Sete foi encontrado em maio de 1943. Será que foi uma mera coincidência? Ou alguém copiou o escudo? Nesse caso, certamente não foi o Sete de Uberaba.
Colaborou: Fabiano Rosa Campos, presidente do Sete de Setembro FC, de Belo Horizonte
FONTES: Jornal Lavoura e Commercio (MG) – Liga Uberabense de Futebol (FUT)