O Apucarana Futebol Clube (AFC) foi uma agremiação da cidade de Apucarana (PR). O “Tricolor da Cidade Alta” foi Fundado na quarta-feira, do dia 29 de Novembro de 1961. Seu 1º presidente foi o Sr. José Milani. O 1º técnico foi Alfredo Farid. A equipe mandava os seus jogos no acanhado Estádio Bom Jesus da Lapa.
No sábado, do dia 28 de Janeiro de 1967, foi inaugurado o novo campo, em um novo local, mas batizado com o nome do antigo Estádio Bom Jesus da Lapa. O Estádio Municipal Olímpio Barreto, “Irmãos Barreto” (Capacidade para 10 mil pessoas), ganhou está nomenclatura em 2012.
Na esfera profissional, o Apucarana disputou dez edições do Campeonato Paranaense: 1962 (campeão da Zona Norte), 1963, 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1969, 1970 e 1971.
Melhor campanha de um clube de Apucarana até hoje!
Em 1968, coube ao Apucarana Futebol Clube fazer história na Elite do Futebol Paranaense até os dias atuais. No final, o Coritiba ficou com o título estadual, e o Athletico Paranaense foi o vice-campeão. No entanto, a grande sensação daquele ano foi o Apucarana Futebol Clube. O “Tricolor da Cidade Alta” terminou na 3ª colocação, ficando com o título honroso de campeão do interior e até os dias de hoje foi a melhor campanha de um time apucaranense na elite do Estadual.
O Campeonato Paranaense da 1ª Divisão de 1968 foi disputada em turno e returno. Contou com 14 equipes: Athletico Paranaense,Coritiba, Ferroviário, Primavera, Britânia e Água Verde, todos de Curitiba; Londrina e Paraná, de Londrina; Seleto, de Paranaguá; Jandaia; Grêmio Maringá; Paranavaí, União Bandeirante e o Apucarana Futebol Clube.
Campanha
O Apucarana realizou 26 jogos, somando 32 pontos: com 13 vitórias, seis empates e sete derrotas, marcando 34 gols, sofrendo 20 e um saldo de 14 tentos. Inclusive, a AFC teve a defesa menos vazada da competição. Em pontuação o Coritiba somou 39, seguido por Athletico 37 e Apucarana 32.
Imbatível em casa
Nos seus domínios, o AFC terminou o campeonato invicto. Venceu o Jandaia, União Bandeirante, Água Verde, Ferroviário, Britânia, Primavera, Londrina, Paraná, Paranavaí e Seleto. Empatando com o Athletico Paranaense, Grêmio Maringá e Coritiba.
Vitória histórica!
O grande resultado no campeonato foi a vitória do Apucarana sobre o Coritiba por 3 a 0, e, pleno Estádio Belfort Duarte (Atual: Couto Pereira). A partida aconteceu no domingo, do dia 21 de abril de 1968, válido pela 11ª rodada do 1º turno.
CORITIBA F.C. 0 X 3 APUCARANA F.C.
LOCAL | Estádio Belford Duarte, em Curitiba (PR) |
CARÁTER | Campeonato Paranaense da 1ª Divisão de 1968 |
DATA | Domingo, do dia 21 de abril de 1968 |
RENDA | NCr$ 13.868,00 |
ÁRBITRO | Kalil Karan Filho (FPF) |
AUXILIARES | Célio Laudelino da Silva (FPF) e Dorival Campos (PR) |
CARTÃO AMARELO | Nenhum |
CORITIBA | Joel (Célio); Reis (Marinho), Nilo, Berto e Antoninho (Reis); Paulo Vecchio e Roderlei; Coutinho, Kruger, Kosilek e Oromar. Técnico: Hélio Alves |
APUCARANA F.C. | Viraci; Paina, Darci Faria, Calegari e Nilton Santos; Edílio e Berguinho; Passarinho (Tantos), Didi, Leocádio e Ganzepe. Técnico: Bonelli |
GOLS | Passarinho aos 19 minutos (Apucarana), no 1º Tempo. Passarinho a 1 minuto (Apucarana); Ganzepe aos 6 minutos (Apucarana), no 2º Tempo. |
O Coritiba tinha em seu elenco atletas de destaque como o goleiro Célio, o lateral-esquerdo Nilo, o meia Paulo Vecchio e os atacantes Krüger e Kosilek. Mesmo assim o time coxa-branca não viu a cor da bola e não foi páreo para o Tricolor do Norte do Estado.
Presidido por Heitor Pinheiro e treinado por Bonelli, ex-goleiro do São Paulo, o time base do AFC era formado por Viraci, Ditinho, Calegari, Darci Faria e Nilton Santos; Edílio, Leocádio e Berguinho; Passarinho, Didi e Ganzepe. Também faziam parte do elenco os jogadores Barbosa, Quirino, Português, Vitão, Dito Cola, Wilson Botão, Paina, Fifi e Tantos.
O time de 1968 foi formado por alguns remanescentes de 1967, e jogadores que vieram do Comercial de Cornélio Procópio, Bangu-RJ, Ferroviária-SP e Botafogo-SP.
O.b.s.: Não confundir esse clube com o outro homônimo: “Apucarana Futebol Clube, fundado em 28 de novembro de 1996”!
Colaborou: Rodrigo S. Oliveira
FONTES: Diário do Paraná – Diário da Tarde (PR) – Correio do Paraná – Site TNOnline
Antes de Bom Jesus da Lapa o estádio tinha o nome de Paulo Pimentel, na epoca vice-governador do estado e dono da Tv Tibagi na cidade, empresa da GPP (Grupo Paulo Pimental) que era afiliada da Rede Globo e depois passou a ser do SBT. Por rixa política, o prefeito Zé Domingos através de projeto na Câmara alterou o nome do estádio para Bom Jesus da Lapa e com raiva disso, Paulo Pimentel mudou a sede da Tv Tibagi de Apucarana para Maringá. A aproximadamente 11 anos, Paulo Pimentel vendeu a rede de emissoras para o apresentador Ratinho, modificando o nome de GPP para Rede Massa. Já a sede da Tibagi em Apucarana, nada mudou, não passa de um mero prédio com uma torre repetidora da programação de Maringá. Já o estádio, outro vereador tentando fazer o povo esquecer de seus feitos que depois resultariam na sua prisão, alterou novamente na Câmara o nome do estádio de Bom Jesus da Lapa para Olímpio Barreto.