Associação Esportiva Ituiutabana – Ituiutaba (MG): escudo diferente dos anos 80

A Associação Esportiva Ituiutabana é uma agremiação da cidade de Ituiutaba, no estado de Minas Gerais. O curioso dessa postagem é o escudo e a data de fundação diferentes do que conhecemos.  

A “Véia” foi Fundado na segunda-feira, do dia 17 de Julho de 1933. No entanto, nesse escudo acima postado, há uma outra data de fundação: no domingo, do dia 05 de Março de 1933. A criação aconteceu por meio da fusão entre o Comercial e Associação Atlética Operária.

A sua Sede e o seu Estádio Coleto de Paula, com capacidade para 7 mil pessoas, depois do acréscimo de arquibancada, que aconteceu no ano de 2005, tem o seguinte endereço: Rua Vinte (com Avenida 31), nº 2235, no Centro de Ituiutaba (MG).

E o seu maior rival era o Esporte Clube Ituiutaba que mudou seu nome para Boa Esporte Clube hoje em Varginha após subir para o Campeonato Brasileiro da Série B.

A Associação Esportiva Ituiutabana chegou no futebol profissional na década de 80, quando disputou o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão em 1986. A diretoria montou um bom time que decidiu com o Rio Branco, de Andradas uma vaga na Elite do Futebol de Minas. Porém, acabou não conseguindo o tão sonhado acesso. Depois jogou a Segundona nos anos de 1987, 1988 e 1989.

Na década de 90, a equipe foi Campeã da Copa Triângulo, competição promovida pela Liga do Triangulo de Futebol. Em 2001, foi Vice-Campeonato Mineiro da Terceira Divisão.

Depois passou a atuar no futebol amador até o retorno ao futebol profissional, que foi planejado a partir de 2010, com a reforma do seu estádio e a filiação junto a Federação Mineira de Futebol (FMF).

Em 2012 disputou a Segunda Divisão (na realidade a Terceirona) do Campeonato Mineiro e foi eliminado, na fase semifinal, ao vencer o Minas Futebol por 1 a 0, fora de casa, no jogo da ida e na volta acabou perdendo por 2 a 0, diante da sua torcida. Ter minando na 3ª colocação no geral. Posteriormente, se retirou da esfera profissional sem retornar até o momento.

Colaborou: Fabiano Rosa Campos

FONTES: Mercado Livre – Wikipédia – Página do clube no Facebook – YouTube (História da AE Ituiutabana)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *