Inédito!! Esporte Clube Vila Nova – Ji-Paraná (RO): Três edições no estadual

O Esporte Clube Vila Nova foi uma agremiação do município de Ji-Paraná (população de 131.026 habitantes, segundo o IBGE/2021), que fica a 373 km da capital (Porto Velho) do estado de Rondônia.

O “Alvinegro Ji-paranaense” foi Fundado na quinta-feira, do dia 07 de Setembro de 1972, por um grupo de desportistas, destacando-se o sr. Jurandir, Brasil, Loro e o ex-prefeito Roberto Jotão Geraldo. Seu último presidente foi o ex-vereador, e atualmente dentista em Porto Velho, Odimar Mathias.

Como os fundadores eram torcedores do Botafogo de Futebol e Regatas, a escolha das cores foi o preto e branco, em homenagem ao clube carioca. A sua Sede fica na Rua dos Seringueiros, nº 633, no bairro de Nova Brasília, em Ji-Paraná

Já o seu campo  ficava localizado na Vila Jotão (atrás da Pemaza), em Vila de Rondônia (atual Ji-Paraná). Na época o local era um ponto de encontro na cidade, um lugar de entretenimento e rivalidade entre as torcidas.   

EM PÉ (esquerda para a direita): Nô, Wilson, Daniel, Jair Ramires, Boró, Teleco, Fábio, xxx, Cabo Chico, Alcântara, Roldão e José Brasil;
AGACHADOS (esquerda para a direita): Deva, Hélio, Chicão, Joãozinho, Filho da Velha, Paulo, Renato e Caetano.

Em 1976, o Vila Nova se sagrou Campeão da Taça Rondônia, ao bater na final o Vera Cruz pelo placar de 6 a 1. Na edição seguinte, foi a vez do Vera Cruz vencer o Vila por 2 a 1, ficando com o caneco.

Em 1983, o Vila ficou com o vice-campeonato Municipal de Ji-Paraná, ao cair na decisão para o arquirrival Vera Cruz, por 1 a 0. Nos anos 90, chegou a disputar o Campeonato Rondoniense da 1ª Divisão, em 1994, 1995 e 1997. No final da década de 90, paralisou suas atividades.

Colaborou: Rodrigo S. Oliveira

FOTO: Acervo da página do Facebook: “Saudosismo Portovelhense”

FONTES: Diário da Amazônia – site Rul – jornal Alto Madeira (RO)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, Rondônia em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.