Inédito!! Apollo Esporte Clube – Curitiba (PR): 1º Campeão da Liga Curitybana de Esportes Athleticos de 1932

O Apollo Esporte Clube foi uma agremiação da cidade de Curitiba (PR). “Os Apollineos“, foi Fundado na sexta-feira, do dia 19 de Fevereiro de 1932, por um grupo de desportistas liderados pelo jovem Lino Ravaglio. A reunião ocorreu na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 1.386, no Centro de Curitiba. Logo após a fundação, foi escolhido a 1ª Diretoria do clube, que foi composta pelos seguintes membros:

Presidente – Manoel Amaral;

Vice-Presidente – Pedro F. Bonato;

1º Thesoureiro – Dantas Ravaglio;

2º Thesoureiro – Victorio Pace;

1º Secretário – Adeodato Arnaldo Volpi;

2º Secretário – Daley Sun Buzetti;

1º Orador – Arthur Cantalupi;

2º Orador – José Grassi.

As cores escolhidas foi o vermelho e azul. Os apelidos de alguns jornais variavam, como por exemplo: “Camiseta Azul ou Anil“, o “Clube das Camisetas Azuis e Rubras“.

Além do futebol, o Ping-Pong (tênis de mesa) também contava com uma equipe que disputava o Campeonato de Curitiba da modalidade, que contavam com adversários como o  Coritiba, Ferroviário, entre outros. O Apollo nos primeiros meses de vida já contava com mais de 300 sócios.

 

A linha na cor vermelha formando um retângulo, era o campo do Apollo Esporte Clube

Sede inaugurada em 1933

No sábado, do dia 25 de Novembro de 1933, o clube inaugurou a sua Sede social, localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 2.057, no Centro de Curitiba. Atualmente, nesse endereço fica a Capela (Polícia Militar) Nossa Senhora da Aparecida.  Já o Campo ficava situado na Rua Iguassú, 726/ 575 (atual Avenida Iguaçu, no Bairro do Rebouças), em Curitiba. Na atualidade, o espaço físico pertence a uma concessionária de veículos.

Sede que nos dia de hoje é a Capela da Polícia Militar

Carnaval era com o ‘Bloco Rubro-Anil’

O Apollo Esporte Clube criou em 1933, o ‘Bloco Rubro-Anil’ que era a responsável para organizar bailes carnavalescos na sede social. Em pouco tempo ganhou destaque no cenário da cidade e os eventos organizados pelo bloco eram muito concorridos, deixando os salões lotados.

Para faturar uma graninha, Apollo abriu um Botequim

Ainda em 1933, o clube resolveu ter uma fonte extra de grana. A decisão foi abrir concorrência para o arrendamento de um espaço físico na sede do clube, na Rua Marechal Floriano, 2.057.

Para não deixar dúvidas da lisura do Botequim, foi publicado nos principais jornais de Curitiba, na qual informava que as propostas deveriam ser apresentadas em envelopes lacrados.

Posteriormente, no dia 09 de Outubro de 1933, às 20 horas, no prédio que da Sede do clube. O presidente alertou que se caso nenhuma proposta atendesse as necessidades do clube,  a concorrência poderia ser anulada.

Apollo ajudou a fundar a Liga Curitybana de Esportes Athleticos

Menos de seis meses de vida, o Apollo, juntamente com o Savoia e Itália Sport Club, ajudaram a criar a Liga Curitybana de Esportes Athleticos (LCEA), com sede na Rua Barão do Rio Branco, s/n, na Matriz, em Curitiba. Graças ao esforço de Cillas Pioli (membro do Apollo), Osvaldo Wardanega e Herdel, foi Fundado na segunda-feira, do dia 08 de agosto de 1932, a LCEA. O 1º Presidente escolhido foi João de Faria Pioli, que ocupou vários cargos na diretoria do Apollo Esporte Clube (como por exemplo, na diretoria de 1934, quando ocupou o cargo de 1º Tesoureiro do clube), e, cinco anos depois assumiu a vice-presidência da Federação Paranaense de Desportos (FPD).

 

1º Jogo aconteceu na Villa Araucária

No domingo, do dia 10 de Abril de 1932, o Apollo excursionou a Villa de Araucária, para realizar o seu primeiro jogo. O resultado foi um empate em 1 a 1 contra a Agremiação Araucariense. Depois jogou contra o Corinthians de Curitiba e novamente empate em 3 a 3. A 1ª vitória só aconteceu no 3º jogo, em São José dos Pinhais, contra um forte conjunto local, pelo placar de 3 a 0. O último amistoso antes da estreia no Torneio Início, foi na preliminar de Palestra Itália versus União Campo Alegre (Ponta Grossa). Na ocasião, vitória por 2 a 1 diante do Esperança Sport Club, da capital.

Apollo conquista o I Torneio Início da LCEA de 1932

Treze dias depois de ser fundado, aconteceu a 1ª competição organizada pela LCEA: o Torneio Início, realizado no domingo, dia 21 de Agosto de 1932, no campo da Federação Paranaense de Desportos. E, de cara, o Apollo se sagrou campeão. O evento contou com a participação de 10 equipes (sendo que o Itália não compareceu):

América Sport Club (Campeão pela Liga Curitybana de Desportos de 1930, o “Clube das Camisas de Listas Verticais Rubro-Negros” foi Fundado em 20/02/1930);

Apollo Esporte Clube;

Avante Esporte Club;

Corinthians Esporte Clube;

Esporte Clube Esperança;

Itália Sport Club;

Potty Sport Club;

Savoia Football Club;

Tebé Football Club;

União Portão Sport Club.

Na estreia, o Apollo venceu o Savoia por 1 a 0. Depois passou pelo Esperança, repetindo o placar anterior (1 a 0), avançando para a final. O adversário do Apollo na decisão foi o Potty.

Após empate sem gols no tempo normal, a partida teve uma prorrogação, porém novamente sem gols. Foi necessário a realização de uma segunda prorrogação. Desta vez, teve um vencedor. O Apollo bateu o Potty Sport Club por 1 a 0, faturando o primeiro caneco da LCEA. O time campeão formou com: Elias; Ravaglio e Odorico; Moacyr, Girardello e Silva; Pioli, Lucilio, Sperandio, Risseti e Affonso.

O começo promissor do Apollo fez com que surgisse um boato de que o Britannia Sport Club tinha proposto uma fusão, em dezembro de 1932. Contudo, o assunto não foi mais mencionado e cada agremiação seguiu o seu caminho.

No Campeonato Citadino da LCEA de 1932, o campeão foi o Savoia Football Club, enquanto o Tebé Football Club, com um ponto a menos, ficou com o vice-campeonato.

Destaque abandona o futebol por não enxergar bem

Uma curiosidade! Em 1933, a temporada começou com Christiano efetivado como titular. No entanto, após alguns jogos o jogador foi barrado pelo Neno, sem nenhuma explicação! O boato que circulava e, chegou até os jornais da época é que Christiano foi sacado da equipe porque era míope e tinha dificuldade de enxergar o que acabou comprometendo o seu rendimento.

O fato chegou ao cume quando Christiano abandonou o futebol. Alguns meses depois, o ex-jogador resolveu dar uma entrevista ao jornal Correio do Paraná, onde confirmou a veracidade dos boatos, afirmando que vinha sofrendo com a dificuldade em enxergar, sobretudo quando o jogo era com sol, ele não conseguia distinguir a bola. Após ter recebido um aconselhamento de uma junta médica de abandonar o futebol, acabou acatando a orientação.

Relação com LCEA azedou em 1934

O ano de 1934, não foi dos mais fáceis. De um dos fundadores da Liga Curitybana de Esportes Athleticos (LCEA), o Apollo viu a relação com a entidade estremecer. Após alguns jogadores terem sidos acusados de agressão ao árbitro Lourenço de Freitas.

Além disso, a LCEA organizou um festival e o Apollo se recusou a comparecer. Pelo conjunto da obra, o clube recebeu uma punição de 60 dias sem poder atuar e mais uma multa de 100$ (cem reis).

O clube peitou a LCEA e realizou uma série de excursões pelo interior do estado o que gerou indignação, inclusive, em alguns veículos de comunicação que cobraram uma punição exemplar.

Resultado foi que o clube só voltou em 1935. Logo no mês de janeiro o que era especulado sobre o futuro do Apollo: ‘Ou o clube aceitava a punição imposta pela LCEA, pagava a multa e retornava; ou fecharia às portas ou ingressaria na Federação Paranaense de Desportos (FPD).

A diretoria tentou reforçar o seu elenco a fim de não fazer feio na FPD, mas pelo visto não obteve sucesso. Em fevereiro, com o advento do Torneio Início, a LCEA e Apollo tentaram uma reaproximação.

Em fevereiro após a entidade municipal ter rejeitado o apelo de seis clubes para perdoar a dívida, a direção decidiu pagar o debito e se inscrever para disputar o certame de 1935. Porém, estava sacramentado que a relação nunca mais voltaria a ser boa.

O adeus veio em 1937

Em 1936, o Apollo deixou a LCEA. Realizou alguns amistosos e só. No restante do ano, aparecia mais na mídia por meio da divulgação do bailes organizados pela agremiação do que propriamente pelo futebol.

No final de 1936, alguns associados do clube tentaram reativar o futebol, a fim de disputar o Torneio Aberto da Cidade de Curityba, que eram fases classificatórias para o Campeonato Paranaense de Futebol daquele ano. Assim, o vencedor se classificaria para jogar contra os campeões da Liga Pontagrossense de Futebol, da Liga Regional de Paranaguá, da Liga de Futebol de Antonina e da Liga Regional Sul para decidir quem seria o campeão estadual.

Após muitos debates, enfim, o futebol foi reativado para disputar a nova competição. Na estreia da competição, no domingo, do dia 22 de novembro de 1936, num jogo eletrizante, o Apollo venceu o Vitraux por 4 a 3, no campo do Água Verde.

No outro jogo, o Água Verde goleou o Aquidaban pelo placar de 8 a 1. Apesar de ter iniciado com vitória, o clube acabou não indo muito longe. No final, o campeão foi o Athletico Paranaense, o Coritiba ficou como vice-campeão.

O último suspiro, aconteceu em 1937, quando o Apollo participou do Torneio Aberto da Cidade de Curityba, organizado pela LCEA. Sem destaque, o clube saiu do cenário futebolístico para não mais retornar.  Abaixo, todos os times da história do Apollo Esporte Clube!

 Time base de 1932: Ballestero (Elias); Matanna (Menego e Ravaglio) e Odorico (Bacalhau e Alfredo); Maranba (Maranho), Neno (Botelho I e Girardello) e Emydgio (Moacyr e Lucilio); Marreco (Tuim e Silva), Pereira (Leonasio e Pioli), Risseti (Tampinha e Sperandio) e Tatu (Feitiço e Affonso).

Time base de 1933: Ballestero (Zé Maria); Zeca (Moka) e Arnaldo (Botelho); Barthô, Neno (Christiano) e Maranho; Maneco (Heitor), Leonaze (Benedicto), Santa’Anna (Heradio), Feitiço e Lúcio (Ary).

Time base de 1934: Zé Maria (Rolando); Zeca (Goiaba) e Armando (Arnaldo ou Ravaglio); Barthô (Lúcio), Neno (Moreno) e Grané (Mutte); Ary (Sicupyra), Santa’Anna (Lela), Leonaze (Leonardo), Ary (Heitor) e Heradio.

Time base de 1935: Ubaldo (Rolando); Imar e Jonas (Goiaba); Matti (Armando), Neno (Barthô) e Grané (Mutt); Leonaze (Orlando), Fornaroli (Ary), Velha (Lúcio), Zanotto (Lela) e Heradio.

Time base de 1936: Jaime; Ferreira e Goiaba; Bigua, Neno e Chico; Lúcio, Orlando, Amado, Henrique e Ary. 

 

FONTES: Google Maps – Wikipédia – Diário da Tarde (PR) – Correio do Paraná – O Dia (PR)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *