Inédito!! Tibiry Sport Club – Santa Rita (PB): Três edições do Estadual na década de 20

O Tibiry Sport Club foi uma agremiação da cidade de Santa Rita, que possui uma população de 136.586 habitantes, segundo o IBGE/2019, e fica a 11 km da capital de João Pessoa, no estado da Paraíba.

O “Alviceleste de Santa Rita” foi Fundado na sexta-feira, do dia 16 de Outubro de 1925, na Sede da filarmônica de Santa Rita, por funcionários da grande indústria dos irmãos Veloso Borges: Fabrica de Tecidos Tibiry S/A.

O 1º presidente de honra foi o Dr. Edgard Seager, tendo sido seu sucessor o Dr. Manoel Veloso Borges. A 1ª Diretoria, contou com o concurso dos seguintes membros:

Presidente – Heriberto Barbosa;

Secretário – Vicente Freire;

Tesoureiro – Luiz Emílio;

Orador – Floriano Mendes Freire;

Diretor de Esportes – o cargo ficou vago

Debutando na Elite Paraibana

Sob a presidência do Dr. João da Mata, na terça-feira, do dia 15 de Fevereiro de 1927, conseguiu a filiação à Liga Desportista Paraibana (LDP). Ao todo, foram quatro participações no Estadual: 1927, 1928, 1929 e 1944.

A sua estreia no Campeonato Paraibano de Futebol, no domingo, do dia 03 de Abril de 1927, nas derrotas para o Potyguares, por 6 a 1 e 5 a 0, no 1º e 2º Quadros, respectivamente.

Nessa peleja, jogaram atletas destacados, como o guardião Tiburcio dos Santos Filho, e, seus companheiros de clube, como José Clementino, José Francisco Chaves, Vicente Carneiro, Luiz Gomes, Severino Pereira, Adalberto Carvalho e tantos outros.

Todas as vezes, uma grande caravana de torcedores acompanhavam o quadro industrial até o hipódromo de Jaguaribe, nesse ainda cercado de zinco. Infelizmente, a falta de ambiente, contribuía sempre para lhe proporcionar dolorosos revezes.

Seu próximo compromisso com o Cabo Branco, foi mais decepcionante, pois voltou a ser esmagado pelo ingrato placar de 8 a 1. O árbitro desse jogo foi o popular desportista Aloysio França.

No 3º compromisso, fez uma grande partida contra o Palmeiras; embora derrotado por 2 a 1, deixou uma boa impressão. Com o resultado, o entusiasmo invadiu as hostes do simpático esquadrão da cidade vizinha cidade, voltando a jogar no domingo, do dia 05 de Junho, para conseguir a primeira vitória no certame oficial, frente ao conjunto do Internacional de Cabedelo por 3 a 1. O árbitro desse jogo foi Edgard Neiva.

FONTES: O Norte (PB) – Diário de Pernambuco (PE)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Paraíba em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *