O tempo passa…o tempo voa.., mas???????

O profissionalismo

O profissionalismo veio estabelecer um triste desequilíbrio em nossos meios futebolísticos.
Indivíduos de educação nula, de moral duvidosa, que se adestraram pelas varzeas no manejo da pelota, tornaram-se desejaveis. Muitos deles, descobertos por emissarios solertes, foram disputados a peso de ouro.
E esses elementos, cientes de representarem um capital-dinheiro que vale mais do que o capital-aptidão; sabem que dificilmente podem ser postos á margem. Daí, as continuas indisciplinas em campo. E essas indisciplinas, sempre graves, sempre depreciadoras, quase nunca podem ser severamente punidas pela entidade superior.
Porque os clubes interessados, visando a defesa do capital-dinheiro, queimam até os ultimos cartuchos na defesa do seu… amador ! E rebentam os casos, os famosos casos que, de tempos a tempos, têm convulsionado nossos meios esportivos.
Para logo surgem desgostos.
Aqueles que, fazendo esporte pelo esporte, se interessam por essas questões, pouco a pouco, aborrecidos, delas se desinteressam. Deixam os seus altos postos. Aposentam-se. E as vagas vão abrindo-se para os politiqueiros sem escrupulos, que tudo pervertem e desmoralizam. E a isto se acrescente que tais profissionaes, sempre insaciaveis, querem ganhar mundos e fundos. Assim, os cargos de directores de clubes são verdadeiros postos de sacrifício… monetario.
Deles fogem, pois, aqueles que se não amoldam as situacões amoraes e que não estão dispostos a concorrer para o sustento facil de … malandros.
O tema é ingrato e quase repelente; não obstante ficam aí essas linhas a salientar essa anomalia, que é uma das causas fundamentaes da decadência moral de nossos esportes.

A politicagem no esporte

A politicagem, no esporte, sempre existiu, sem duvida, mas em termos. Poucos eram, antanho,os indivíduos que, na Paulicéa, com as suas manobras na sombra, entravavam impatrioticamente o belo surto de nosso futebol. Dai haver o jogo bretào, entre nós, assumido requintes excepcionaes, tendo, na historia do esporte sul-americano, marcado uma phase de ouro, sem precedentes e sem rival.
Quer em technica, quer em organização,quer em harmonia, impunha-se como modelo. Pouco a pouco, porém, começou a delinear-se a decadencia… E isso com o retrahimento da maiór parte dos verdadeiros esportistas, os quaes se desgostaram com os avanços do profissionalismo, e tacanho senso social, e o reduzido grau (te adeantamento espiritual destes individuos que começaram a aparecer e a dar as cartas no alto scenario elo esporte paulista. Esses individuos, nas assembléas, nas commissões, e na propria directoria dos clubes e da maxima entidade, apenas procuram defender interesses subalternos e privados, deixando aos azares da sorte os altos interesses da colletividade.
Dahi o estado de cousas actuaes.
Só ha desanimos.
Os bens intencionados não estão para soffrer pecuinhas e imposições e a ver a cada passo pretenções descabidas e mesmo irritantes, de pessoas e até de clubes que deviam ser os primeiros a zelar pelo bom nome de nosso esporte. E assim, demos um passo a mais na tarefa de definitivamente arruinar o futebol paulista…

Amigos o texto acima não peguei hoje cedo na internet..rs, até pelo português, mas sim foi escrito por Leopoldo Santana no livro Supremacia e Decadência do Futebol Paulista, texto esse DE 1935, talvez com menos cuidado que temos hoje em dia de não manifestar qualquer tipo de discriminação, coisa que naquela data, 1935, pelo texto não parecia ser uma preocupação do autor.Mas fiquei admirado de ver como poucas coisas mudaram em tantas décadas.

Um comentário em “O tempo passa…o tempo voa.., mas???????

  1. Natanael Duarte Neto

    Não mudou nada! Este texto poderia ter sido escrito hoje. As mazelas no futebol continuam. Talvez, aconteçam hoje com mais requinte. Os políticos usarem o futebol é a coisa mais comum que existe no Maranhão e em outros Estados da Federação. O que vem acontecendo na Federação Maranhense de Futebol, no TJD/MA e com as denúncias de corrupção na arbitragem do Maranhão é uma vergonha e só faz com que as pessoas de bem se afaste e o futebol maranhense não consiga sair do fundo do buraco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *