O primeiro clube brasileiro e para brasileiros fundado afim de se dedicar ao futebol “associatiation” foi a Associação Atletica Mackenzie College de São Paulo. Naturalmente, seus alunos já tinham conhecimento do jogo que os ingleses estavam praticando no São Paulo Athletic. Possivelmente, alguns deles como convidados ou curiosos, tinham visto, ou participado de treinos ou jogos improvizados na Chocara Dulley em 1895 e 96, daí o seu gosto e a sua iniciativa de praticar o futebol no recreio do colegio.
Os antecedentes da fundação da A. A. M. C. foram estes:
Em 1896, regressava dos Estados Unidos o sr. Augusto Shaw, professor do Mackenzie College, que passou a desenvolver grande propaganda da Bola ao Cesto e do futebol “Rugby”.
Muito se interessaram por esses divertimentos os alunos José Sampaio, Mario Eppiugaux, Carlos da Silveira. Alicio de Carvalho, Belfort Duarte, Roberto Shalders e outros, que então fundaram a Associação Atletica do Mackenzie College.
Alguns alunos, por não se terem adaptado perfeitamente ao “Rugby” e achando a Bola ao Cesto menos interessante do que o jogo que já algumas vezes haviam assistido entre os ingleses, resolveram dedicar-se ao futebol associação que inicialmente se praticou em varios quadros do Colegio.
A data orla da fundação do Mackenzie, como clube de futebol ficou sendo a de 18 de agosto de 1898 e foram seus fundadores: Augusto Shaw, José Sampaio, Mar io Gppingaux, Carlos da Silveira, Alicio de Carvalho, Belfort Duarte, Roberto Shalders.
O futebol substituiu o basquetebol. Formara-se o “tearn”. Escolhera-se o uniforme uma camisa vermelha e gravata branca, e calção desta cor. A flamula losango branco sobre vermelho, tendo naquele, as iniciais A. A. M. C.
Alem dos fundadores, o Mackenzie propagou o futebol naquela época por intermédio de mais os seguintes alunos: Reinaldo Ribeiro, Alexandre Ora cchia, J. Ferraz. A. Rodrigues Alves, Oscar Weinckenck, Mac Knight, A. Winter. A esses alunos se juntaram em 1897 E. Ramalho Rodrigues, Jesse David, René e Henrique Vanorden, Daniel Stuart Chamberlain, Horacio Nogueira, O. Pyles, H. Ceropello, Manoel Ericksen e Oscar Loefren.
O campo foi marcado no terreno do recreio do colégio, entre duas linhas paralelas marcadas a cal, equidistantes cerca de 50 metros.
Foi assim que surgiu a A. A. M. C., o primeiro grémio de futebol de brasileiros e para brasileiros.
Fonte:A Historia do Futebol no Brasil,Tomas Mazzoni