A Associação Esportiva Guarda Civil de São Paulo foi uma agremiação da cidade de São Paulo (SP). A sua Sede ficava localizada na Rua Brigadeiro Tobias, nº 110, no Centro de São Paulo (SP). Nos anos 50, a sua Sede passou a ser na Avenida da Luz, nº 464/3º andar.
Fundado na sexta-feira, do dia 21 de Junho de 1940, por iniciativa do coronel Christiano Klingelhoefer e do capitão Oswaldo P. Trindade, respectivamente diretor e sub-diretor da Guarda Civil.
A agremiação foi destinada para a prática de diversas modalidades esportivas como: futebol, pugilismo e lutas, esgrima, motociclismo, esportes aquáticos, gymnastica, voleibol, atletismo, xadrez, bola ao cesto (basquete) e remo.
No início do mês de julho em conformidade com os artigos 25º e 37º dos Estatutos do clube, foram feitas as seguintes nomeações para o preenchimento dos vários cargos de administração e esportes, ou seja, a 1ª Diretoria:
Presidente – 1º Tenente Cazuza de Barros;
Secretário Geral – Tenente Arminio M. Gaia Filho;
1º Secretário – Amaury da Graça Martins;
1º Thesoureiro – Dr. Alarico de Toledo Piza;
2º Thesoureiro – Inspetor-chefe, João Odulio Teixeira;
Director Geral de Esportes – Inspetor-chefe, Alfredo Mainardi;
Director de Futebol – Rodrigo Soares de Oliveira;
Director de Pugilismo e Lutas – Inspetor Court Edgard Knoepfel;
Director de Bola ao Cesto e Voleibol – Sr. Amadeu Ribeiro;
Director de Esgrima – Inspetor Francisco de Paula Ferreira;
Director de Motocyclismo e Cyclismo – Inspetor-chefe, Rufino Lomba;
Director de Esportes Aquáticos – Inspetor-chefe, Oscar Muller;
Director de Gymnastica e Athletismo – Sub-inspetor Ernesto Debeus.
Campeão da Divisão dos Funcionários Públicos
No mesmo ano, o time da Guarda Civil se filiou na Liga de Futebol do Estado de São Paulo (LFESP). Em 1942, o clube se sagrou campeão da Divisão dos Funcionários Públicos.
Pelo Torneio dos Campeões de 1942, enfrentou o São Paulo F.C.
A conquista lhe rendeu vaga para participar do Torneio dos Campeões de 1942, organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF). A competição reunia os campeões amadores, em jogos eliminatórios para definir o campeão da cidade de São Paulo.
O vencedor garantia vaga para decidir contra o campeão do Interior o título do estado de São Paulo. Na tarde de sábado, às 15 horas, do dia 14 de novembro de 1942, no estádio do Pacaembu, a Associação Esportiva Guarda Civil estreou diante do São Paulo Futebol Clube (amadores), que levantaram o título da Divisão Extra.
No final, melhor para o Tricolor Paulista que venceu por 1 a 0. Segundo o Correio Paulistano, a partida foi equilibrada e que o empate seria o resultado mais justo.
A partida teve um bom público, que viu o único gol da partida ser assinada aos 25 minutos do segundo tempo, por intermédio do zagueiro Moacir. O árbitro da peleja foi o Sr. Vitor Carratú, que teve boa atuação.
Guarda Civil: Lazaro; Orestes e Antoninho; Medina, Navarro e Carlito; Mainardi, Carrara, Jaime, Almirat e Alves.
São Paulo F.C.: Faganelo; Alfredo e Moacir; Batista, Ari e Luiz; Ministro, Lima, Cirano, Caramurú e Rodrigues.
A equipe foi mencionada em diversos jogo amistosos até os anos 50. A partir daí, até a década de 70, o Guarda Civil era mencionado em eventos relacionados no pugilismo. A última nota encontrada foi no início dos anos 80. A partir daí nada mais foi encontrado.
Algumas formações:
Time base de 1941: Luchesi; Orestes e Antoninho (Ambrosio); Medina, Navarro e Carlito; Luiz, Carrara, Jaime, Almirat e Alves.
Time base de 1942: Lazaro; Orestes e Antoninho; Medina, Navarro e Carlito; Mainardi, Carrara, Jaime, Almirat e Alves.
Time base de 1955: Abílio (Veludo); Silva (Piquini) e Juba (Carlos Gomes); Rubens, Alaor e Carmo; Gomes (Gazeta), Wilson (Moreno), Gonçalo, Miro e Carlito.
Time base de 1956: Julio; Negrinho (Pacco) e Bino (Carlos Gomes); Silva (Amadeu), Juba (Maurinho) e Carmo (Gazeta); Tulão (José), Gilberto (Lima), Gonçalo (Brandão), Miro (Rosa) e Carlito (Doze).
Time base de 1957: Julio (Spineli); Negrinho (Valdomiro) e Bino (Carlos Gomes); Mineiro (Silva), Juba e Carmo; Gazeta (Pila), Lima, Gonçalo (Novo), Miro e Carlito.
Desenho, uniforme e texto: Sérgio Mello
FOTOS: Acervo da Guarda Civil do Estado de São Paulo – Acervo de Marco Antonio Auricchio
FONTES: Correio Paulistano (SP) – A Gazeta Esportiva (SP)
Gostaria de sabe se existe em Campinas, uma sede ou escritório da Associação Esportiva da Guarda Civil de São Paulo
Verdade Fábio. Pesquisar pra mim é isso: aprender. Quando aprendo compartilho com vocês.
Forte abraço
Quantas histórias que nem sabemos, sempre é bom aprender e conhecer um pouco essas belas histórias. Abraços a todos!
Fábio Luiz de Miranda