Apucarana Futebol Clube – Apucarana (PR): 3º colocado no Estadual de 1968

O Apucarana Futebol Clube (AFC) foi uma agremiação da cidade de Apucarana (PR). O “Tricolor da Cidade Alta” foi Fundado na quarta-feira, do dia 29 de Novembro de 1961. Seu 1º presidente foi o Sr. José Milani. O 1º técnico foi Alfredo Farid. A equipe mandava os seus jogos no acanhado Estádio Bom Jesus da Lapa.

No sábado, do dia 28 de Janeiro de 1967, foi inaugurado o novo campo, em um novo local, mas batizado com o nome do antigo Estádio Bom Jesus da Lapa. O Estádio Municipal Olímpio Barreto, “Irmãos Barreto(Capacidade para 10 mil pessoas), ganhou está nomenclatura em 2012.

Na esfera profissional, o Apucarana disputou dez edições do Campeonato Paranaense: 1962 (campeão da Zona Norte), 1963, 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1969, 1970 e 1971.

Melhor campanha de um clube de Apucarana até hoje!

Time posado de 1968

Em 1968, coube ao Apucarana Futebol Clube fazer história na Elite do Futebol Paranaense até os dias atuais. No final, o Coritiba ficou com o título estadual, e o Athletico Paranaense foi o vice-campeão. No entanto, a grande sensação daquele ano foi o Apucarana Futebol Clube. O “Tricolor da Cidade Alta” terminou na 3ª colocação, ficando com o título honroso de campeão do interior e até os dias de hoje foi a melhor campanha de um time apucaranense na elite do Estadual. 

O Campeonato Paranaense da 1ª Divisão de 1968 foi disputada em turno e returno. Contou com 14 equipes: Athletico Paranaense,Coritiba, Ferroviário, Primavera, Britânia e Água Verde, todos de Curitiba; Londrina e Paraná, de Londrina; Seleto, de Paranaguá; Jandaia; Grêmio Maringá; Paranavaí, União Bandeirante e o Apucarana Futebol Clube.

Campanha

O Apucarana realizou 26 jogos, somando 32 pontos: com 13 vitórias, seis empates e sete derrotas, marcando 34 gols, sofrendo 20 e um saldo de 14 tentos. Inclusive, a AFC teve a defesa menos vazada da competição. Em pontuação o Coritiba somou 39, seguido por Athletico 37 e Apucarana 32.

Imbatível em casa

Nos seus domínios, o AFC terminou o campeonato invicto. Venceu o Jandaia, União Bandeirante, Água Verde, Ferroviário, Britânia, Primavera, Londrina, Paraná, Paranavaí e Seleto. Empatando com o Athletico Paranaense, Grêmio Maringá e Coritiba.

Vitória histórica!

O grande resultado no campeonato foi a vitória do Apucarana sobre o Coritiba por 3 a 0, e, pleno Estádio Belfort Duarte (Atual: Couto Pereira). A partida  aconteceu no domingo, do dia 21 de abril de 1968, válido pela 11ª rodada do 1º turno.

CORITIBA F.C. 0 X 3 APUCARANA F.C.

LOCALEstádio Belford Duarte, em Curitiba (PR)
CARÁTERCampeonato Paranaense da 1ª Divisão de 1968
DATADomingo, do dia 21 de abril de 1968
RENDANCr$ 13.868,00
ÁRBITROKalil Karan Filho (FPF)
AUXILIARESCélio Laudelino da Silva (FPF) e Dorival Campos (PR)
CARTÃO AMARELONenhum
CORITIBAJoel (Célio); Reis (Marinho), Nilo, Berto e Antoninho (Reis); Paulo Vecchio e Roderlei; Coutinho, Kruger, Kosilek e Oromar. Técnico: Hélio Alves
APUCARANA F.C.Viraci; Paina, Darci Faria, Calegari e Nilton Santos; Edílio e Berguinho; Passarinho (Tantos), Didi, Leocádio e Ganzepe. Técnico: Bonelli
GOLSPassarinho aos 19 minutos (Apucarana), no 1º Tempo. Passarinho a 1 minuto (Apucarana); Ganzepe aos 6 minutos (Apucarana), no 2º Tempo.

O Coritiba tinha em seu elenco atletas de destaque como o goleiro Célio, o lateral-esquerdo Nilo, o meia Paulo Vecchio e os atacantes Krüger e Kosilek. Mesmo assim o time coxa-branca não viu a cor da bola e não foi páreo para o Tricolor do Norte do Estado.

Presidido por Heitor Pinheiro e treinado por Bonelli, ex-goleiro do São Paulo, o time base do AFC era formado por Viraci, Ditinho, Calegari, Darci Faria e Nilton Santos; Edílio, Leocádio e Berguinho; Passarinho, Didi e Ganzepe. Também faziam parte do elenco os jogadores Barbosa, Quirino, Português, Vitão, Dito Cola, Wilson Botão, Paina, Fifi e Tantos.

O time de 1968 foi formado por alguns remanescentes de 1967, e jogadores que vieram do Comercial de Cornélio Procópio, Bangu-RJ, Ferroviária-SP e Botafogo-SP

O.b.s.: Não confundir esse clube com o outro homônimo: “Apucarana Futebol Clube, fundado em 28 de novembro de 1996”!

Colaborou: Rodrigo S. Oliveira

FONTES: Diário do Paraná – Diário da Tarde (PR) – Correio do Paraná – Site TNOnline

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Apucarana Futebol Clube – Apucarana (PR): 3º colocado no Estadual de 1968

  1. DIEGO LOPES

    Antes de Bom Jesus da Lapa o estádio tinha o nome de Paulo Pimentel, na epoca vice-governador do estado e dono da Tv Tibagi na cidade, empresa da GPP (Grupo Paulo Pimental) que era afiliada da Rede Globo e depois passou a ser do SBT. Por rixa política, o prefeito Zé Domingos através de projeto na Câmara alterou o nome do estádio para Bom Jesus da Lapa e com raiva disso, Paulo Pimentel mudou a sede da Tv Tibagi de Apucarana para Maringá. A aproximadamente 11 anos, Paulo Pimentel vendeu a rede de emissoras para o apresentador Ratinho, modificando o nome de GPP para Rede Massa. Já a sede da Tibagi em Apucarana, nada mudou, não passa de um mero prédio com uma torre repetidora da programação de Maringá. Já o estádio, outro vereador tentando fazer o povo esquecer de seus feitos que depois resultariam na sua prisão, alterou novamente na Câmara o nome do estádio de Bom Jesus da Lapa para Olímpio Barreto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *