Centro Sportivo da Encruzilhada – Recife (PE): sete edições do Estadual, entre 1929 a 1935

O Centro Sportivo da Encruzilhada foi uma agremiação da cidade do Recife (PE). O “Alviverde da Encruzilhada“, “Centro“, “Campeão da Sympathia“, “Periquitos da Encruzilhada“, “Grêmio da Camisa Verde” foi Fundado na quinta-feira, do dia 31 de Agosto de 1916.

Foram criadas as diretorias de Honra e a Effectiva! A Diretoria de Honra fora composta pelos seguintes membros:

Presidente – Cel. Francisco Araujo;

Vice-Presidente – farmacêutico Porfírio de Andrade;

1º Secretário – capitão Leôncio de Barros;

2º Secretário – José Penante I. Cunha;

Orador – acadêmico Luiz de Barros;

Vice-Orador – Eurico H. de Macedo;

Thesoureiro – capitão Antonio Cypriano Gomes;

Vice-Thesoureiro – capitão Joaquim Leitão.

Já a Diretoria Effectiva ficou formada da seguinte forma:

Presidente – acadêmico Ildefonso Lopes;

Vice-Presidente – Arnaldo Vieira de Mello;

1º Secretário – Mario A. Silva;

2º Secretário – José de Almeida e Silva;

Orador – Clovis Bráulio de Carvalho;

Vice-Orador – acadêmico José D. Guimarães;

Thesoureiro – Antenor Ferreira;

Vice-Thesoureiro – Manoel Alves Sobrinho;

Director de Sports – José Victorino de Almeida.

A sua primeira Sede social estava localizado na Rua de São João, s/n, no bairro de Campo Grande (vizinho ao bairro da Encruzilhada), no Recife. As suas cores: verde e branco.

Praça de Esportes

No mês seguinte, o clube inaugurou, no domingo, às 6h30min., do dia 29 de Outubro de 1916, o novo Ground, no bairro de Campo Grande, localizado na Zona Norte do Recife.

Na ocasião, o orador Clovis Bráulio de Carvalho discursou para os convidados. Depois ocorreu a partida inaugural entre os times A e B. O 1º Quadro foi escalado assim: Coelho; C. Miranda e Antenor Mineca; Joãozinho, Silvio do Val e Clovis; M. Pirette Santos, Zé de Almeida, Bruno, Oswaldo e Raul.

Há registros de que no início de 1917, o Centro já estava em outro campo: situado na Avenida Ferreira Gomes, s/n, no bairro da Encruzilhada, batizado por Stadium Ferreira Gomes.

Sete participações na Elite do futebol de Pernambuco

No futebol, o “Grêmio da Camisa Verde” disputou sete edições do Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão: 1929, 1930, 1931, 1932, 1933, 1934 e 1935. Ao todo, foram 82 jogos, com 57 pontos: 21 vitórias, 13 empates e 48 derrotas; marcando 149 gols, sofrendo 261, e um saldo negativo de 112.

Reorganizado em 1927

Na quinta-feira, do dia 06 de Janeiro de 1927, na residência do benemérito Hilkar Machado, situado na Avenida Clementino Tavares (atual: Avenida Beberibe), na Encruzilhada, o “Centro” passou por um processo de reorganização, comandados por um grupo de onze desportistas:

Sylvio Fernandes, Alcides Lima, Arnaldo Costa, Arthur Neves, Alderico Freitas, José Ribeiro Campos, Luiz Leitão, Guilherme Machado, Hilcar Machado, Edgar Machado, Manassés Guimarães.

Essa mudança, o clube resolveu trocar o bairro vizinho (Campo Grande) pelo bairro que empresta o nome da agremiação alviverde. Apesar da mudança, a nova diretoria manteve uma relação carinhosa com o bairro vizinho. No início de 1929, a diretoria ofertou uma artística taça as torcedoras de Campo Grande, que ficou à mostra no pavilhão italiano, na Exposição.   

A diretoria foi constituída da seguinte forma:

Presidente – Alcides Lima;

Vice-presidente – João Muniz Ramos;   

1º Secretário – Alderico Freitas;

2º Secretário – Hulberto Gama;

3º Secretário – Ezequiel Piretti;

Orador – Arthur Neves;

Vice-Orador – Agapito de Freitas;

Thesoureiro – Manuel Filizola;

Commissão de Syndicancia – José Neves, Guilherme Coimbra, Sylvio Fernandes, Arnaldo Costa e Luiz Leitão.

Nova Sede e o Stadium do Encruzilhada

A sua nova casa, ficava na Rua Castro Alves, no bairro da Encruzilhada, localizado na Zona Norte do Recife. No local, magnificamente aparelhada e artisticamente mobiliada, contando com jogo de salão, com ping pong, jogo de dama, xadrez e b x marombas, etc. O que demonstra estar equipada para o atletismo.

O Stadium foi inaugurada no domingo, do dia 13 de Março de 1927, em amistoso, diante do Jandyra Sport Club (composto por rapazes do Sport Club do Recife).

Às 7 horas, no encontro entre os Terceiros Quadros, o “Centro” venceu por 3 a 1. Às14h30min., no jogo dos Segundos Quadros, deu Jandyra: 2 a 0. Por fim, às 16 horas, na partida de fundo, entre os Primeiros Quadros, terminou empatado em 1 a 1.

Dias depois, a 1ª vitória nessa nova era: 1 a 0 em cima do Commercial Foot-Ball Club. O gol da vitória foi assinalado pelo atacante Carlito. Já a maior goleada veio no domingo, do dia 20 de novembro de 1927, quando abateu o Nacional Foot Ball Club pelo placar de 5 a 1.

ALGUNS NÚMEROS DE 1927 e 1928

Entre as duas temporadas completas (1927 e 1928), o Centro Sportivo Encruzilhada acumulou um total de 89 jogos, com 41 vitórias (46,0%), 28 empates (31,5%) e 20 derrotas (22,5%). Triunfos que se destacaram foram diante do Jandyra, Vasco da Gama, Mocidade, Varzeano Sport Club, Fortaleza, Capibaribe e Associação Atlética Arruda.

Viagem à Campina Grande/PB   

Duas excursões em 1928: no domingo, do dia 23 de setembro, no município de Victoria, um amistoso estadual, o “Centro” venceu o Yankee Club por 2 a 0. No mês seguinte,  no domingo, do dia 14 de outubro, num amistoso nacional, empatou com o Palestra em 2 a 2, em Campina Grande, no estado da Paraíba.

Troféus conquistados nesse período

Taça Collares Vianna (vitória em cima do Bello Horizonte);

Taça Alcides Lima (vitória em cima do Tuyuty);

Taça Encruzilhada (festival da Associação de Cronistas Desportivos);   

Taça de Bronze (ofertado pelo Palestra de Campina Grande/PB);

Taça Campeão da Sympathia (ofertada pelo jornal O Esporte, vencedor do concurso simpatia com 4.162 votos).

Criação da Associação Suburbana de Desportos Terrestres (ASDT)

Às 20 horas, da sexta-feira, no dia 25 de Janeiro de 1929, o “Centro” liderou o movimento para a criação da Sub-Liga, onde fez uma reunião com os clubes suburbanos.

A assembléia com intuito da formação da Coligação Suburbana de Desportos Terrestres (ASDT). Uma semana depois, foi Fundada na sexta-feira, do dia 1º de Fevereiro de 1929, que teve como 1º Presidente o Sr. Ramos de Freitas.

Estranhamente, o Encruzilhada não se filiou a nova liga, o que acarretou problemas, pois os clubes filiados foram proibidos de enfrentá-lo. Segundo o Pequeno Jornal fez uma avaliação da postura do clube alviverde: “Um carrancismo tolo, uma vaidade inútil, fizeram repelir as inúmeras solicitações e o clube querido de Alcides Lima (então o presidente) permaneceu isolado“.

Após idas e vindas, enfim, a diretoria do “Alviverde da Encruzilhada” aceitaram as argumentações e o clube se filiou a ASDT e depois a  Liga Pernambucana de Desportos Terrestres (LPDT). Assim, o alviverde disputaria pela 1ª vez o Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão, em 1929.   

Varzeano x Encruzilhada para 4 mil torcedores

No domingo, do dia 03 de Março de 1929, o Encruzilhada foi até o bairro da Várzea (2º maior em extensão territorial do Recife), a fim de enfrentar o temível Varzeano Sport Club.

O Estádio estava completamente lotado com cerca de 4 mil pessoas, que assistiram um jogo equilibrado que terminou empatado em 1 a 1. O mesmo resultado na partida entre as duas equipes nos Segundo Quadros.  

Debutou na Elite Pernambucana em 1929

Então, no Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão, organizado pela Liga Pernambucana de Desportos Terrestres (LPDT), teve o pontapé inicial. Na tarde de domingo, do dia 12 de maio de 1929, o Centro Sportivo Encruzilhada estreou diante do forte Náutico Capibaribe, nos Aflitos.

Num jogo de seis gols, a partida terminou empatada em 3 a 3. Nos Segundos Quadros, o Náutico venceu por 5 a 1, enquanto nos Terceiros Quadros, o Encruzilhada ganhou 1 a 0.   

Pela 2ª rodada, colocou no caminho do “Centro” o atual campeão do estado: o Sport do Recife, na tarde de domingo, do dia 26 de maio de 1929, no Estádio da Avenida Malaquias. O árbitro foi o folclórico Alcindo Wanderley, o Pitota.

O Encruzilhada fez história e abateu o Sport do Recife pelo placar de 3 a 2. Após estar perdendo com, menos de 15 minutos de jogo (dois tentos de Bulhões), por dois a zero, o Centro virou com gols de Zequinha; Baltar, o “Velho Cabo 70“, de pênalti; e após receber passe de Pinto, Faísca fez o gol da vitória. Nos jogos dos Segundos e Terceiros Quadros, o placar foi o mesmo: 1 a 1.

Na 3ª Rodada, outra pedreira: o América do Recife, na tarde de domingo, do dia 16 de junho de 1929, no campo da Jaqueira. Num jogo, com cada time sendo melhor em cada tempo, a partida terminou empatada sem gols. O Time formou: Piancó; Palmeira e Sylvio; Baltar, Simões e Leitão; Pinto, Pedrinho, Lilla, Faísca e Zeca. Técnico: Lilla. Nos Segundos Quadros, o América venceu por 3 a 0. Já nos Terceiros Quadros, outro empate em 1 a 1.

Na 4ª Rodada, na tarde de domingo, do dia 30 de junho de 1929, o Encruzilhada empatou com o Torre, em 2 a 2, no campo da Jaqueira. Nos Segundos Quadros, empate em 1 a 1. Já nos Terceiros Quadros, o Torre venceu por 1 a 0.

Pela 5ª Rodada, na tarde de domingo, do dia 14 de julho de 1929, o Encruzilhada voltou a vencer ao bater o Equador Football Club por 3 a 0. Nos Segundos Quadros, o “Centro” goleou por 4 a 1

Na 6ª Rodada, na tarde de domingo, do dia 28 de julho de 1929, o Encruzilhada sofreu a primeira derrota no certame, ao perder para o Flamengo por 2 a 0. Pelo mesmo placar o “Centro” perdeu nos Segundos e Terceiros Quadros

Na 7ª Rodada, às 16h15min., de domingo, do dia 04 de agosto de 1929, o Encruzilhada caiu diante do Santa Cruz pelo placar de 1 a 0, na Avenida Malaquias. O gol saiu aos 27 minutos do 1º tempo, por intermédio de Alfredo. Nos Segundos Quadros o “Centro” venceu por 2 a 0. O time formou: Piancó; Sylvio e Palmeira; Baltar, Simões e Leitão; Zequinha, Aranha, Lilla, Pedrinho e Pinto. Técnico: Lilla.

Pela 8ª Rodada, na chuvosa tarde de domingo, do dia 25 de agosto de 1929, o Encruzilhada sofreu a terceira derrota seguida. Dessa vez para o Náutico Capibaribe por 2 a 0, no campo do América. Nos jogos dos Segundos e Terceiros Quadros, o “Centro” perdeu por 5 a 0 e 1 a 0, respectivamente.

Excursão e goleada em João Pessoa (PB)

O “Campeão da Sympathia” deu um intervalo no certame estadual e excursionou até João Pessoa, na Paraíba para enfrentar o Vasco da Gama (que também estava debutando na Elite do futebol paraibano)Às 15h35min., no domingo, do dia 1º de setembro de 1929, no campo do Cabo Branco. Com arbitragem de Aloysio França, o Encruzilhada goleou o Vasco por 4 a 1.

Aos 17 minutos, Lilla deu belo passe para Zezé que abriu o placar para o Encruzilhada. Aos 19 minutos, o “Periquitos da Encruzilhada” ampliou: Zezé deu passa para Arnaldo, que deixou passar para Zé Pedro, que chutou rasteiro, sem chances para o goleiro Raul.

Na etapa final, logo aos seis minutos, Zezé driblou Patrício e tocou para Zeca que fuzilou para aumentar o marcador. Com tranquilidade o Encruzilhada chegou ao 4º gol, após Zezé entregou o balão a Lilla, que bateu com categoria, colocando a bola para o fundo das redes. Aos 18 minutos, o Vasco fez o seu tento de honra, por intermédio de Zé Pedro, cobrando pênalti.    

Retornando ao Estadual, o Encruzilhada voltou a campo, pela 9ª Rodada,no domingo, do dia 08 de setembro de 1929. Contudo, nova derrota para o Flamengo por 2 a 0. Nos jogos dos Segundos e Terceiros Quadros, o “Centro” venceu por 2 a 0 e foi derrotado por 1 a 0, respectivamente.

Na 10ª Rodada,no domingo, do dia 22 de setembro de 1929, o “Centro” foi derrotado pelo Santa Cruz por 3 a 0. Nos jogos dos Segundos e Terceiros Quadros, derrotas por 2 a 0 e 5 a 2, respectivamente.

O Encruzilhada encerrou a sua participação no Estadual de 1929, na penúltima colocação, com sete pontos em 13 jogos: duas vitórias, três empates e oito derrotas; com 13 gols a favor e 21 contra, com um saldo negativo de oito.

Em 1930, o clube tinha uma nova Sede social, localizado na Avenida Bernardo Vieira, nº 393 (depois 421), no bairro Encruzilhada, no Recife, onde realizou grandes bailes de carnaval.

No Campeonato Pernambucano de 1930, o Encruzilhada fez uma excelente e melhor campanha da sua história, terminando na 3ª colocação no geral. O Centro só ficou atrás do Torre Sport Club, vice-campeão; e do América Football Club, campeão do certame. Ao todo, foram nove jogos e 10 pontos, com quatro vitórias e cinco derrotas; marcando 12 gols, sofrendo 15 e um saldo de menos três tentos.

No Estadual de 1931, o “Centro” não conseguiu repetir o belo desempenho da temporada anterior terminando na 9ª e antepenúltima posição. Foram 10 partidas e nove pontos; com quatro vitórias, um empate e cinco derrotas; marcando 33 gols, sofrendo 35 e um saldo negativo de dois.

Veio o Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão de 1932, mas o desempenho continuou ruim. O Centro Sportivo Encruzilhada ficou na 10ª e penúltima colocação, com três pontos em oito partidas: uma vitória, um empate e seis derrotas; marcando 12 gols, sofrendo 22, e um saldo de 10 negativos.

Na temporada seguinte (Estadual de 1933), os “Periquitos da Encruzilhada” melhoraram, ficando na 7ª posição, com nove pontos em 14 jogos:  quatro vitórias, um empate e nove derrotas; assinalando 22 gols, sofrendo 61 tentos e um saldo de menos 39 gols.

No Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão de 1934, num total de oito clubes, o Centro ficou em 5º lugar, com 12 pontos em 14 jogos: quatro vitórias, quatro empates e seis derrotas; marcando 28, sofrendo 41 e um saldo negativo de 13 gols.

No Torneio Início de 1935, o Encruzilhada acabou caindo na estreia ao perder para o Sport Recife por 3 a 2. Uma curiosidade: No domingo, do dia 07 de abril de 1935, no seu campo, o Encruzilhada enfrentou, amistosamente o Iris Sport Club, pelo placar de 3 a 1.

Os gols foram assinalados por Estácio, Neves e Marinheiro, enquanto Guerra fez o tento de honra do Iris. Essas duas equipes iriam protagonizar meses depois a ascensão de um e o declínio do outro.

Depois veio o Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão de 1935, que acabou sendo marcante na história do Centro Sportivo Encruzilhada, mas da pior forma possível.

Num total de oito equipes, o “Camisa Verde” terminou na 8ª e última posição. Foram sete pontos em 14 jogos, com duas vitórias, três empates e nove derrotas; marcando 29, sofrendo 66 e um saldo de menos 37.

O Centro era sétimo colocado, porém diante da desistência do restante do jogo interrompido diante do América, acabou perdendo um ponto, suficiente para cair para o oitavo lugar.

Rebaixamento decretou um “caminho sem volta

Após terminar na lanterna, restou ao Encruzilhada ter a última chance de permanecer na Elite: enfrentar o Íris Sport Club (Santo Amaro), campeão da Segunda Divisão (ao vencer o Atheniense), numa melhor de três jogos. Exatamente o mesmo adversário que o Centro venceu com tranquilidade, em amistoso, antes do início do certame.

Centro é goleado

O 1º jogo, aconteceu no domingo, às 16h, do dia 05 de Janeiro de 1936, no Estádio da Avenida Malaquias. E o Centro foi goleado pelo Íris Sport Club por 7 a 2. O árbitro foi Alonso Rodrigues de Souza.

Logo no início de jogo, Gondim abriu o placar para o Centro. Aos oito, Calixto empatou. Aos 19, Guerra colocou o Íris na frente. No minuto seguinte, Ivo ampliou para os azulinos. Na etapa final, logo no início Damião diminuiu para o Centro.

Três minutos depois, Edgard, de pênalti, fez o 4º tento para o Íris. O jogo ficou complicado e o time azulino ainda marcou mais três gols: Guerra, duas vezes, e Edgard.  

Íris SC: Baracas; Popó e Walfrido; Electrico, Ramalho e Caboclo (Gato); Ivo, Calixto, Edgard, Sinésio (Guerra) e Miolo.

Encruzilhada: Francelino; Watson e Estácio; Soares, Moura e Odílio; Pinto, Bayma, Damião, Bessoni e Manoel Gondim 

Tudo igual no 2ª partida

O 2º jogo, ocorreu no domingo, às 15h15min., do dia 12 de Janeiro de 1936, no campo da Jaqueira (do Tramways). O Encruzilhada e o Íris ficaram no empate em 1 a 1. O árbitro da peleja foi João Elysio Lauria Ramos.

O 1º tempo teve muita disputa e pouca objetividade, terminando sem gols. Na etapa complementar, logo no início, Guerra abriu o placar para o Íris. O time azulino seguiu pressionando, mas aos poucos o Centro foi retomando às rédeas do jogo.  Então, Zeferino invadiu a área e tocou na saída de Barracas para deixar tudo igual. 

Encruzilhada: Francelino; Perdido e Watson; Leitão, Moura e Estácio; Ayrton, Damião, Zeferino, Lylla (Bessoni) e Manoel Gondim 

Íris SC: Baracas; Popó e Walfrido; Gato, Baptista (Ramalho) e Ramalho (Electrico); Ivo, Calixto, Edgard, Guerra e Miolo.

Novo empate resultou na queda do Encruzilhada

O 3º e último jogo, transcorreu no domingo, às 15h35min., do dia 19 de Janeiro de 1936, Centro Sportivo Encruzilhada e Íris Sport Club voltaram a empatar em 1 a 1, na Avenida Malaquias (campo do Sport Recife). O árbitro foi Alberto Gomes Alves.

Aos 13 minutos, Varella abriu o placar para o Centro. E assim o jogo seguiu até o fim da etapa inicial. Na volta do intervalo, logo aos cinco minutos, após belo passe de Miolo, o atacante Edgard empatou. O placar seguiu inalterado até o apito do árbitro. 

Com esse resultado (uma vitória e dois empates; marcando nove gols e sofrendo quatro), o Íris Sport Club assegurou a volta para a Primeira Divisão, enquanto o Encruzilhada acabou rebaixado para a Segunda Divisão pela 1ª vez.

Íris SC: Baracas; Popó e Walfrido; Eletrico, Baptista e Ramalho; Caboclo, Calixto, Edgard, Sinésio e Miolo.

Encruzilhada: Francelino; Perdido e Lucas; Cosme, Leitão e Pita; Pinto, Franzé, Varella, Lylla e Estácio 

O último ato do Centro

No entanto, o rebaixamento do “Alviverde da Encruzilhada” ganhou um “novo capítulo” no mês seguinte. A Federação Pernambucana de Desportos (FPD), voltou atrás e manteve o clube na Elite. Apesar de não ficar claro os motivos, o Centro participou da competição que abria a temporada no estado.     

Torneio Início de 1936

No domingo, do dia 1º de Março, foi realizado o Torneio Início de 1936. O Encruzilhada estreou diante do seu algoz: Íris Sport Club, às 15h05min., tendo na arbitragem o Sr. Alonso Rodrigues, no campo do Tramways. E, novamente, o Centro foi derrotado por 1 a 0, dando adeus ao torneio.

Íris SC: Baracas; Popó e Joca; Marionettos, Zeca e Ramalho; Caboclo, Frajola, Edgard, Nicolau e Gato.

Encruzilhada: Francelino; Perdido e Lucas; Edith, Leitão e Pajú; Quinto, Ellon, Damião, Neco e Brayner.

A FPD divulgou a tabela do Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão de 1936, no qual o Encruzilhada iria estrear na quinta-feira à noite, do dia 15 de março, diante do Náutico Capibaribe.

O clube trouxe o meia Paesinho (ex-Torre), depois Humberto (com um contrato de três anos). No entanto, com a vinda do Clube de Regatas Vasco da Gama/RJ, somado a convocação do selecionado pernambucano, as datas do início do estadual foram adiados.

Clube teve três jogadores convocados

Como preparação, o Encruzilhada enfrentou, amistosamente, o Torre Sport Club, no domingo, às 16 horas, do dia 15 de Março de 1936, no campo da Avenida Castro Alves. Antonio Machado foi o árbitro da peleja. O resultado não foi divulgado.

Na semana seguinte, o técnico da Seleção Pernambucana, Joaquim Loureiro  convocou o grupo para um período de treinos, visando o XI Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais. E o Encruzilhada teve três jogadores convocados: Perdido, Paesinho e Ivo.

Inesperadamente, o Centro se licenciou e depois se extinguiu

Porém, na sexta-feira, do dia 17 de Abril de 1936, a diretoria encaminhou um ofício, no qual solicitava uma licença do campeonato. No domingo, às 8 horas da manhã, do dia 19 de Abril, foi realizado uma assembléia geral, na Sede do clube. 

Na segunda-feira, do dia 20 Abril de 1936, reunido em sessão extraordinária, a diretoria formada pelo presidente, Pedro Alves Pereira da Silva; Vice-presidente, Benjamin Gonçalves; Secretário, Luiz Capibaribe; Thesoureiro, Reynaldo Paiva; Conselho Especial, Lafayette Vareda – Abílio de Barros – Júlio Moreira dos Santos – Hilkar Machado; deliberou a dissolução do Centro Sportivo Encruzilhada, ficando a liquidação de acordo com o estatuto do clube.

Nos anos 50, ocorreu uma tentativa de reorganizar o clube

Em 1953, foi formado a diretoria dos Veteranos do Centro Esportivo da Encruzilhada, como uma forma de manter viva as histórias e os antigos membros, que se reuniam na Sede (provisória) na Rua Carneiro Vilela, nº 448, no Espinheiro, um bairro nobre pertencente à 3ª Região Político-administrativa do Recife.

Essas reuniões foram se aflorando, com a realização de jogos amistosos até que na quarta-feira, do dia 19 de Agosto de 1959, foi noticiado no Diário de Pernambuco o desejo de reabrir a antiga agremiação:

Componentes do Antigo Clube Rex de Amadores, à frente o desportista Walter Marques de Oliveira, estão tratando da reorganização do Centro Esportivo da Encruzilhada, a agremiação que marcou época no futebol da cidade, inclusive na primeira divisão de profissionais. A sede do grêmio arrabaldino (arredor) será localizada, inicialmente, na Vila do IPASE, na Encruzilhada e seus reorganizadores já estão pensando num terreno onde será construída a praça de jogos do clube, já que é pensamento dos mesmos participar dos prélios oficiais da segunda categoria no próximo ano, passando à divisão de honra, no ano seguinte“. 

Apesar de toda empolgação, não foi encontrado mais nenhuma notícia de que esse projeto tenha ido para frente. E, com isso, a “última chama de esperança” do retorno do Centro Sportivo Encruzilhada se apagou definitivamente, colocando um ponto final no “Campeão da Sympathia“.

Algumas formações:

Time base de 1916 – Hygino (Coelho ou Santos); Octacilio (C. Miranda ou Candinho) e Lela (Cap.); Guimarães (Antenor), Sobrinho (Joãozinho) e Bruno (Elidio); Ildelfonso (Raul), Silvio do Val (Oswaldo) e José Victorino (Clovis); Vital (M. Pirette Santos) e Tatá (Zé de Almeida). Técnico: José Victorino de Almeida (depois: Elydio Macedo). 

Time base de 1917 – Chiquinho (Paulo Xavier); Pedro Guimarães e Mario Mattos (Mario Pinto); Balthazar (Cap.), Oliveira (C. Miranda) e Victorino (Deca); Waldemar (M. Mendonça), Coelho (Balthar), M. Dias (J. da Motta) e Eliezer (Victorino)Técnico: Elydio Macedo. 

Time base de 1918 – Tartaruga; Antenor e Dowsley; Peretti, Balthazar (Cap.) e  Candido; Euclides, Moreira, Guanabara, M. Silva e P. Silva

Time base de 1927 – Dedé; Machado e Cavalcanti; Guilherme, Pedrinho e Pires; Pinto, Motta, Lyla, Carlito e Almeida

Time base de 1928 – Ismael (Dedé); Machado (Palmeiras) e Pedro Sá; Guilherme, Pedrinho e Jacy (Pires ou Baltar); Almeida (Carlito), Motta (Pinto), Lyla (Zena), Pita (Julinho) e Karlyto (Seca). Técnico: Pedro Sá Cavalcanti

Time base de 1929 – Piancó (Lyra); Palmeira e Sylvio (Pedro Sá); Baltar (Pires), Simões e Leitão; Pinto (Zequinha), Pedrinho (Aranha), Lilla (Bulhões), Faísca (Motta) e Zeca. Técnico: Lilla.

Time base de 1930 – Piancó; Palmeira e Moacyr; Baltar, Sebastião e Leitão; Marinheiro, Lyla, Sabininho, Motta e Zeca

Time base de 1931 – Arthur Loyo (J. Trajano); Estácio (Hilkar) e Pedro Sá (Gesner Loyo); Leitão (Cão), Sebastião e Pita (Pires); Leitãozinho, Pintinho, Péricles, Lila e Manoel Godim

Time base de 1932 – Arthur Loyo; Estácio e Machado; Cão, Felinto e Pita; Leitãozinho, Marinheiro, Nickolas, Lila e Manoel Godim

Time base de 1933 – Encresio; Machado e Filintho; Leitão, Pedrinho e Cão; Hernani, Pita, Lila, Estácio e Manoel Godim

Time base de 1934 – Gouveia; Perdido e Luizinho; Leitão, Cão e Pita; Marinheiro, Estácio, Nadú, Lylla e Manoel Godim

Time base de 1935 – Gouveia (Francelino); Perdido e Estácio (Luizinho); Pita, Baptista e Leitão (Cão); Pinto (Dias ou Nadur), Neves (Marinheiro), Nelson (Lylla), Franzé (Varella) e Manoel Godim

Time base de 1936 – Francelino; Perdido (Watson) e Estácio (Lucas); Cão (Moura), Leitão (Soares ou Edith) e Pita (Odílio ou Pajú); Pinto (Quinto), Lylla (Brayner ou Ellon), Nadur (Damião), Cosme (Bessoni) e Manoel Godim (Neco)

Desenho do escudo, uniforme, pesquisa e texto: Sérgio Mello

FONTES A Província (PE) – Diário da Manhã (PE) – Diário de Pernambuco (PE) – O Jornal de Recife (PE) – Pequeno Jornal (PE) – RSSSF Brasil

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *