Light Athletico Club – Rio de Janeiro (RJ): Existiu entre 1935 a 1951

O Light Athletico Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). A história do “Alvianil Cetebense” começou na terça-feira, do dia 30 de Maio de 1933, quando foi fundado por funcionários dos escritórios da “Companhia de Carris, Força e Luz do Rio de Janeiro Ltda.” . O primeiro nome da equipe: Light Rua Larga Sport Club. Dois anos depois alterou para Light Atlético Clube.

A 1ª Sede ficava na Rua Mariz e Barros, 431, na Tijuca. Em abril de 1937, se transferiu para a Rua São Francisco Xavier, nº 605, na Tijuca. Posteriormente, outra mudança: a nova Sede foi inaugurada na sexta-feira, do dia 12 de janeiro de 1941, Avenida Lauro Muller, 91/ 1º andar, no Centro do Rio. O Telefone na época era: 28-3059.

Os jogos de futebol eram disputados na Praça de Esportes da Rua José do Patrocínio, em Villa Isabel (atual Grajaú). Além do futebol, o clube também contava com a pratica de Basquete, Tênis, Esgrima, Peteca americana, Ping-Pong, Xadrez e Dama. No Basquete, o clube faturou diversos títulos, como a da LEALCA, em 1937, 1939 e 1940.

Torneio Aberto da Liga Carioca de Football de 1937

A competição mais importante do Light Athletico Club aconteceu no ano de 1937, quando participou do Torneio Aberto da Liga Carioca de Football de 1937, que era uma competição profissional.

Nova mudança de nome

No dia 2 de Outubro de 1951, o clube alterou o seu estatuto e mudou o nome para: Fôrça e Luz Atlético Clube. As cores azul e branca foram mantidas. Já a sua nova sede ficava na Rua Visconde Santa Isabel, nº 379, Vila Isabel. Atualmente esse imóvel pertence a Associação Atlética Light.

 P.S.: O escudo e o uniforme corresponde tanto ao  Light Rua Larga Sport Club quanto ao Light Atlético Clube.

FONTES: O Radical (RJ) – Diário de Notícias – O Imparcial – Jornal dos Sports – Sport Ilustrado – Sino Azul – Correio da Manhã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *