Foto Rara, de 1963: Ladário Atlético Clube – Ladário (MS)

Ladário Atlético Clube é uma agremiação da cidade de Ladário (MS). Fundado no domingo, do dia 14 de março de 1926, na antiga Rua do Portão (atual: Avenida 14 de março), pelo inspetor do Arsenal de Marinha, o capitão de mar-e-guerra Jerônimo Francisco Gonçalves. O clube possuiu um valioso patrimônio de conquistas e realizações, pois gozou de uma era de entusiasmos e dedicação dos antigos ladarenses.

Era instalado desde a sua fundação no prédio (hoje em demolição) situado na 14 de março nº 8, tendo sido transferido, recentemente, por ato de permuta com o 6° distrito naval, para o antigo Centro Recreativo da Marinha, situado a mesma rua, esquina com a travessa Riachuelo: na Avenida 14 de Março, nº 268, no Centro de Ladário. Atualmente o prédio funciona como pagode nos finais de semana.

Chegou a possuir um estádio muito bem construído, com arquibancadas em madeira partes cobertas, onde eram vividas grandes tardes esportivas. Apesar das poucas informações, sabe-se que a equipe disputou o Campeonato Matogrossense de 1924, organizado pela Liga Sportiva Matogrossense (LSM).

No Correio do Estado abordou que o Ladário e o Corumbaense decidiram o título, no domingo dia 20 de setembro de 1925. Contudo, não deu o resultado e apenas se limitou a dizer que o campeão seria definido pela Liga. A partir daí não foi encontrado mais nenhuma informação a respeito. Em 1926 o Ladário AC foi campeão pela LMSA.

Título Corumbaense de 1929

Em 1929, o Ladário decidiu o título do Campeonato Corumbaense diante do Riachuelo Football Club, precisando apenas do empate. E foi justamente o que aconteceu. Com o 1 a 1, o clube ladariense faturou o caneco. Contudo, a partida foi emocionante já que o Riachuelo vencia até o minutos finais, quando o árbitro W.Rabello marcou um pênalti a favor do Ladário, que por sua vez não desperdiçou.

Classificação final:

CLUBES

PONTUAÇÃO

Ladário

09

Riachuelo

08

Corumbaense

04

Commercio

03

 

Bicampeão Ciradino de Aspirantes

Essa equipe do Ladário sagrou-se bicampeã do Campeonato de Aspirantes, em 1962 e 1963, promovido pela Liga de Esportes de Corumbá (LEC), ao derrotar o time do Corumbaense Futebol Clube, no Estádio Arthur Marinho, pelo placar de 2 a 0.

Na imagem acima vemos:

EM PÉ (da esquerda para a direita): Pedro Capurro, Ipojucam, Vivaldo, Jorci, Aderbal e César. AGACHADOS (da esquerda para a direita): Valdomiro, Reinaldo (Lotação), Nilson, Rui e Ademir Galvão.

 FONTES: Correio do Estado – A Campanha – Correio de Corumbá – O jornal Tribuna – “Ladário/MS e Seu Patrimônio Cultural: Mais de 100 anos de História”, de Daiane Lima dos Santos, da Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD – Mauro Chaves (Historiador ladarense)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 13. Sergio Santos, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Foto Rara, de 1963: Ladário Atlético Clube – Ladário (MS)

  1. Antonio Mario Ielo

    Sergio e amigos,

    Corrigindo meu próprio comentário:

    Após conferencia, temos que o gentílico de Ladário é Ladarense, portanto o correto é Ladarense Sport Club, como já constava em minhas anotações.

    Abs.

  2. Sergio Mello Autor do post

    Amigos,
    Diante da precariedade de alguns estados,

    Do baixo número de pessoas que tem o interesse em pesquisar e ajudar na redescoberta
    de diversos clubes, escudos, dados e a história em si,

    podemos considerar que as informações extras do Ladário Atlético Clube superaram as expectativas.
    Esperamos que mais pessoas se unam a fim de trazerem mais informações desta e de outras
    agremiações.

    Abs.

  3. Antonio Mario Ielo

    Amigos,

    No intuito de complementação e verificação dos dados apresentados e as minhas anotações, temos:

    1. Existiu anteriormente ao Ladário Athletico Club, fundado em 14 março de 1926, o Ladariense Sport Club, que estava inscrito na Liga Matto-grossense de Sportes Athleticos em 1923.

    2. Seria então o Ladariense Sport Club que participou dos campeonatos da LMSA em 1924 e 1925 (vice campeão). O campeão de 1925 foi o Corumbaense Foot-Ball Club.

    3. Duvida de quem participou do campeonato de 1926 e foi campeão. Foi o Ladariense SC ou o Ladário Athletico Club?

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *