Clube Atlético Pastoril – Governador Valadares (MG): Existiu entre 1950 a 1972

O Clube Atlético Pastoril foi uma agremiação da cidade de Governador Valadares (MG). No sábado, do dia 12 de Outubro de 1946, a Companhia Agropastoril Rio Doce iniciou suas atividades, e constituiu-se como uma das mais modernas fábricas de compensado do Estado de Minas Gerais.

Sete anos depois, o interesse dos valadarenses pelo futebol, somado ao rebuliço que tomou conta em todo o país pela Copa do Mundo, atraiu a atenção dos dirigentes da Companhia Agropastoril Rio Doce, de tal forma que resultou na Fundação do CAP (Clube Atlético Pastoril), em 1950.

As suas cores eram o verde e branco. O mascote do Pastoril era um ‘Leão’ e o time era conhecido como “O Leão da Baixada“, pois o seu Estádio Campo da Cia. Agro Pastoril se localizava no Bairro São Pedro, também chamado de “baixada“.

Nasce o Pastoril com ‘pinta de gente grande’

A estrutura assemelhava-se à de time profissional, já que contava com atletas de reconhecida habilidade técnica, e recebendo alguns benefícios econômicos. Construído na década de 1940, o campo localizava-se nas proximidades da serraria e possuía uma estrutura que o capacitava para receber alguns dos considerados “grandes clubes nacionais”.

Dentre eles, podemos mencionar o São Paulo Futebol Clube, Bahia, Clube de Regatas Flamengo, Clube de Regatas Vasco da Gama, Clube Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube. Enfrentou até a Seleção do Paraguai.

O maior nome de sua história foi, sem dúvida, o jornalista Sebastião Pereira Nunes, mais conhecido como Carioca. Como jogador, ele participou de um grande momento clube na década de 50, mas precisamente no Domingo, do dia 04 de Novembro de 1956, quando empatou em 2 a 2 contra o então imbatível Botafogo, de Garrincha, Nilton Santos, Didi e Bauer, no Campo da Cobraice, próximo à Açucareira.

Jogos eram divulgados por meio de panfletos

O Clube Atlético Pastoril mobilizava um significativo número de pessoas para assistirem às partidas. De acordo com Chaves da Silva, quando o CAP ia disputar uma partida com algum clube de reconhecimento nacional, como, por exemplo, o Clube Atlético Mineiro ou o Cruzeiro Esporte Clube, a Companhia divulgava o jogo distribuindo panfletos pelos locais em que fazia entrega de compensado.

Desta forma, vinham pessoas de outras regiões, mas principalmente da cidade. O fato é que o CAP atraiu a atenção das pessoas não somente pela fama de seus adversários, mas também pelo seu bom desempenho em campeonatos regionais. Dentre os títulos conquistados, podemos citar o de campeão amador nos anos de 1955 e 1956.

Democrata x Pastoril: O “Clássico dos Clássicos”

Em Governador Valadares, o futebol praticado pelo CAP dentro da vila operária, e a rivalidade deste clube com o Esporte Clube Democrata, concorreram para uma maior influência e presença dessa atividade esportiva no cotidiano da cidade.

Nos jogos em que esses dois clubes se enfrentavam, a expectativa era de que seria um grande jogo, com a torcida comparecendo em massa. Eram considerados “clássicos”. De acordo com o radialista Luiz Alberto Coelho Teixeira:

As cores do Pastoril era verde e branca e o símbolo era o leão, e o Democrata era a pantera. (…) Então era assim, em um ano o Democrata era campeão e no outro ano era o Pastoril. Existia muita rivalidade. (…) A história que eu sei é que o Pastoril era muito querido. E até hoje [ em 2008] existem ex-pastorilenses que choram quando lembram do CAP. Seria muito bom para o Democrata se o Pastoril fosse reativado, (…) é bom ter rivalidade“.

Sobre essa rivalidade entre Democrata e Pastoril, o músico e autor do Hino do Democrata Rosenberg Petersen afirma que: “O Pastoril é um time que até hoje tem uma enorme torcida aqui em Governador Valadares, e pra cidade seria melhor fazer voltar o Pastoril. Isto porque toda cidade tem que ter no mínimo um time para fazer rivalidade, da mesma forma que tem o Atlético e Cruzeiro, e também o Internacional e Grêmio (…) Se Governador Valadares conseguisse que o Pastoril voltasse, isso aqui seria ‘um trem de doido’. Seria melhor e a torcida iria dobrar em campo, principalmente na época de um clássico. Nos jogos Pastoril X Democrata era um clássico como Cruzeiro X Atlético. Seria muito bom pra cidade“.

1969: Primeira e última participação no Mineiro da 2ª Divisão

Tentando seguir os passos do rival, o Democrata, participou do Campeonato Mineiro da Primeira Divisão (na prática equivalia a Segunda Divisão) em 1969. Isto porque, a Federação Mineira de Futebol (FMF) criar uma divisão intermediária entre a Divisão Extra e a PDP, dado o inchaço de clubes nesta última divisão – a edição de 1968 atingiu o recorde de 51 clubes, e aumentar as garantias financeiras e de infra-estrutura para participação nessa divisão.

Década de 70: Falência da fábrica decretou o fim da linha do Pastoril

A Cobraice (Cia Brasileira de Industria e Comércio), era empresa proprietária da Cia Agro Pastoril e mantenedora do Clube Atlético Pastoril. Na década de 60, a empresa mudou as operações para o estado do Espírito Santo, em Braço do Rio, distrito de Conceição da Barra, onde fundou outro clube de futebol, o Clube Atlético Cobraice.

Consequentemente, o Clube Atlético Pastoril encerrou suas atividades, e ainda neste início do século XXI, é mais lembrado do que a própria empresa à qual pertencia, deixando saudades.

FONTES: Rsssf Brasil – Página no Facebook “Fotos antigas e atuais de Governador Valadares MG” – Livro “Território, Sociedade e Modernização – Abordagens e interdisciplinares”, de Haruf Salmen Espindola  e Jean Luiz Neves Abreu  

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 15. Vítor Dias, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Minas Gerais em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

18 pensou em “Clube Atlético Pastoril – Governador Valadares (MG): Existiu entre 1950 a 1972

  1. FERNANDO SÁ MOTTA

    Gostaria que corrigissem uma coisa.
    A Cobraice (Cia Brasileira de Industria e Comércio) era a empresa proprietária da Cia Agro Pastoril e mantenedora do Clube Atlético Pastoril.
    Na década de 60, a empresa mudou as operações para o estado do Espírito Santo, em Braço do Rio, distrito de Conceição da Barra, onde fundou outro clube de futebol, o Clube Atlético Cobraice.

  2. Sérgio Mello Autor do post

    Obrigado Alane! Fico feliz dm poder resgatar um pedacinho da história e trazer essas boas lembranças!
    Forte abraço!

  3. Alane Freitas

    Bela matéria, parabéns! Sou filho do Natan, jogou no Pastoril, no antigo campo da Vale (terminal) também. Muitas saudades.

  4. ildefonso froes de santana

    Boa tarde, nasci em Governador Valadares. Sou de 1952. Fui vizinho do Maizena e do Anésio.
    Grande lembranças.
    Meu Pastoril querido.
    Abraços.

  5. Lidia Angélica

    Sou Lidia Angélica, filho de Jaime dos Santos o popular “pinduca”. Tenho muita honra em ser filha, de uma pessoa como meu pai, com seu profissionalismo ímpar que atuou muito nos gramados do Pastoril!

  6. Lidia Angéluca

    Sou Lidia Angélica, filho de Jaime dos Santos o popular “pinduca”. Tenho muita honra em ser filha, de uma pessoa como meu pai, com seu profissionalismo ímpar que atuou muito nos gramados do Pastoril!

  7. Renato Juarez Leite

    Parabéns, amigo Burraldo, por esta recordação que nos trás tanta saudades. São tempos idos que estarão sempre em nossas memórias. Que Deus continue a iluminar sua caminhada com muita luz, paz e saúde. Vc é um amigo precioso para todos que têm o prazer de sua amizade. Grande abraço.

  8. Roberto Sales Borges

    Esqueci de falar no meu comentário que sou nascido ali no Bairro Pastoril em 1948, meu pai era funcionário da CVRD e era emprestado para estas grandes serrarias ao longo da linha.

  9. Roberto Sales Borges

    Eu sou o Roberto Burraldo também fiz parte desta gloriosa agremiação no time juvenil treinado pelo famoso Jessus(Pelé), meu irmão Valter Santos(Valtinho) jogou no timaço do CAP. Nosso time juvenil era formado por Juvenal, Burraldo, Anesio, França, Ildeu; Renatinho Leite, Eber,Nempão; Toninho Capeta,Burute, Robertinho Hastenreiter. Reservas: Gelsinho,Dalmir,Maisena, Raimundinho,Gabriel, Jessus,William, Lumumba, Galã, Pinha, Tarcísio, Raif Curiango.

  10. Sérgio Mello Autor do post

    Parabéns Farley!
    O teu pai, Anésio, foi um grande jogador! Um craque!

    Forte abraço!

  11. Farley

    Sou filho do Anésio jogou no Pastoril contava as histórias do Pastoril fiquei muito feliz por está lendo essa matéria.

  12. Paulo Sérgio neto do Sr. Hormindo , do Armazem S. Antonio.

    Sou de Governador Valadares atualmente vivo em Guriri E.S, fui criado na rua israel Pinheiros numero 350 ou 380 na década de 60 a 69, época da Maria fumaça, Estudei no Grupo E. Euzébio Cabral
    Morei perto da casa do zagueiro Anésio que conheci muito, e o Lateral Adalberto.

  13. Sérgio Mello Autor do post

    O importante é conhecer um pouco da história do Pastoril!
    Uma história bonita e marcante!
    Abs.

  14. Claudionor Ribeiro da Silva

    Sou de Governador Valadares e na época que eu morava lá, sabia que existiu um time com nome de Pastoril, ouvia histórias bacana e tinha muita vontade de ver o time jogar, sem conhecer o time, eu pensava em torcer para o Pastoril

  15. silvio basilio santana

    Fui juvenil do Pastoril em 1958-1959, já estava treinando com estas feras aí do time principal quando me mudei aqui para Brasília-DF. Deixei muitos amigos aí em Valadares. Muitos já faleceram, mas vejo as fotos e relembro o nome de todos. (do Djalma/Jota ao Carioca}

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *