Escudo raro, de 1943: Clube Atlético Mineiro – Uberaba (MG)

O Clube Atlético Mineiro (atual: Clube Atlético Uberabense) é uma agremiação da cidade de Uberaba, situado no Triângulo Mineiro do estado de Minas Gerais. O “Tricolor Abadiense” foi Fundado na terça-feira, do dia 06 de Abril de 1937.

imagem de 1943

A sua Sede e o Estádio Antônio Próspero, estão localizados na Rua Iguatama, nº 430, no bairro de Abadia, em Uberaba. A Liga Uberabense de Futebol (LUB), foi fundada no dia 25 de Fevereiro de 1943.

A 1ª competição organizada pela entidade foi o Torneio Início de 1943, realizado no domingo, do dia 23 de Maio daquele ano. Na final, o Atlético Mineiro venceu a Associação Esportiva Merceana e ficou com o título.

No Campeonato Citadino, organizado pela Liga Uberabense de Futebol (LUB), o “Tricolor Abadiense” foi campeão em 10 oportunidades: 1970, 1971, 1974, 1976, 1977, 1993, 1995, 1997, 2012 e 2019.

Foi campeão uma vez pelo Campeonato Citadino da Série B: 2009. Outro título aconteceu na Taça de Uberaba, em 1993. Na base, faturou o título do Campeonato Citadino Juvenil (em 1980 passou a se chamar: Juniores)  de 1961 e 1994.

Campeão do Torneio Início da LUF, de 1943

Tricolor Abadiensemudou de nome

Na manhã da segunda-feira, do dia 17 de agosto de 2020, a Câmara Municipal de Uberaba aprovou projeto que altera a Lei Municipal nº 924/61, que considera de utilidade pública o Clube Atlético Mineiro. A proposta, assinada pelo vereador Agnaldo Silva, altera a redação da norma, declarando de utilidade pública o “Clube Atlético Uberabense”.

Segundo o parlamentar, com o passar dos tempos o nome do Clube Atlético Mineiro sofreu alteração e hoje denomina-se “Clube Atlético Uberabense”. A alteração legislativa muda o nome da Associação, e ainda adéqua a lei 924/61 a nova técnica legislativa, em especial o que preconiza a Lei Complementar n.º 95, de 2 de fevereiro de 1998, que “dispõe sobre a elaboração, a redação, a alteração e a consolidação das leis”, disse Agnaldo.

O “Clube Atlético Uberabense” é uma associação civil de direito privado, para fins não econômicos, adquirida sua personalidade jurídica em 20 de julho de 2018, com prazo de duração indeterminado.

Entre as ações desenvolvidas pelo Clube estão a prática ou competição em todas as modalidades esportivas amadoras especializadas, inclusive o futebol feminino; promover e desenvolver ações voltadas para a assistência social, com prestação de serviços gratuitos, permanente e continuada; e apoiar, incentivar e fomentar o desenvolvimento de habilidades e talentos para a prática de futebol. 

FONTES: Câmara Municipal de Uberaba – Página do clube no Facebook – Google Maps – Wiki Futebol Amador em Minas Gerais – Blog Galo Abadiense – Jornal Lavoura e Commercio (MG)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Escudo raro, de 1943: Clube Atlético Mineiro – Uberaba (MG)

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Não por isso, Laércio. Resgatar a história dos clubes que tiveram alguma relevância é algo que gosto de fazê-lo.

    Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *