Mudança de escudo e nome: Profute Volantes Futebol Clube – Mesquita (RJ)

O Profute Volantes Futebol Clube (antigo: Itaboraí Profute Futebol Clube) é uma agremiação esportiva da cidade de Mesquita (RJ). Fundado na sexta-feira, do dia 04 de Junho de 2004, como Itaboraí Profute Futebol Clube, sediado no município de Itaboraí.

Estréia no Campeonato da Terceira Divisão de Profissionais em 2005. Na primeira fase se classifica em segundo lugar, atrás do Esporte Clube Miguel Couto e à frente de Paraíba do Sul Futebol Clube e Rubro Social Esporte Clube, também habilitados.Nas quartas-de-final foi eliminado pelo Estácio de Sá Futebol Clube, o campeão da competição.

Em 2006, é convidado a disputar a fase preliminar da Segunda Divisão, se classificando na primeira fase em terceiro lugar, atrás de Teresópolis Futebol Clube e Villa Rio Esporte Clube. Na primeira fase acaba eliminado ao ficar em sexto lugar em sua chave. Os classificados foram CFZ do Rio, Sociedade Esportiva e Duque de Caxias Futebol Clube.

A equipe Sub-20 em preparação para o estadual da categoria, no mesmo ano, foi campeã Gonçalense sobre o Flamenguinho do Pacheco, bairro de São Gonçalo, com vitória por 5 a 2 e tendo o artilheiro da competição Wellington com oito gols, comandada pelo então treinador interino Álvaro Santos, e que depois viria à estrear no estadual sob o comando de Renato Santos com vitória de 5 a 0 sobre o Bangu.

Em 2007, o time fica em último lugar em sua chave, atrás dos classificados Guanabara Esporte Clube, São Cristóvão de Futebol e Regatas, Goytacaz Futebol Clube e Associação Atlética Portuguesa. O Estácio de Sá Futebol Clube foi eliminado e o Profute foi obrigado a disputar um torneio de repescagem visando o descenso.

Nesse “torneio da morte” a equipe ficou na liderança, seguida do Artsul Futebol Clube. Foram rebaixados à Terceira Divisão Casimiro de Abreu Esporte Clube e Rubro Social Esporte Clube.

Em 2008, ficou em quinto lugar em sua chave, não se classificando à fase seguinte. Se classificaram Tigres do Brasil, Teresópolis Futebol Clube, Silva Jardim Futebol Clube e Guanabara Esporte Clube.

Em 2009, fica apenas na nona posição no Grupo “A”, caindo para o torneio de repescagem, o Grupo X, conhecido por “Torneio da Morte”. O America Football Club é o primeiro, seguido de Quissamã Futebol Clube, Riostrense Esporte Clube, Bonsucesso Futebol Clube, Artsul Futebol Clube, Cardoso Moreira Futebol Clube, CFZ do Rio Sociedade Esportiva e São Cristóvão de Futebol e Regatas.

Mais uma vez conseguiu escapar do rebaixamento ao liderar o grupo. O Aperibeense Futebol Clube ficou em segundo, seguido do Angra dos Reis Esporte Clube. Foram rebaixados Villa Rio Esporte Clube, Campo Grande Atlético Clube e Grande Rio Bréscia Clube, o qual desistiu de participar do torneio da morte.

Em 2010, na primeira fase no Grupo “B” fica apenas na oitava posição. Se classificam Sendas Esporte Clube, Bonsucesso Futebol Clube, Sampaio Corrêa Futebol e Esporte, Itaperuna Esporte Clube e Artsul Futebol Clube. Goytacaz Futebol Clube, Profute, Ceres Futebol Clube e Angra dos Reis Esporte Clube são eliminados e são obrigado a disputar o Grupo “X”, o “torneio da morte”.

O São Cristóvão de Futebol e Regatas liderou a disputa, seguido de Mesquita Futebol Clube e Angra dos Reis Esporte Clube. O Profute, Associação Atlética Portuguesa e Goytacaz Futebol Clube seriam os rebaixados, mas apenas este último caiu por conta da desistência do Rio das Ostras Futebol Clube e do Riostrense Esporte Clube.

Em 2011, anuncia a suspensão das atividades profissionais sofrendo automaticamente descenso à Série C. A agremiação deixa suas instalações em Tanguá. Aparentemente estaria decretado o fim do time que revelou tantos atletas.

Contudo, em 2013, resolveu retornar às disputas sob nova direção e nova roupagem. Márcio Santos foi empossado no cargo de presidente, entrando na vaga que era de Aílson Jorge Brasil. Com o pensamento de transformar o Profute no primeiro clube no coração da população de Itaboraí, o novo mandatário pensa em uma série de ações de marketing, sendo uma delas inclusive, a mudança de nome e o investimento nas categorias de base, contudo por desentendimentos quanto a locação do Alzirão o clube teve que mandar seus jogos no Marrentão.

O clube logo após passou por um longo período de inatividade, só voltando as competições em 2016, sendo campeão do Torneio Amistoso da FERJ, equivalente a um nível abaixo da Serie C do carioca. Jogando novamente em Duque de Caxias abandonando de vez os planos de jogar em Itaboraí.

Clube faz parceria com Associação Atlética Volantes

Em 2017, o clube acertou uma aliança com a Associação Atlética Volantes, de Mesquita, resultado no surgimento do Profute Volantes Futebol Clube. Dessa forma, o  clube participou do Campeonato Carioca da Série C (equivalente a Quarta Divisão).

O Profute ficou no Grupo B, terminando na 4ª colocação num total de nove equipes. Porém, apenas os três primeiros se classificavam. Agora, a equipe se prepara para a estreia do Grupo A, do Campeonato Carioca da Série C de 2018, no dia 29 de julho, quando enfrenta o Ceres, em Bangu, às 15 horas.

 

FONTES: Wikipédia – Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) – Página do clube no Facebook – André Luiz Pereira Nunes

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *