O Rio Branco Futebol Clube é uma agremiação do município de Conceição de Macabu, que fica na região Norte Fluminense, a 227 km da capital do estado do Rio de Janeiro. Fundado no sábado, do dia 15 de março de 1952, a sua população é de 27.224 habitantes, segundos o censo do IBGE/2010.
A sua Sede e a Praça de Esportes ficam localizados na Avenida Victor Sence, nº 283, no bairro Paraíso, em Conceição Macabu. As suas cores: vermelho, azul e branco.
A sua Praça de Esportes (capacidade para 600 pessoas, com vestiários, refletores), fica situado entre os bairros da Garapa e da Vila Nova (marcando a divisão desses bairros), foi inaugurado no dia 23 de Junho de 1917.
O “Tricolor Macabuense” foi Fundado no domingo, do dia 15 de Fevereiro de 1914, por alunos do Instituto Rio Branco. É o clube mais antigo em atividade no Norte Fluminense e um dos mais antigos do interior do estado do Rio de Janeiro.
Outro orgulho é que Policarpo Ribeiro, o ‘Poly’, atuou no Rio Branco e, posteriormente, jogou no Americano de Campos, onde foi convocado pela Seleção Brasileira para disputar a I Copa do Mundo de futebol, em 1930, no Uruguai.
Foi num amistoso entre o Rio Branco de Macabu e o Americano de Campos, que despertou o interesse da equipe campista, que por fim acabou contratando o craque macabuense.
Quem foi o craque Poly?
Natural de Conceição de Macabu, Policarpo Ribeiro de Oliveira, nasceu em 26 de Janeiro de 1909 e faleceu aos 77 anos, em Campos dos Goytacazes, em 13 de Agosto de 1986.
Conhecido por ‘Poly’, foi um atacante rápido e habilidoso, que surgiu no Rio Branco de Macabu. Aos 15 anos, se transferiu para o Americano de Campos, em 1924, onde jogou por duas décadas até 1944.
Até hoje, ‘Poly’ foi o 1º e único jogador do Alvinegro Campista a ser convocado para a Seleção Brasileira. Participou da I Copa do Mundo de 1930, onde jogou na partida de estreia, na segunda-feira, do dia 14 de Julho de 1930, entre Brasil e Iugoslávia. No final, o escrete canarinho acabou derrotado pelo placar de 2 a 1.
Filiado na década de 50, na Federação Fluminense de Desportos (FFD) e na Liga Macabuense de Desportos (LMD), fundada na quarta-feira, do dia 03 de Abril de 1957. O Rio Branco disputou diversas edições do Campeonato Citadino Conceição de Macabu, organizado pela LMD.
FOTOS: Página no Facebook “Macabu: História & Memória” – Acervo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)
FONTES: O Fluminense (RJ) – Livro “Imagens da Nossa Terra”, de autoria de Godofredo Guimarães Tavares – Jornal A Gazeta de Macabu (22/02/1914) – Livro “ABC Macabu”, de Marcelo Abreu Gomes