Centro Sportivo Itajaense (CSI) – Itajá (RN): revelou Souza, ex-seleção brasileira e Sinha, ex-seleção mexicana

O Centro Sportivo Itajaense (CSI) é uma agremiação do Município Itajá, situado na microrregião do Vale do Açu no interior do estado do Rio Grande do Norte. A sua Sede está localizada na Avenida João Manoel Pessoa, nº 179, no bairro Iguaraçú, em Itajá (RN).

Foto da Sede em 2012

Foi Fundado às 19 horas, do domingo, no dia 15 de Março de 1959, no salão do grupo rural, que contou com a presença de 64 pessoas, no Centro Social de Itajá. A equipe manda os seus jogos no Estádio Manoel Argemiro Lopes, o “Argemirão”, com capacidade para 3 mil pessoas.

Na 3ª reunião, às 19 horas, do domingo, no dia 12 de abril de 1959, foi constituída a 1ª Diretoria, formada pelas seguintes pessoas:

Presidente – Manoel Argemiro Lopes;

Tesoureiro – Francisco Santiago Lopes;

Diretor de Esporte – Manoel Egídio Pessoa;

Secretária – Silvânia Pessoa;

A 1ª partida do CSI, aconteceu no domingo, do dia 03 de Maio de 1959, quando goleou pelo placar de 5 a 1, o Centro Ipanguassu. De lá pra cá o CSI como o clube é um dos clubes mais tradicionais do interior potiguar.

“O Papa títulos”

distintivo atual

No Campeonato Citadino, o Itajaense possui 15 títulos. Sendo o maior campeão de uma das maiores competições do futebol amador do estado, a tradicional Copa Oeste, organizada pela Liga Desportiva Mossoroense (LDM), e que reuni as principais equipes da região Oeste e Vale do Açu.

O CSI foi seis vezes campeão da Copa Oeste nos anos de 1990, 1991, 2001, 2003, 2004 e 2009. O Itajaense também foi vice-campeão do maior campeonato amador do Rio Grande do Norte, o famoso MATUTÃO, em 1989 perdendo a final para o tradicional Centenário Esporte Clube de Parelhas.

Celeiro de craques em nível nacional e internacional

Meia Souza

O CSI também se destaca muito no futebol potiguar, por revelar muitos jogadores para clubes profissionais do Rio Grande do Norte, Brasil e do Mundo. Destaque para José Ivanaldo de Souza, mais conhecido como Souza (Itajá6 de junho de 1975), que teve uma passagem vitoriosa pelo Corinthians (SP), São Paulo (SP), Athletico Paranaense (PR) e América de Natal (RN), sendo um dos maiores ídolos do clube natalense em todos os tempos. E atuou ainda pela Seleção Brasileira, Flamengo (RJ), Atlético Mineiro (MG), Rio Branco de Americana (SP) e Krylya Sovetov (Rússia).

Sinha, defendendo as cores do Deportivo Toluca (MEX)

Outro atleta de grande destaque é Antonio Naelson Matías, Sinha que jogou no futebol mexicano no Real Saltillo, Monterrey, Toluca e Querétaro. Inclusive no Querétaro chegou atuar ao lado do Ronaldinho Gaúcho. Também jogou a Copa do Mundo de 2006 pela Seleção Mexicana. Lembrando que Sinha e Souza tem parentesco, uma vez que são primos.

No Brasil, atuou na Desportiva Ipanguaçú (RN), Rio Branco, de Americana (SP); e América de Natal. Neto Matias, irmão de Sinha também é outra grande revelação do CSI. Foi o treinador da histórica campanha do Potyguar de Currais Novos no vice-campeonato Potiguar de 2009. Outras revelações do clube de destaque foram Bebeto, Gilson Lopes e muitos outros.

O técnico Neto Matias, irmão de Sinha

FOTOS: Tribuna do Norte – página do Facebook “Antonio Naelson Sinha”

FONTES: Adeilton Alves – blog História do Futebol Potiguar

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Rio Grande do Norte em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Centro Sportivo Itajaense (CSI) – Itajá (RN): revelou Souza, ex-seleção brasileira e Sinha, ex-seleção mexicana

  1. Adeilson Ferreira de brito

    Tive a oportunidade de fazer parte desse clube jogando pelo matutao alguns anos e confirmo ser um grande clube formado por pessoas de boa índole quê amam o futebol todos estão de parabéns um seleiro de craques um abraço a todos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *