Rio Branco Esporte Clube – Boa Vista (RR): Fundado em 1920

O Rio Branco Esporte Clube foi uma agremiação da cidade de Boa Vista, no estado de Roraima. Fundado na terça-feira, do dia 20 de abril de 1920, com o nome de Rio Branco Sport Club, na Vila de Boa Vista do Rio Branco, quando ainda pertencia ao estado do Amazonas.

A sua Sede ficava situado na Rua Alfredo Cruz, s/n, no Centro de Boa Vista (RR). Posteriormente se transferiu para Rua (atual Travessa) dos Expedicionários, s/n, no Centro de Boa Vista (RR). A equipe mandava os seus jogos no Estádio João Mineiro. Além do futebol, o Rio Branco também teve equipe de basquete, no qual se sagrou campeão do campeonato da cidade de Boa Vista em 1954, ao vencer o Atlético Roraima Clube por 24 a 16, na quadra Capitão Clóvis.   

Nas décadas de 20 participou do Campeonato da Vila de Boa Vista do Rio Branco e de amistosos. Um dos seus adversários era o Boa Vista Sport Club. O primeiro título aconteceu em 1924/25 ao faturar o Campeonato Municipal da Vila de Boa Vista do Rio Branco.

Com a criação da Federação Rio-branquense de Desportos (FRD), em 1948, se tornou um dos clubes afiliados, Em 1952 sagrou-se campeão do campeonato territorial do Território Federal do Rio Branco, enquanto o Baré Esporte Clube ficou com o vice.

Também esteve presente no campeonato de 1953, juntamente com o Baré Esporte Clube e Atlético Operário Clube; e também em 1954, com Atlético Roraima Clube, Baré Esporte Clube e Atlético Operário Clube.

Em 1954, foi campeão do Torneio Comemorativo ao Aniversário do Rio Branco Esporte Clube.

Colaborou: Felipe Feitosa

FOTO: acervo de Waldelia Garcia, da página do Facebook “Boa Vista Antigamente”

FONTES: Jornal do Commercio (AM) – O Átomo (RR) – Boa Vista (RR)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Roraima em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *