Domingos da Guia, por Mestre Ziza!!

[img:domingos.jpg,full,centralizado]

Domingos Antônio da Guia nasceu em Bangu no Rio de Ja neiro, em 19/12/1912 e, dos campos de bairro foi direto ao Bangu Atlético Clube, onde atuaram seus quatro irmãos, Luiz Antônio, Ladislau, o famoso “Tijolo Quente” e o Médio.
Todos foram excelentes jogadores. Em 1930, surgiu Da Guia com um novo estilo de jogo para melhorar a categoria dos zagueiros do Brasil e do mundo. Frio, clássico, inteligente, sutil e manso. Ainda no Bangu fez sua estréia na Seleção Brasileira com grande sucesso. O Vasco da Gama teve sua preferência e levou Da Guia. Em 1932, voltou a integrar a Seleção Brasileira na Copa Rio Branco, em Montevidéu. Brasil ganhou por 2×1.

Da Guia não resistiu a proposta do país. Em 1933 com a camisa bi-campeã do Nacional ganhou o apelido de “Divino Mestre”.Em 1934,voltou ao Vasco da Gama para se tornar campeão.
Em 1935, Da Guia viajou para a Argentina para se tornar campeão pelo Boca Júnior e ganhou o apelido de “Estátua Noturna”.
Em 1937, Da Guia regressou ao Brasil e foi contratado pelo Flamengo. Em 1938, Da Guia formou naquela Seleção Maravilhosa no Mundial da França.
Da Guia foi campeão no Flamengo em 1939, 1942 e 1943.

Um dia eu cheguei com Ademir na casa do Obdúlio Varela e lhe dei um recado do Divino:
– Obdúlio, Da Guia mandou um abraço pra você!
– Da Guia… Da Guia… Maestro, o mundo jamais verá outro Domingos da Guia!
– Amigo Obdúlio, eu assino embaixo!

Fonte:Mestre Ziza,Verdade e Mentiras do Futebol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *