Rafard Clube Atlético – Capivari (atual: Rafard)/SP: Duas edições no Estadual da 3ª Divisão

O Rafard Clube Atlético foi uma agremiação do Município de Rafard, que fica a 142 km da capital do estado de São Paulo. Com uma população de 9.004 habitantes (segundo o Censo do IBEGE de 2015), Rafard ganhou Status de município em 1965.

Já o “Elefante da Ituana” ou “RCA” foi Fundado na quarta-feira, do dia 08 de Dezembro de 1943, por meio da fusão de duas tradicionais equipes da cidade: o Elite Futebol Clube e o União Rafardense Futebol Clube.

Lembrando que o Rafard Clube Atlético nasceu a localidade ainda era um Distrito de Capivari. As suas cores:  verde, branco e preto. A sua Sede (ficava dentro da Usina Rafard) o Estádio Usina Rafard, ficavam localizados na Rua Engenho (próximo à Estação Ferroviária da antiga Estrada de Ferro Sorocabana), s/n, no Centro de Rafard.

O Estádio Usina Rafard possuía campo de futebol com muros, alambrados, refletores, marcador, vestiários, dependência para acomodar atletas, quadra de esportes e até mesmo um parquinho para as crianças. O grande rival era o Capivariano.

A 1ª competição de destaque, no qual o clube disputou foi o Campeonato Paulista do Interior, em 1946. Oito anos depois, a diretoria profissionalizou o departamento de futebol, em 1954 e até 1963, onde representou a cidade no Campeonato Paulista de Futebol.

Na esfera profissional, o Rafard C.A. participou cinco vezes das divisões de acesso do futebol de São Paulo. Esteve presente no Campeonato Paulista da Terceira Divisão: 1954 e 1959. No Campeonato Paulista da Quarta Divisão: 1960, 1961 e 1963.

 

FONTES: Wikipédia – Página no Facebook “Rfm Rafard” – O Semanário

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Rafard Clube Atlético – Capivari (atual: Rafard)/SP: Duas edições no Estadual da 3ª Divisão

  1. Valdiva Rosa Ramos

    Vi esse clube dando oportunidade ao futebol de base, tenho 14 anos, vim pra Porto feliz, há 3 meses e estou a procura de oportunidade no futebol. Gostaria de saber sobre peneira pra 2009??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *