Foto Rara, de 1922-23: Grêmio Foot-Ball Santanense – Santana do Livramento (RS)

Grêmio Foot-Ball Santanense é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. Suas cores são vermelho e branco.  O clube foi fundado numa segunda-feira, dia 11 de junho de 1913, por um grupo de jovens santanenses que costumavam se reunir na Barbearia do Ladário.

Os documentos da fundação e dos primeiros anos do velho Colorado se perderam em um incêndio em 1919 na residência do então secretário do clube, Joaquim Sanz, que guardava toda a documentação relacionada ao clube. O Grêmio Santanense manda seus jogos no Estádio Honório Nunes, que recebe este nome em homenagem ao presidente da gestão de 1915. Quando esteve a frente do clube, Nunes superou inúmeras dificuldades para manter o clube em seus primeiros anos de existência.

O uniforme do clube possui as cores alvi-rubra e o nome Grêmio, fazendo referência às duas equipes mais importantes do estado. Graças a tradição do Grêmio Santanense, com forte identidade no estado, a camisa vermelha com as mangas brancas se tornou símbolo do clube no futebol gaúcho.

É a equipe mais vitoriosa de Santana do Livramento a nível estadual onde, entre seus triunfos, consta o título de Campeão Gaúcho de 37. Também foi vice-campeão gaúcho em 1939 e 1948 e vice-campeão da Divisão de Acesso em 1991 , além de campeão da Segunda Divisão em 1967 e vice em 2000.

Depois de algumas boas campanhas nos anos 90, sendo presença constante no Gauchão, o Grêmio Santanense caiu para a Divisão de Acesso em 1998 e para a Segunda Divisãono ano seguinte. Em 2000 o clube conseguiu o acesso e retornou para a Divisão de Acesso em 2001, permanecendo nela até o ano seguinte e licenciando-se do futebol profissional em 2003.

Em 11 de junho de 2012, dia em que completou 99 anos, a câmara de Santana do Livramento realizou uma cerimônia para abrir a contagem regressiva do centenário do clube colocando em discussão a volta do colorado santanense ao profissionalismo.

FONTES: Wikipédia – Filhos de Santana – Rosélio Basei – Douglas Marcelo Rambor

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *