A Associação Atlética Bancária foi uma agremiação do município de Rio do Sul (SC). Fato é, que há poucas informações sobre esse time. Não se sabe o endereço, a data de fundação, e, pouquíssimas pessoas de Rio do Sul sabem algo da Atlética Bancária.
O redesenho do escudo foi baseado nessa suposta foto do clube. Portanto, desde já peço a colaboração dos amigos internautas que ajudem a resgatar um pouco da história desta equipe.
O grande feito que fez a Atlética Bancária entrar no “radar” do futebol do estado, aconteceu em 1960, quando conquistou uma vaga para disputar o Catarinense daquele ano.
Após disputar o Campeonato Citadino de Rio do Sul, organizado pela Liga Riosulense, no início de setembro de 1960, Atlética Bancária chegou no último jogo dependendo de um simples empate para ficar com título. Já o Clube Atlético Quinze de Novembro precisava vencer para levantar a taça.
Numa partida de sete gols, a Atlética Bancária acabou derrotada pelo placar de 4 a 3, ficando com o vice. Mesmo assim, assegurou o seu lugar no Campeonato Catarinense de 1960.
A classificação final de Rio do Sul, publicado pelo Jornal O Estado (Florianópolis, no domingo, do dia 04 de setembro de 1960), ficou assim:
Clube Atlético Quinze de Novembro (Campeão): 3 pontos perdidos;
Associação Atlética Bancária (Vice campeã): 4 pontos perdidos;
Rodoviário Futebol Clube (3º colocado): 5 pontos perdidos;
Canto do Rio (4ª posição): 12 pontos perdidos;
Em seguida, a Associação Atlética Bancária entrou no Campeonato Catarinense, na Zona 3, mas não conseguiu avançar para a fase seguinte. Abaixo os participantes:
Zona Sul (Zona 1): Comerciário, Ferroviário, Hercílio Luz, Metropol, Atlético Mineiro, Minerasil
Campeão: Metropol; Vice: Hercilio Luz
Zona Litoral/Vale (Zona 2): Avaí, Figueirense, Carlos Renaux, Paysandu, Olímpico, Palmeiras, Marcílio Dias, Cimenport
Campeão: Palmeiras; Vice: Marcílio Dias
Zona Planalto/Serra/Alto Vale (Zona 3): Internacional, Guarani(L), Pery Ferroviário, Associação Atlética Bancária, XV de Rio do Sul, Botafogo de Canoinhas, Santa Cruz, Operário de Mafra
Campeão: Pery Ferroviário
Zona Oeste (Zona 4): Comercial, Botafogo(PU), Tamandaré(PU), Grêmio Caçadorense, Vasco de Caçador, Cruzeiro
Campeão: Comercial
Zona Norte (Zona 5): Acaraí, América, Atlético SF, Baependi, Fluminense, Ypiranga
Campeão: Ypiranga; Baependi (vice)
Importante!
Apesar da escassez, essa postagem é uma singela homenagem a tantos times pequenos que ajudaram a construir o futebol brasileiro! Por isso, peço aos amigos internautas que ajudem nesse resgate, pois você pode ter no seu “baú” documentos, fotos, flâmulas, bandeiras, etc., de equipes que fizeram parte dessa história, e vocês nem tenham conhecimento! Vamos entrar nessa correte e resgatar essas equipes!
FONTES: Futebol Nacional – O Estado (SC) – Página do Facebook “Antigamente em Rio do Sul”
Sergio,
Excelente trabalho de pesquisa, resgatando para todos, a existência da Atlética Bancária de Rio do Sul. Trabalho inédito para a história dos campeonatos catarinenses. Grande abraço