Escudo raro de 1961: Seleção de Itaguaí (RJ)

A Liga Desportiva de Itaguaí (LDI) foi Fundada no sábado, do dia 30 de Maio de 1953. Compareceram na assembléia as seguintes seis associações: 

Itaguaí Atlético Clube;

Itacurussá Futebol Clube;

Coroa Grande Futebol Clube;

Atlético Clube Ecologia (Universidade Rural);

Grêmio Olímpico Mangaratiba;

Seropédica Futebol Clube.

A reunião foi dirigida pelo presidente Ramos de Freitas e contou com a presença de figuras de destaque no Município de Itaguaí, notando-se a presença do Dr. Fabio Horta de Araújo, ex-presidente do America do Rio de Janeiro (entre os anos de 1949 a 51 e 1960), que tomou parte ativa nos trabalhos.

Foi eleita uma comissão composta de presidentes, tendo como dirigente o Dr. Hermano Naegele, com a incumbência de elaborar os estatutos e tomar todas as medidas necessárias para a instalação da novel Liga Desportiva.

O grande feito da entidade máxima de Itaguaí, além das realizações das competições citadinas, foi o vice-campeonato Fluminense de Seleções Municipais, em 1960 (Nova Friburgo ficou com o título).

No entanto, na década de 60, a Liga Desportiva de Itaguaí entrou em crise e acabou paralisando as suas atividades. Anos mais tarde, quando sentindo o impulso do então presidente da República, Médici deu ao desporto nacional, os dirigentes do desporto fluminense, apoiados por políticos fizeram com que ressurgisse Liga Desportiva de Itaguaí no sábado, do dia 15 de Julho de 1972.

FONTES: A Manhã (RJ) – Jornal dos Sports – Diário de Notícias – A Luta Democrática – Última Hora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *