Leme Futebol Clube Zona Sul – Rio de Janeiro (RJ): Duas edições no Estadual da 3ª Divisão

O Leme Futebol Clube Zona Sul foi uma agremiação efêmera da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O “Tubarão da Zona Sul” foi Fundado na terça-feira, do dia 03 de Fevereiro de 2009. A sua Sede administrativa ficava na Rua da Assembléia, nº 10 / Escritório 3.101, no Centro do Rio.

A agremiação se intitulava Esporte Clube Leme, se destinando às disputas de futebol de praia. Posteriormente o projeto foi destinado ao futebol de campo e envolveu esforços para a estréia, em 2009, no profissionalismo, ao perder a final por 4 a 3 para o Clube de Futebol Rio de Janeiro.

Formado como clube-empresa, o Leme já no seu primeiro ano de vida participou, na esfera profissional, do Campeonato da Terceira Divisão de 2009. E, de cara, ficou com o vice-campeonato da Terceirona de Juniores.

A agremiação das cores azul e branco costumava mandar os seus jogos no Estádio Jair Pereira da Silva, pertencente ao Bela Vista Futebol Clube. E, também, no Estádio Figueira de Melo (pertence ao São Cristóvão F.R.).

O clube era presidido pelo italiano, oriundo da cidade de Pavia, Omar Scafuro.  O dirigente ficou à frente do Leme entre 2009 a 2013. Depois presidiu o Beira-Mar, de Portugal (entre 2013 a 2015). Entre 2015 a 2016, assumiu a presidência do FC Clinceni, da Romênia.

2009: estreia na Terceirona

A competição contou com a participação de 25 equipes, divididos em cinco grupos de cinco clubes. O Leme Futebol Clube Zona Sul ficou no Grupo C, juntamente com o Duquecaxiense Futebol Clube, Barcelona Esporte Clube, Serrano Foot Ball Club, de Petrópolis e Centro Esportivo Arraial do Cabo.

O “Tubarão da Zona Sul” terminou na 1ª colocação com 21 pontos (oito a mais do que o 2º colocado: Barcelona com 13): foram oito jogos, com sete vitórias e uma derrota; marcando 18 gols, sofrendo cinco e um saldo pomposo de 13.

Na 2ª fase, ficou no Grupo I, com o Santa Cruz, Bela Vista e Heliópolis. Outra vez o Leme fez bonito e fechou na 2ª posição com 11 pontos (só atrás do Santa Cruz com 12 pontos): foram seis jogos, com três vitórias, dois empates e uma derrota; marcando sete gols, sofrendo três e um saldo de quatro.

Na terceira fase, que classificariam os dois primeiros para as semifinais, o Leme caiu no Grupo VI, com o Rio das Ostras, Sampaio Correa e União Central. No entanto, o Leme acabou eliminado ao ficar em 3º lugar com oito pontos, atrás do líder Rio das Ostras com 11 pontos e do vice-líder Sampaio Correa com 10.

 

Em 2010, a campanha foi aquém e o Leme Futebol Clube Zona Sul acabou terminando na 5ª colocação do seu grupo e ficando logo na primeira fase da competição. Após essa temporada o clube desapareceu, fechando as suas portas prematuramente.

                                                                                   

FONTES: Wikipédia – Arquivo pessoal

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *