Inédito, Raro e Polêmico: Sport Club Rio Branco – Campos dos Goytacazes (RJ): Fundado em 1917

 

Uma polêmica no ar, no esporte de Campos dos Goytacazes (RJ). Pesquisando os jornais de época, me deparei com uma matéria referente a Fundação no Domingo, do dia 1º de Abril de 1917, do Sport Club Rio Branco, nas cores rubro-negras. Estranhei, pelo fato de que há apenas dois registros de agremiações com esse nome: Clube Esportivo Rio Branco (Fundado em 05 de novembro de 1912) e o Clube de Regatas Rio Branco (Fundado em 24 de janeiro de 1919).

Diante dessas informações quebradas, entrei em contato com o Secretário da Liga Campista de Desportos (LCD), Leonardo Silva para saber se nos anos 10, existiu uma terceira equipe com o nome de Rio Branco. Após verificar, Leonardo Silva foi categórico: “Em nossos registros (LCD) só há o Clube Esportivo Rio Branco e o Clube de Regatas Rio Branco. Não há um outro homônimo, além desses dois citados“, revelou.

Apesar das lacunas, algumas pistas foram encontradas. Apesar da Fundação ter sido em 24 de janeiro de 1919, o Clube de Regatas Rio Branco nasceu com o nome de Sport Club Rio Branco, e as suas cores é o vermelho e preto. Mas a diferença das datas (que é de 21 meses e 23 dias) é o ponto que intriga.

Mas a hipótese de que Clube Esportivo Rio Branco tenha sofrido uma reorganização em 1917, não está totalmente descartada.

 

A reportagem é ampla, pois fala do dia, horário, local, a quantidade de pessoas presentes, membros da imprensa, e a descrição de como seriam os uniformes do Remo e do Futebol, além de como seriam a bandeira e o escudo. Então, colocarei na íntegra a matéria que saiu no jornal O Imparcial:

EM CAMPOS FUNDOU-SE O SPORT CLUB RIO BRANCO

 

Lemos no “Rio de Janeiro”, de Campos

 

Está  finalmente Fundado o Sport Club Rio Branco. anteontem, domingo (1º/04/1017), às 13h30min, no Palacete Mattos Pimenta, situado na Praça São Salvador, nº 31, no Centro de Campos. Estiveram presentes 43 moços de nossa melhor sociedade, tendo a frente o nosso companheiro de redação, o capitão Octavio Cesar e mais os Srs. Arminio Bastos da “A Notícia“, Antonio Ferreira, Gladstone Mello e Ayres Campos, deram início aos trabalhos para a Fundação do Sport Club Rio Branco, que se destina a proporcionar aos seus associados o sport do remo e de diversos sports terrestres.

O Sport Club Rio Branco adotará as cores vermelha e preta. O primeiro uniforme para o Remo será vermelho e preto em linhas verticais, tendo ao peito a cruz de malta branca. O segundo uniforme será igual ao primeiro sem a cruz de malta.

O uniforme de Football será vermelho e preto em xadrez. A sua Bandeira será assim disposta: um retângulo vermelho atravessado por uma faixa preta, obliqua, que terá no centro a cruz de malta branca como emblema.

Os fundadores do Sport Club Rio Branco estão promovendo meios de adquirir já, no Rio de Janeiro, uma canoa a dois remos para poderem participar do Campeonato de maio.

A diretoria provisória designou a quarta-feira (11/04/1917) próxima para assembléia geral da primeira diretoria do S.C. Rio Branco. O “Rio de Janeiro” fica sendo o órgão oficial do novel club.

Finalizando essas ligeiras linhas, damos parabéns  aos esforçados moços que se postaram a frente da ideia que saiu agora vencedora, criando uma sociedade sobre todos os pontos útil a nossa mocidade”.

FONTES: Liga Campista de Desportos (LCD) – O Imparcial

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Carências, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

6 pensou em “Inédito, Raro e Polêmico: Sport Club Rio Branco – Campos dos Goytacazes (RJ): Fundado em 1917

  1. Wilson Mauro Frizzera Cordeiro

    Caro Sérgio Mello.
    Pesquisando outro assunto no Almanack Laemment encontrei a citação do SPORT CLUB RIO BRANCO a listagem de presidente , vice, secretário, tesoureiro datado no ano de 1919/ Edição B00076(2). Espero que interesse.
    Um grande abraço
    Wilson

  2. Arnaldo Garcia

    Desde que me entendo do Rio Branco, o Esportivo, a fundação deste foi em 05 de novembro de 1912. Não havendo nenhuma situação semelhante a esse outro clube. Mas posso afirmar que conheci um coronel chamado Jarecil Mello, ligado ao esporte e filho de Gladstone Mello, nome que aparece na reportagem. Ele afirma(não sei esta vivo, morava por último em Niterói) que o pai dele fora co fundador do Rio Branco, o que
    foi agregado à história para evitar maiores celeumas.

  3. Sergio Mello Autor do post

    Ielo,

    Agradeço pelas palavras!

    De fato, há uma precariedade enorme, sobretudo no processo de continuidade das reportagens. Por exemplo, essa matéria sobre o clube não teve os desdobramentos. Ou seja, é como se tivesse colocado o primeiro capítulo de um determinado seriado de tevê e depois não mostraram mais nenhum capítulo.

    Sobre a sua indagação do “não registro” há algumas variáveis (por sinal, essa história está repleta de variáveis). Se observarmos com atenção a matéria, notaremos algumas pistas: os fundadores eram da alta sociedade, alugaram o Palacete Mattos Pimenta, um dos mais luxuosos de Campos, que contou com cerca de 50 convidados entre membros da alta sociedade e os jornalistas renomados!

    Dentro dessa estrutura, eles apresentaram os uniformes (de remo e do futebol), a bandeira e o emblema. E, informaram que comprariam uma canoa, a fim de no mês seguinte (maio) disputar o campeonato de remo.

    Só para adaptar os remadores a nova embarcação mais os treinos, precisariam de, no mínimo três semanas. Portanto, esse negócio deveria ser feito alguns dias após a fundação.

    Diante desse “esqueleto estrutural”, eles precisariam se filiar (ou se fosse o caso, de solicitar a mudança do nome) a Liga Campista de Desportos! É importante lembrarmos que naquela época todas as modalidades esportivas de Campos só poderiam se filiar a Liga Campista de Desportos, pois a mesma organizava todas as competições esportivas.

    Por isso, a importância da informação dada pela LCD, de que na década de 10, só constavam dois registros de equipes com o nome de Rio Branco.

    Sobre a possibilidade de ter erro na matéria é outra variável, porém acredito ser remota! Afinal, no evento os principais jornalistas de Campos estiveram presentes! Sem contar que eles receberam um release do evento (apesar de que naquela época não existia essa nomenclatura, mas a ideia, sim).
    Agora em relação aos clubes, as variáveis são gigantescas!! Rsrs

    É fato que no Brasil há uma certa negligência e, mesmo, um desinteresse no cuidado sobre a história dos clubes, por parte das diretorias (tanto as antigas quanto as atuais). E, diante desse quadro nos tornarmos sem força alguma para tentar algumas informações básicas!

    Por fim, como não moro em Campos, vou entrar em contato com um amigo e jornalista da Rede Record campista e oferecer essa história, a fim de que seja apurado, pois na reportagem há alguns nomes citados, que estiveram presentes no evento.

    Vamos aguardar e ver os próximos capítulos!

    Abraços!

  4. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Belo trabalho, considerando as imensas dificuldades de pesquisa as 1ª decadas do sec XX.

    Quando pesquisamos clubes e equipes de futebol, nem sempre conseguimos precisar o que se relatou nos jornais da época com os documentos oficiais, registrados em cartório. Muitos clubes, ou melhor, muitos “team” da época, organizavam seus times, denominava-os, mas não registravam em cartório. Ou, membros e jogadores divergiam entre si, e organizavam outros “team´s”, e depois uniam novamente, conforme a historia de cada um. Por muitas vezes encontramos noticias e jogos antes da data oficial de fundação dos clubes. E, temos que considerar também os erros de informação dos jornalistas, que por muitas vezes, publicavam nomes errados, devido as dificuldades tecnológicas da época. Assim, mesmo com a afirmação da atual diretoria do Clube de Regatas Rio Branco, há necessidade neste caso, de mais informações e documentos para uma afirmação mais contundente. como por exemplo, identificar as diretorias ou jogadores destes clubes na época, se for possível, ou verificar junto ao cartório de registro se existe o registro destes clubes. São os mesmos nomes, em anos bem próximos, e alguma relação devem ter entre sí.

    Repito, belo trabalho Sergio.

    Abs.

    Em tempo: Apenas um pequeno detalhe. Seria está a verdadeira “forma” da Cruz de Malta que o Estatuto descreve? Difícil saber e descobrir, se na época, era assim que eles desenhavam a Cruz de Malta., pois o CR Vasco da Gama, nesta época, usava o “desenho” da “Cruz de Cristo” em seus uniformes.

  5. Sergio Mello Autor do post

    Recebi uma mensagem via In Box do Clube de Regatas Rio Branco, na qual reiteraram que o clube foi Fundado em 24/01/1919, não havendo nenhuma possibilidade desse clube ter relação!

    Agora fico no aguardo do Clube Esportivo Rio Branco se pronunciar!

    Caso, o clube assegure que não existiu nenhuma reorganização em 1917, esse clube acima passará a ser um grande mistério, uma vez que na Liga Campista de Desportos não há registros de um terceiro Rio Branco na década de 10.

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *