O 4-2-4 foi na realidade o primeiro sistema tático do Rio de Janeiro para se jogar futebol. Como toda formação inicial, houve necessidade de se criar dois especialistas para a difícil função de ocupar um espaço tão grande.
Foi um ato de coragem ou talvez de rebeldia quando tocaram em algo sagrado… o M ofensivo do Sistema Tático MM, colocando quatro atacantes adiantados.
Foi assim que Zé Perácio se tornou o primeiro ponta-de-lança do futebol carioca, e eu o primeiro meia-armador. Os dois jogadores do meio-campo tinham que marcar bem e ter uma inteligência acima da média para fazer seus lançamentos rápidos e precisos, e seus passes corretos para não cometerem erros. Por exemplo: Se você fizesse um passe lateral no meio-campo e o mesmo fosse cortado, seu sistema defensivo ficaria totalmente vulnerável. Nós já insistimos nesse tipo de erro muitas vezes, até mesmo em campeonatos mundiais.
Uma das regras de suas funções: quando você não puder chegar junto para a disputa da bola com o jogador que lhe cabe marcar, recue para o seu próprio campo com o objetivo de reduzir o espaço entre você e os seus zagueiros, para não permitir que os mesmos saiam em campo aberto na marcação de atacantes geralmente mais rápidos do que eles.
Toda essa estratégia defensiva era comandada por um dos dois jogadores do meio-campo do setor de sua defesa que estava sendo atacada com um aviso: – não sei. Ao reduzir o espaço, era o momento dos dois juramentados saírem para o combate, procurando sempre induzir o atacante que vinha com a bola, para o setor do campo que lhe convinha. “SEM FALTA”.
Às vezes eu brincava com meus companheiros de equipe referindo-me ao sistema. Eu dizia:
– O 4-2-4 é jogado com quatro cafetões na frente, quatro cafetões atraís e duas prostitutas trabalhando para o sustento de todos.
Tudo isso era pura brincadeira, eu adorava jogar 4-2-4, ele nasceu comigo!
Eu assisto muito futebol pela TV, e vejo sempre o Gérson e o
Rivelino martelando na mesma tecla o jogo inteiro:
– Tem que valorizar a bola, tem que valorizar o passe!
Hoje se joga 4-4-2. Imaginem, o valor que se dava a bola
quando se jogava 4-2-4!
Fonte:Verdades e Mentiras do Futebol, Mestre Ziza