O Sport Club Albano foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Grêmio Albanista foi Fundado no Domingo, do dia 11 de Agosto de 1929, pelos seguintes desportistas: Drs. Álvaro Dias, José Fonseca Marques, Galdino José da Silva, Álvaro Silva, Antonio Aguiar, Aristides Aguiar, Oswaldo Souza Neves, Aristides de Paula Ribeiro, Manoel de Almeida e José Godoy. As suas cores eram o verde e branco.
A sua 1ª Sede ficava exatamente, na Rua Albano (nome do clube foi uma homenagem a esta rua), em Jacarepaguá (Atual Praça Seca). Depois o 1º Presidente Galdino José da Silva conseguiu a mudança para a Rua Barão, nº 200, na Praça Sêcca, onde ficava a Sede e a Praça de Esportes, em 1930. No local, um estupendo gramado, quadras de Voleibol e Basquetebol, mesas de ping-pong (Tênis de Mesa), Damas, Gamão, etc.
No mesmo ano, o clube adquiriu um casarão, na Rua Candido Benício, nº 500 (sobrado), na Praça Seca, com vastos salões, onde ficou a Sede. Assim, a Rua Barão ficou como a Praça de Desportes. Na Sede eram realizados diversos bailes, festas de grande destaque na região de Jacarepaguá.
O Sport Club Albano participou de diversas competições relevantes, como o Campeonato Carioca de 1932 e 1933, organizado pela LMDT (Liga Metropolitana de Desportos Terrestres) da Liga Brasileira de Desportos (LBD).
Time base de 1932: Jagunço; Caneta e Toledo; Agostinho (Jorge Pereira), Gunça (Catraia) e Tesomos (Norival); Rubens (Nelsinho), Antenor (Hilário), Zezé (Arnaldo), Zezinho (Betto) e Pedrinho.
FONTES: Jornal dos Sports – A Esquerda – A Batalha – Revista Suburbana