Um comentário em “Início do Futebol de Salão no Brasil – 1942

  1. Antonio Mario Ielo

    Julio,

    Muito interessante e determinante este artigo publicado de 1942, demostrando a primeiro torneio inter-clubes de futebol de salão no Rio de Janeiro, salvo equívocos do Jornal dos Sports.

    Pelos que vemos na 1ª publicação, a ACM – Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro, organizou o primeiro torneio inter-clubes, considerando que até então, era praticado internamente entre seus frequentadores desde 1935 no Brasil, trazido do Uruguai que iniciou em 1934.

    Já a 2ª publicação, entendo ser uma partida de Futebol de Salão de torneio interno da ACM – Rio, e que já era realizado anteriormente, ou seja, antes de 1942, não sendo portanto a 1ª partida de futsal, que provavelmente deve ter ocorrido em 1935.

    Ao meu ver, está publicação demostra que a 1ª partida inter-clubes ocorreu em 1942, neste torneio em que a ACM-Rio convida outros clubes a participar. Considerando que somente em 28 de Julho de 1954 foi fundada a primeira federação de desporto no Brasil, a Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro.

    Seria importante checarmos, se por equivoco ou falta de informação do Jornal do Sports, não tenha havido algum outro torneio de futsal anterior em outro Estado, como em São Paulo ou Rio Grande do Sul, que também praticava Futebol de Salão nas ACM – SP e ACM – RS desde 1935.

    Há que ser considerando também a influencia das praticas esportivas das ACM`s nos colégios católicos, como os diocesanos, salesianos, maristas, lasallistas e os próprios seminaristas, entre outros, que também praticavam o futebol de salão entre seus alunos e professores, podendo ter havido torneios inter-escolares antes de 1942, sem que tenha sido publicado pelos jornais da época.

    Parabéns pelo importante “achado” e publicação, que amplia os debates salutares sobre o tema, demarcando o 1º torneio e a 1ª partida inter-clubes ou inter-escolares de futsal.

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *