Motocolombó Esporte Clube – Recife (PE): Existiu entre 1940 a 1960

O Motocolombó Esporte Clube foi uma agremiação da cidade do Recife (PE). A sua Sede social foi inaugurada no sábado, do dia 12 de fevereiro de 1944, localizada na Rua Motocolombó, nº 91 depois passou para o nº 131, na Praça do Largo da Paz, em Afogados, no Recife (PE). As suas cores eram o vermelho e branco.

Os “Alvirrubros de Afogados” ou “Clube do Largo da Paz” foi Fundado no sábado, do dia 1º de Junho de 1940, com o nome de Motocolombó Sport Club, por um grupo de jovens desportistas, entre os quais:

José Vitor da Silva; Wilson Barros; Pedro Moreira Dias Júnior; Dagoberto Pimentel; Mário Paiva; Jaime Lima; Manuel da Costa Júnior; Miguel Romeiro; Oscar Ribeiro; Djalma Marques; Wanildo Beltrão, entre outros.

O clube tinha como um dos propósitos, ser um ponto de entretenimento com a população do bairro Afogados. Para isso, a diretoria realizava diversos eventos sociais no decorrer do ano, como por exemplo, os concursos de fantasias, bailes de carnavais, Festa do Balão (junina), Jazz, Bingos, Festa da Primavera, entre outros.

1º jogo e primeira vitória

No domingo, do dia 07 de Julho de 1940, o “Clube do Largo da Paz” estreou no futebol. O Motocolombó começou “com o pé direito“, ao vencer o A.T.A., em amistoso, pelo placar de 3 a 1, no campo do Sancho. O time formou assim: Joel; Cesário e Neco; Doca, Dagoberto e Hélio; Vadinho, Bebé (Carmélio), Wilson, Genaro (Mário) e Jayme.     

Debutou no Torneio Início Infantil

Ainda no mês de julho de 1940, no domingo, do dia 21, o “Alvirrubros de Afogados” recebeu o convite especial para disputar o Torneio Início Infantil, no campo da Casa Amarella, promovido pela Liga Infantil dos Sports

Apesar de três prorrogações, o Motocolombó caiu na estreia, ao empatar sem gols e derrota por um escanteio a zero, para o Onze da Vila, composto por juvenis. Na final, o Great Western venceu por 1 a 0, o Onze da Vila, ficando com o título.   

No domingo, do dia 29 de Julho de 1940, o Motocolombó bateu o Volante por 2 a 0. O time formou: Joel; Harry e Neco; Doca, Dagoberto e Hélio; Vadinho, Bebé (Mário), Wilson, Rotandário e Jayme. As duas equipes eram filiadas a Associação Suburbana de Desportos Terrestres (ASDT).    

Olimpíada Interna de 1943

Em 1943, o clube realizou a Olimpíada Internas, que contou com a disputa de diversas modalidades esportivas, como o atletismo, voleibol, futebol, ping-pong (atual tênis de mesa), etc. Além do futebol e atletismo, o Motocolombó participou do Campeonato Pernambucano de voleibol e basquete, onde enfrentou o Santa Cruz, Náutico, Sport Recife, América como as principais forças da modalidade.

Excursão a Gravatá e Vitória de Santo Antão

Sob a presidência do Sr. Telmo da Rocha Barros (1942/43 e 1944/45), no domingo, do dia 30 de abril de 1944, excursionou até o município de Gravatá. Nesse dia, às 15h40min., enfrentou e venceu o Centro Esportivo Gravataense, por 2 a 1, na Praça de Esportes, na Rua do Prado. A partida foi arbitrada pelo sr. Benigno Soleiro.

Os gols foram assinalados por Menezes aos dois minutos, abrindo o placar para os donos da casa. Aos 25 minutos, após falha do zagueiro Chocolate, o atacante Vanildo aproveitou para deixar tudo igual. Na etapa final, os “alvirrubros de Afogados” voltou melhor e precisou marcar três vezes para valer um.  

Motocolombó: Odenat; Oliveira e Neto; Mota, Nelson e Toinho; Dinilton, Vanildo, Dagoberto, Walter e Jaime.

Gravataense: Joca; Chocolate e Everaldo; Bezerra, Menezes e Lupercio; Miliquio, Orlando, Valdinho, Nelson e Aleixo.

Na segunda-feira, do dia 1º de maio de 1944, a delegação rumou para o município de Vitória de Santo Antão, a fim de enfrentar o Esporte Clube Vitória. No final, os “alvirrubros de Afogados” venceram, de virada, por 2 a 1.

O Vitória abriu o placar aos 19 minutos por intermédio de Raminho. Logo depois, veio o empate com Dagoberto, após o goleiro Agenor “bater-roupa”. Na etapa final, logo no minuto inicial, novamente Dagoberto fez o gol que decretou o triunfo para o Motocolombó. A partida foi arbitrada por Geraldo Araujo e Valdemiro Fernandes, um em cada tempo. 

Motocolombó: Odenat; Oliveira e Neto; Mota, Nelson e Toinho; Dinilton, Vanildo, Dagoberto, Walter e Jaime.

Vitória: Agenor; Fernando e Antenor; Hugo, Rubem e Negrão; Zé Gomes, Nane, Milanês, Raminho e Erasmo.

Filiação a FPD, em 1946

Na segunda-feira, do dia 11 de fevereiro de 1946, a Federação Pernambucana de Desportos (FPD), filiou em caráter definitivo o Motocolombó.

Salão de dança

No sábado, do dia 16 de Julho de 1949, o clube inaugurou o dancing, todo de taco, com as localidades para colocação de mesas de mosaico, medindo 96 metros quadrados. O evento foi marcado pela orquestra do Bando Acadêmico, sob  regência  de Alcides Leão.   

Vice-campeão do Torneio Início de Futebol de Salão de 1957  

Nas noites de sábado e domingo, dos dias 24 e 25 de agosto de 1957, o Motocolombó ficou com o vice do Torneio Início do Campeonato de Futebol de Salão, organizado pela Federação Pernambucana de Desportos.

A competição foi realizada nas dependências do Atlético Clube de Amadores, que contou com a presença de um grande público. Na estreia o Motocolombó venceu o Reno por 2 a 0 (gols de Valois e Gilvan, contra).

Na sequência, novo triunfo. Dessa vez, a vítima foi o Prado, que tombou pelo placar de 1 a 0 (gol de Mircio). Nas semifinais, o Santa Cruz foi um difícil oponente. Após empate sem gols, a decisão foi para a disputa de pênaltis. Melhor para os “Alvirrubros de Afogados” que bateu a Cobra Coral por 1 a 0.

Na final, o Motocolombó perdeu para o Benfica Atlético Clube, de Madalena pelo placar de 1 a 0 (gol de Inaldo). A renda total foi de Cr$ 2.590,00. O Benfica jogou: Geraldo; José Rodrigues (Inaldo), Guilherme, Henrique e Gilson. Motocolombó: Everaldo; Valois, Arruda, Mircio e Pedrinho.   

Fim da linha

No início da década de 60, o Motocolombó Esporte Clube foi extinto, deixando uma lacuna para o bairro dos Afogados. Assim, os dirigentes do Motocolombó resolveram fundar na terça-feira, do dia 11 de Abril de 1961, a AAA (Associação Atlética dos Afogados), visando preencher o vazio deixando pela antiga agremiação. A AAA conquistou títulos estaduais no futsal, mas acabou desaparecendo no fim dos anos 70.   

Algumas formações

Time base de 1940: Joel; Cesário (Harry) e Neco; Doca, Dagoberto e Hélio; Vadinho, Bebé (Carmélio), Wilson (Mário), Genaro (Rotandário) e Jayme.    

Time base de 1941: Newton (Luiz); Neco (Carlos) e Oliveira; Dagoberto, Doca e Bebé; Tino, Vanildo (Rotandário), Antonio (Cancio), Mario (Pedro) e Jayme

Time base de 1943: Odi; Oliveira e Neco; Wilson Primo, Doca e Toinho; Tino, Raimundo, Dagoberto, Lauro e Jaime.

Time base de 1944: Odenat (Luiz); Oliveira e Neco; Mota (Antonio), Doca (Nelson) e Toinho; Dinilton, Vanildo (Raimundo), Dagoberto (Odinar), Walter (Gileno) e Jaime.

Time base de 1946: Luiz; Oliveira e Neco; Demóstenes, Doca (Hipólito) e Raimundo; Tino (Vanildo), Bebé, Dagoberto, Lauro e Jaime.

FONTES: Sport Illustrado (RJ) – Diário de Pernambuco (PE) – Jornal Pequeno (PE) – Última Hora (PE)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Pernambuco em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *