Verdadeiro escudo do Fabril Athletic Club (FAC), de São Luís (MA)

Tempos atrás, em um artigo sobre o Fênix Football Club, surgiu a discussão sobre o seu escudo e sobre o verdadeiro escudo do Fabril Athletic Club (posteriormente denominado Football Athletic Club, após reinauguração), o saudoso FAC (leia-se “éfe á cê”, visto que, se observarmos no hino do clube já postado por mim, essa é a única forma que induz à rima na estrofe seguinte, foi também o que me disse o pesquisador com o qual conversei).

Pois bem. Fiquei sabendo pelo Mário Ielo que é divulgado por aí, em alguns sites especializados em escudos e distintivos, um escudo “fake” do Fabril aos moldes do escudo do São Paulo da Floresta, o que é impossível, já que o FAC é bem anterior ao surgimento deste clube e remonta a 1906!

Por isso, venho através deste artigo, além de atender a um pedido do Mário Ielo, desmistificar de vez a dúvida sobre o verdeiro distintivo do FAC, trazendo, inclusive, a citação da fonte ( a ilustração em uma edição do Jornal Pequeno de 1957) no livro do Claunísio Amorim, um dos maiores pesquisadores do futebol maranhense.

Peço desculpas pelo desenho pois, como sou leigo em “Photoshop”, resolvi fazer à mão livre mesmo então, caso achem a ilustração de baixa qualidade, tenham a total liberdade de manipular em algum software para deixá-lo mais adequado à divulgação posterior.

Enfim, final de polêmica, espero que divulguem o verdadeiro escudo (se é que não já foi postado aqui no Blog anteriormente) e tenham gostado do artigo…

 

FONTE:

“Terra, Grama e Paralelepípedos”, de Claunísio Amorim Carvalho. Edit. Café & Lápis, São Luís, 2009.

3 pensou em “Verdadeiro escudo do Fabril Athletic Club (FAC), de São Luís (MA)

  1. Ramssés Silva Autor do post

    Hahaha, obrigado pelo elogio. Pela falta de nanquim, fiz o desenho com grafite e colori com caneta esferográfica mesmo, rs!

    Usei apenas um compasso, uma régua e um esquadro. Tenho facilidade para a arte do desenho…

  2. Antonio Mario Ielo

    Ramssés,

    Ótimo resgate do verdadeiro escudo do FAC.

    É importante colocar que o Julio Diogo já havia publicado este escudo, mas observa-se agora que as cores de sua publicação estão corretas, ou seja, o escudo preto com os aneis vermelhos.

    Por se tratar de um escudo antigo, suas publicações em preto e branco utilizavam as regras de heraldica. Para representar o vermelho utilizava as hachuras verticais, como na versão do Julio.

    Os escudos antigos maranhense são de rara beleza.

    Abs.

    Em tempo, o desenho está muito bom, fazendo lembrar as minhas aposentadas canetas de nanquim. Palavra de Arquiteto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *