O Esporte Clube São João da Barra é uma agremiação do Município de São João da Barra (RJ). Localizado no Norte Fluminense do Estado o Rio, a cidade conta com uma população 32.747 habitantes (sendo o Censo IBGE/2010), fica a 334 km da capital do Rio de Janeiro. As suas cores: azul, branco e vermelho.
O “Tricolor São-Joanense” foi Fundado na sexta-feira, do dia 31 de Julho de 2009. A sua Sede fica na Rua Quintino Bocaiúva, nº 335, na Chatuba, em São João da Barra. A equipe manda os seus jogos no Estádio Municipal Manoel José Viana de Sá, que fica na Rua Quintino Bocaiúva, s/n (enfrente ao nº 458), na Chatuba, em São João da Barra.
Homônimo do São João da Barra Futebol Clube, que disputou o Campeonato Carioca da 3ª Divisão, em 2007 e 2008, o Esporte Clube São João da Barra, que não tem nenhuma relação, debutou no profissionalismo no Estadual da Terceirona de 2010.
Campeão da Terceirona de 2010
O E.C. São João da Barra entrou em campo no dia 14 de março para enfrentar a equipe do Heliópolis Atlético Clube, válido pela primeira rodada. E, de cara, uma goleada para animar: São João da Barra 6 a 1.
Na 1ª fase do certame se classificou em 2º lugar no seu grupo, atrás somente do líder Associação Desportiva Itaboraí. O terceiro classificado da chave seria o Serra Macaense Futebol Clube, ficando eliminados Canto do Rio Football Club e Heliópolis Atlético Clube.
Na 2ª fase, se classificou na liderança da chave, juntamente com o Serra Macaense Futebol Clube. Clube Atlético Castelo Branco e Esporte Clube Nova Cidade, de Nilópolis, foram eliminados.
Na 3ª fase se classifica em 2º lugar, atrás somente do líder Barra Mansa Futebol Clube. Associação Desportiva Itaboraí e Esprof Atlético de Futebol e Clube são eliminados.
Nas semifinais elimina o Serra Macaense Futebol Clube com uma vitória por 1 a 0 em São João da Barra, e, um empate sem gols em Macaé, chegando à final do campeonato e, por conseguinte, sendo promovido ao Campeonato Estadual da Série B de 2011.
Na grande final venceu, em , a equipe do Barra Mansa Futebol Clube por 1 a 0, empatando sem abertura de contagem na casa do adversário, sagrando-se campeão do certame, ao mesmo tempo em que comemorava um ano de fundação.
Debuta na Segundona de 2011
Em 2011, disputou o Campeonato Estadual da Série B, não conseguindo chegar à fase final, por conta de uma polêmica envolvendo a classificação por índice técnico, entrando o Teresópolis Futebol Clube em seu lugar.
Em 2012, a equipe promove boa campanha, se classifica para a fase final, mas não consegue o acesso à Série A, terminando o campeonato entre as cinco primeiras. O técnico Manuel Neto deixa a equipe no meio da competição e atrapalha o andamento da campanha. Luiz Antonio Zaluar o substituiu, porém, sem manter a mesma rotina de vitórias.
Em 2013, o Esporte Clube São João da Barra fez uma boa campanha, mas sem conseguir o acesso. Terminado na 6ª colocação na classificação geral. Em 2014, ficou no Grupo B, onde não se classificou para as semifinais nos dois turnos. Terminado em 3º lugar no turno e na 4ª colocação no returno.
Nesse mesmo ano, o clube se sagrou campeão do Torneio do Interior, organizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) derrotando na final o Sampaio Correa, de Saquarema. O Mangaratibense ficou em 3º lugar e o Goytacaz, de Campos, terminou na 4ª colocação.
Em 2015, não fez uma boa campanha, terminado em 9º e último lugar no 1º turno e na 8ª posição no 2º turno. Após o final da competição a diretoria dissolveu o elenco e solicitou licença na FERJ. Lá se vão três temporadas de ausência, mas a promessa é que clube deve retornar na próxima temporada.
FONTES: Arquivo Pessoal – Wikipédia – – Blog Zé Armando Net – Página do clube no Facebook – Fábio Menezes